terça-feira, 31 de maio de 2022

Morre Benno Pedro Brisch, que atuou no La Salle de São Carlos

 

Morreu na madrugada de segunda-feira (30), em Porto Alegre (RS), o irmão Benno Pedro Brisch, aos 91 anos. Ele atuou como orientador de alunos no Colégio La Salle, em São Carlos, onde também era muito querido.

Nascido em Montenegro (RS), ele se graduou em Letras Neolatinas - Português e Latim - em Guaxupé (MG) e em Pedagogia em Jaboticabal, exercendo o magistério em vários colégios do La Salle.

Segundo a rede lassalista, uma das experiências mais marcantes da vida do Irmão Benno foi sua função como orientador de alunos nos internaros de Machado (MG) e São Carlos. Na capital do clima, o grupo de Benno conseguiu ir até a região dos indígenas Kalapalos, no interior do Mato Grosso (MT).

"Ao longo de mais de 70 anos de vida religiosa, teve grande apreço pela sua vocação de Irmão Lassalista. Tanto no tempo de formação quanto na vida profissional, sempre cumpriu suas obrigações religiosas e de educador com muita convicção e responsabilidade", escreveu a rede em nota de pesar.

Dia Mundial de Combate ao Fumo alerta para consequências e dependência

 

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Combate ao Fumo ocorre em 31 de maio e tem como objetivo reforçar ações de conscientização da população e de seus governantes quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais gerados pelo uso do tabaco.

Segundo o pneumologista Dr. Flávio Arbex, o tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina e oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle contra inúmeras doenças resultantes desse vicio.

"A qualidade de vida melhora muito ao parar com os cigarros, de qualquer tipo, algo evidenciado principalmente pela recuperação da capacidade pulmonar", disse.

Segundo a OMS, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo 7 milhões de mortes o resultado do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão são correspondentes aos chamados fumantes passivos. "Uma situação que torna o tabagismo a maior causa de morte evitável do mundo", diz o pneumologista.

Outras consequências do fumo apontadas por Arbex são a redução da fertilidade; aumento de estresse e ansiedade; problemas cardiovasculares, como a hipertensão; doenças do trato respiratório, com destaque para bronquite, enfisema pulmonar, asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); aneurismas cerebrais; úlceras gástricas; e maior risco de contrair catarata, osteoporose e trombose.

"Lembrando que além de todos esses problemas, o tabagismo ainda pode influenciar no surgimento de diversos tipos de câncer, com o de pulmão sendo o principal deles, tendo o cigarro como causador de 90% dos casos. Mulheres devem ter uma atenção redobrada, pois as neoplasias presentes no colo de útero e ovário constantemente são associadas ao uso regular de cigarro e álcool", alerta o especialista. 

Tratamento
Embora a forma de tratamento mais simplista seja parar de fumar, o tabagismo trata-se de um vício em que a superação envolve diversos âmbitos muito mais complexos. Assim, muitas vezes é preciso que o paciente busque um acompanhamento médico, psicológico e social.

Enquanto o psicólogo estará presente durante e depois do processo, auxiliando no entendimento das raízes do vício, na identificação dos problemas e no suporte emocional para que as mudanças ocorram, o médico será responsável por administrar os remédios necessários a cada paciente, geralmente oferecendo soluções que auxiliem na diminuição de sintomas de ansiedade, comuns durante o processo de parar de fumar.

"Alguns casos também podem fazer uso dos tão conhecidos adesivos e gomas de nicotina, dispositivos usados para controlar as fissuras e necessidades do tabaco, mas sem ceder a nenhum tipo de cigarro", explica Arbex.

O fator social do problema muitas vezes é o mais difícil, com o fumante precisando da ajuda de amigos e familiares e evitando ao máximo os lugares em que outras pessoas fumam ou que possam remeter ao consumo do tabaco, como bares e baladas.

"Vale ainda destacar que quaisquer medicamentos utilizados na luta contra o tabagismo devem ser temporários e funcionar apenas como um auxílio durante o tratamento. A junção de todos os aspectos no combate ao cigarro é sempre a forma mais eficaz de abandonar o vício", completou o médico.

São Carlos tem 53,3 mil faltosos da 3ª dose contra Covid-19f

 

São Carlos ainda tem uma baixa adesão da terceira dose - ou dose de reforço - da vacina contra a Covid-19. A partir desta terça-feira (31), a cidade segue o Estado e começa a aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos que tenham completado quatro meses da última dose. 

Segundo o relatório Vacivida, são 43.045 pessoas classificadas como "população geral" que ainda não tomaram a dose de reforço. O número de idosos também nesta situação está em 5.268, enquanto pessoas com comorbidades são 2.732. 

Com relação à faixa etária, a que tem mais faltosos é a de jovens de 20 a 29 anos (15.093), seguida de pessoas de 30 a 39 anos (12.899) e pessoas de 40 a 49 anos (6.704). 

A cidade também tem 11.253 com o esquema vacinal incompleto, ou seja, pessoas que não voltaram nas unidades de saúde para tomar a segunda dose da vacina. 

Neste grupo, a predominância é de adolescentes menores de 18 anos (5.746), seguido por jovens de 20 a 29 anos (1.827) e pessoas de 30 a 39 anos (1.308). A grande maioria foi imunizada na primeira dose com o imunizante Coronavac. 

Novo grupo
A partir de hoje, os adolescentes que tomaram a segunda dose em um intervalo mínimo de quatro meses podem tomar a terceira dose do imunizante. Estão sendo aplicadas Pfizer e Coronavac, conforme disponibilidade das unidades de saúde e diretriz do Ministério da Saúde. 

As doses estão sendo aplicadas em qualquer unidade de saúde, das 9h às 14h. Não é necessário agendamento para nenhuma aplicação, incluindo primeiras, segundas e quartas doses. 

Vacinômetro
A cidade contabiliza 634.452 doses aplicadas, sendo que 94,81% da população tomou a primeira dose, 87,64% tomou a segunda dose e 66,85% tomou a dose adicional. 

Entre as crianças de 5 a 11 anos, foram 30.990 doses aplicadas até o momento, com 83,83% imunizado com a primeira dose e 59,90% com o esquema vacinal completo.


quinta-feira, 26 de maio de 2022

Paróquia São José terá festa junina com nove dias de duração

 

A Paróquia São José, em São Carlos, realiza em junho uma festa junina com nove dias de duração e recheada de comidas típicas, atrações culturais e show de prêmios. O evento começa no próximo final de semana.

A festa vai acontecer em quase todos os finais de semana - sexta, sábado e domingo - do mês junino, começando no dia 3 de junho e terminando no dia 19, e tem atrações musicais todos os dias.

Confira a programação:
Dia 3 - Denis & Ronny/Charles e Adriano
Dia 4 - Mivan e Belo Rio/Banda Os ½ Boca
Dia 5 - Atos Henrique/Pedro Henrique e Cristiano

Dia 10 - Hugo Rossi e Valentim/Banda Creuzebecks

Dia 11 - Leticia e Gabi/Banda Geriatras

Dia 12 - Alex Moraes e Cesar Santu

Dia 17 - Banda Goback/Dígito 3

Dia 18 - Jorge e Picharillo/Banda Streits

Dia 19 - Condessa Felix/Doce Veneno

Doações
A igreja também está arrecadando doações de itens alimentícios para a realização a festa. Entre eles estão: leite, farinha, fubá, óleo, ovos, açúcar, leite condensado, creme de leite, carne moída, presunto, muçarela, calabresa e prendas em geral.

A igreja fica na Rua Silvério Ignarra Sobrinho, s/n, na Vila Monteiro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3368-6044 ou pelas redes sociais. 


São Carlos tem aumento de 52% em notificações por síndrome gripal

 

Antes mesmo que o mês de maio chegue ao fim, São Carlos já supera o número de notificações de síndrome gripal registrados em abril e tem um aumento de 52,2%, além de hoje ter o maior número de pessoas isoladas por sintomas gripais dos últimos três meses.

Segundo a prefeitura, a cidade contabiliza 125.008 notificações desde o início da pandemia, e neste momento tem 1.438 pessoas em isolamento domiciliar. Nos últimos cinco meses, apenas em fevereiro o município teve isolamento semelhante e/ou mais alto. (Veja os dados mensais consolidados abaixo)

Os dados refletem no aumento de demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que chegam a registrar uma média de 300 pessoas sendo atendidas por dia, com uma espera que chega a ser de 12 horas por atendimento.

"Está muito demorado, tem muita gente nos corredores e gente esperando para entrar. Ninguém informa nada, não sei quantos médicos estão atendendo, o pessoal está reclamando bastante de falta de informação", comentou o morador Luiz Henrique

Sintomas gripais e seus cuidados
De acordo com o pneumologista Flávio Arbex, é comum que nesta época do ano aumentem os sintomas de algumas doenças que são facilmente confundidas com sintomas gripais, que são conhecidos principalmente por dores no corpo, tosse e dores de garganta, sintomas típicos de Covid-19 e Influenza.

"É muito comum aumentar isso porque há um aumento da circulação viral, as pessoas ficam mais aglomeradas, ficam mais próximas, e concomitantemente a isso, houve uma redução dos cuidados com a Covid e a gente está vendo um aumento dos casos também", explicou.

O médico ainda ressalta que as pessoas confundem a piora de doenças como a rinite e a sinusite ou até o próprio resfriado por um vírus não Influenza, como o Rinovírus e Adenovírus, com sintomas gripais, o que merece atenção e cuidado dobrado.

"A orientação para esse tratamento desses quadros é se manter muito bem hidratado, lavar bastante o nariz com soro fisiológico, bacias com água no quarto, ajuda a umidificar e melhorar a via aérea que está ressecada, e sempre ter atenção para quando acontece uma piora do quadro, febre alta, dor no corpo, a tosse, isso chama atenção para uma possível complicação no quadro que pode ser de uma pneumonia, gripe ou Covid", explicou.

Outro quadro que merece alerta, segundo o pneumologista, é o de pessoas que sofrem com doenças crônicas e podem sofrer com descompensação dessas doenças, ou por baixa adesão medicamentosa, ou por falta de vacinação. Crianças e idosos também merecem mais atenção.

"Crianças e idosos sempre são mais suscetíveis a esses quadros porque criança, além de ter uma via aérea menor, tem um sistema imune menos desenvolvido, e o idoso sofre de imunossenescência, que é a perda da capacidade de defesa que vem com a idade, então não só nesses grupos, mas principalmente nesse é importante a vacinação contra Covid e gripe, essas pessoas precisam se vacinar para se proteger contra essas doenças virais e contra pneumonia", concluiu.

Pessoas em situação de rua recebem vacina contra gripe em São Carlos

 A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, com apoio da Secretaria de Saúde, aproveitou a "Operação Frente Fria" para vacinar contra a gripe as pessoas em situação de rua.

Desde a entrada da frente fria na cidade, a pasta intensificou as rondas realizadas em várias regiões da cidade para convidar os moradores em situação de rua a pernoitar na Casa de Passagem (antigo Albergue Noturno) ou na Igreja São João Batista. 

"Aproveitamos as rondas e também oferecemos a vacina para as pessoas em situação de rua acolhidas durante a Operação Frente Fria. O Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, através da equipe do Consultório na Rua operacionalizou a vacinação e o Departamento de Vigilância em Saúde participou da ação, disponibilizando os imunizantes e materiais necessários para aplicação", explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano. 

Desde o início da operação Frente Fria já foram aplicadas 123 doses da vacina da Influenza (gripe), sendo 57 doses no albergue da Igreja São João Batista, 15 doses na Casa de Passagem, 45 doses na Casa de Nazaré e 21 doses nas ruas. 

Desde a previsão da entrada de uma frente fria na cidade, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social também realizou a distribuição de 630 cobertores, já que durante as rondas as pessoas são abordadas, informadas sobre as vagas na Casa de Acolhimento e na Igreja São João Batista, locais onde podem fazer a higiene pessoal, dormir e se alimentar, porém para aquelas que não aceitam ir para o acolhimento, recebem cobertores. Também são ofertados os serviços oferecidos pelo Centro POP. 

A Casa de Passagem (Albergue) fica na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina. O telefone é o 3361-1267. A Igreja São João Batista fica na rua Antônio Carlos Ferraz Sales, 1.315, no Santa Felícia e o Centro POP está localizado na rua São Joaquim, 818, no centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. O telefone é o 3307- 4795.


domingo, 22 de maio de 2022

Nova Secretária Municipal de Saúde

O prefeito Airton Garcia assinou nesta sexta-feira (20/05), a nomeação da nova Secretária Municipal de Saúde. A cirurgião dentista Denise Mello Martins, servidora de carreira há 32 anos, assume a pasta. A profissional atualmente era chefe das Unidades Básicas de Saúde e também já passou pela assessoria técnica da Secretaria e pelo Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial. A portaria de nomeação será publicada na edição deste sábado (21/05) do Diário Oficial do Município. 

Série resgata histórias de pesquisadores da USP em São Carlos

 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), de São Carlos, completou 50 anos de existência no ano passado e, para contar a história do instituto e daqueles que contribuíram para que ele se tornasse um centro de excelência em ensino e pesquisa na área das ciências exatas, está sendo veiculada a série Perfis ICMC.

A produção inclui textos e vídeos de entrevistas com pesquisadores que se tornaram referência em suas áreas. Foram veiculados quatro episódios e novas histórias serão incluídas mensalmente. Todas farão parte do livro comemorativo do cinquentenário do instituto, a ser publicado este ano.

A primeira história é a do professor Carlos Biasi, que foi professor do Departamento de Matemática do ICMC, onde atuava na área de Topologia Diferencial e Algébrica. Ele ingressou como auxiliar de ensino em 1973 e sua trajetória se confunde com a própria história do instituto.

O segundo episódio apresenta a trajetória da professora Maria das Graças Nunes. Cientista da computação, Graça estudou e lecionou por décadas navegando entre os ramos da tecnologia e da linguagem, vivenciando o futuro que sua geração imaginava.

No terceiro episódio, a série traz a trajetória do professor Hildebrando Munhoz Rodrigues. Nascido em um sítio perto de Mirassol, no noroeste do Estado de São Paulo, Hildebrando é professor e foi diretor responsável por inúmeros projetos que moldaram o ICMC como instituição.

O quarto episódio mostra um pouco da trajetória de mais uma das mentes fundadoras do instituto, professora Lourdes Onuchic. Com uma vida repleta de diferentes encontros com a educação, a professora busca sempre uma "revolução" na educação.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

SAAE realiza substituição da rede de abastecimento de água das ruas república do Líbano e Elias Arsênio


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) está realizando a substituição da rede de distribuição de água das ruas República do Líbano e Elias Arsênio, e as interligações com as ruas transversais no bairro Jardim Cruzeiro do Sul. Estão sendo substituídos aproximadamente 4.500 metros de rede de água e 390 ligações domiciliares.

 

A substituição das redes está sendo feita pelo passeio público (calçada) da forma convencional com a utilização de tubos em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) com solda em termofusão, proporcionando maior resistência, durabilidade e facilidade de instalação às novas redes públicas.

 

O custo global da obra é de R$ 594.553,96, com prazo estimado de conclusão de 4 meses. Do valor, apenas 15% são recursos do próprio do SAAE. Os outros 85% são recursos aprovados junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com repasse ao município sem a necessidade de reembolso ao órgão estadual.

 

As redes são antigas e foram construídas com materiais que sofreram muito desgaste com o passar do tempo apresentando constantes vazamentos. “Esta obra faz parte das melhorias que constam do planejamento do SAAE para os próximos anos e tem como objetivo principal a redução dos índices de perdas de água no município, além de garantir a regularidade e qualidade na distribuição de água potável à população”, informa Benedito Marchezin, presidente do SAAE.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone 0800 300 15 20.  A ligação é gratuita. 

Fonte: SAAE São Carlos

SMMACTI novo endereço

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) está em novo endereço. A partir desta quarta-feira (18/05) a pasta passou a funcionar na rua 13 de Maio, nº 2.272, no centro.

Anteriormente a SMMACTI funcionava no prédio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na unidade da Vila Prado e dividia o espaço com a própria Fundação e com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

 

Nesta quarta-feira (18/05) a nova sede foi inaugurada. “Precisávamos de um lugar mais central e com mais espaço para os nossos profissionais, uma vez que a FESC também voltou com as atividades presenciais e necessitava do prédio para o desenvolvimento dos programas oferecidos”, justificou José Galizia Tundisi, secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Prestigiaram a inauguração da nova sede da SMMACTI os secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Wilson Jorge Marques, de Educação. Wanda Hoffmann, de Agricultura e Abastecimento, Fábio Cervini, de Serviços Públicos, Mariel Olmo, de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano,

 

o diretor presidente da FESC, Fernando Carvalho e o capitão Rangel Moreira Gregório, comandante do Corpo de Bombeiros.

 

Outras informações sobre a nova localização da SMMACTI podem ser obtidas pelos telefones (16) 3413-3057, 3413-3054 ou 3413-2979.


Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação

Devido a COVID-19, as formações de docentes e de servidores foram realizadas em modo remoto

 

A secretária de Educação, professora Wanda Hoffmann, realizou na última semana a abertura da formação de professores da rede municipal de ensino, realizada esse ano de forma presencial.

“Espero que todos tenham uma boa formação no sentido de nos capacitarmos sempre, aos poucos estamos voltando ao normal, de forma gradual, e desta vez estamos em modo presencial, daí a importância de valorizar esse momento, de retomada e de avanço pedagógico depois do período de excepcionalidade que tivemos”, falou a secretária aos participantes.

 

Durante os últimos dois anos, por recomendação das autoridades sanitárias, as formações de docentes e de servidores foram realizadas somente de modo remoto. Com as devidas autorizações legais, as capacitações voltaram a ser presenciais.

 

A coordenação das atividades é do Centro de Formação de Profissionais da Educação (CeFPE), ligado à Secretaria Municipal de Educação (SME). No total, serão seis encontros de formação com a temática “Do diagnóstico das aprendizagens à intervenção pedagógica” para os Professores II que atuam de 1º ao 5º ano.

 

Os encontros estão sendo ministrados pela pedagoga Ivanilde Moreira, mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp, pós-graduada em Didática e com experiência em formações e palestras na área educacional desde 2004. Ela foi dirigente municipal de Educação de Casa Branca, foi consultora educacional e promotora de eventos educacionais. Atualmente é consultora do Sebrae/SP.

 

A formação acontece conforme o calendário previsto em HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) que é realizado pelas Unidades Escolares. Os professores foram divididos em grupos, sendo que os Professores II que atuam nos 1º, 2º e 3º anos continuam a formação nos dias 06 e 20 de junho. Já os Professores II que atuam nos 4º e 5º anos começam a formação no dia 23 de maio, continuando nos dias 13 e 27 de junho.


Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Secretária Estadual de Educação confirma para o segundo semestre o empenho para a construção de outras 4 escolas estaduais em São Carlo

 

A secretária municipal de Educação de São Carlos, professora Wanda Hoffmann e o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho), a pedido do prefeito Airton Garcia, se reuniram na tarde desta quarta-feira (18/05), na capital paulista, com a nova titular da pasta da Educação no Governo do Estado, Renilda Perez de Lima.

A pauta da reunião incluiu os recursos já solicitados ao então secretário Rossieli Soares Rossieli Soares

 

para a infraestrutura física no município envolvendo ampliações de unidades escolares da rede municipal de ensino. “Retomamos as tratativas para a ampliação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS) Paulo Freire, Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior e Maria Luiza Perez e para construção de um novo prédio para o CEMEI Dionísio da Silva, localizado no distrito de Santa Eudóxia. A secretária estadual e o coordenador de Infraestrutura de Serviços Escolares, Erick Tagawa, localizaram as reivindicações e prometeram empenho para atender o município”, explica Wanda Hoffmann.

 

O chefe de gabinete da Prefeitura e a secretária de Educação também confirmaram com Renilda Perez de Lima a liberação de recursos para as escolas estaduais que serão construídas em São Carlos e que fazem parte do PAINSP (Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo), novo formato de parceria com os municípios, que tornou a transferência de recursos técnicos, materiais e financeiros mais ágil e desburocratizada.

 

O Estado anunciou no ano passado a construção de 5 escolas em São Carlos, 1 já foi empenhada (etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o serviço estiver concluído) e na próxima semana a Prefeitura vai publicar o edital de licitação dessa obra. Essa escola será construída no Jardim Ipanema com 8 salas e capacidade para atender 560 alunos.

 

A secretária estadual de Educação, Renilda Perez de Lima, informou que os empenhos das outras 4 escolas serão liberados no segundo semestre desse ano. No momento os projetos estão sendo analisados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

 

As outras quatro escolas estaduais serão construídas no Jardim De Cresci com capacidade para 700 alunos e investimento de R$ 12,5 milhões; no Jardim Embaré com 16 salas, capacidade para mil alunos e investimento de R$ 14,5 milhões; no Novo Mundo com 12 salas, capacidade para 800 alunos e investimento de R$ 12,5 milhões e no Jockey Clube também com 12 salas, capacidade para 800 alunos e custo de R$ 12,5 milhões.


Fonte: Prefeitura Municipal de São Carlos 

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Ministério da Saúde inclui novos tratamentos oncológicos no SUS

 

Para ampliar os tratamentos de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde incorporou dois procedimentos oncológicos a Peritonectomia em Oncologia e a Quimioperfusão Intraperitoneal Hipertérmica - na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais SUS. Os novos tratamentos, que serão ofertados por 11 hospitais habilitados no país, estão em duas portarias assinadas nesta quarta-feira (18).

As novas incorporações têm o objetivo de oferecer mais opções de procedimentos para o tratamento oncológico de dois tipos de câncer: mesotelioma peritoneal maligno (MPM), que atinge a região abdominal, e pseudomixoma peritoneal (PMP), tumor que se manifesta na cavidade peritoneal.

A secretária de Atenção Especilizada à Saúde (Saes), Maíra Botelho, destaca que os hospitais precisarão cumprir critérios para manter a habilitação. "As portarias também preveem o monitoramento e traz toda organização e diretrizes. Ela oriente gestores e profissionais de Saúde no processo de habilitação que agora será feito no nosso sistema de uma forma muito organizada", afirma.

Além disso, o Ministério da Saúde elaborou protocolos específicos para orientação aos profissionais da saúde sobre as doenças e o uso dos novos procedimentos. Os protocolos são publicados conjuntamente pelas Secretarias de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE).

Expectativas
Com a nova incorporação, a expectativa é que 200 procedimentos para a cirurgia de citorredução com hipertermoquimioterapia sejam feitos no SUS por ano, em pacientes com MPM e PMP. A cirurgia de citorredução tem o objetivo de remover o máximo possível de lesões tumorais e é associada aos outros procedimentos, como a hipertermoquimioterapia.

O impacto orçamentário federal com a inclusão dos procedimentos é estimado em mais de R$ 6,7 milhões ao ano. O custeio federal será pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC). Com a finalidade de acelerar o início da oferta tabelada desses procedimentos no âmbito do SUS, o Ministério da Saúde analisou os dados dos hospitais habilitados na alta complexidade em oncologia, relativos a cirurgias de câncer e cirurgias do aparelho digestivo, para avaliar quais estão capacitados para a realização imediata dos novos procedimentos incorporados.

O gestor local do SUS poderá solicitar a habilitação de novos hospitais de acordo com os critérios estabelecidos na mesma portaria.

Sobre as doenças
O mesotelioma peritoneal maligno (MPM), um tipo raro de câncer, possui um comportamento agressivo que ocorre na superfície peritoneal da cavidade abdominal. Pacientes com MPM apresentam sobrevida de poucos meses após o diagnóstico, quando não tratados. A incidência de MPM varia em todo o mundo, sendo que as maiores taxas, estimadas em 30 casos por milhão de habitantes por ano, ocorrem em países com mineração e larga utilização do amianto em suas indústrias até a década de 1980.

Já o pseudomixoma peritoneal (PMP) é um tumor raro, com incidência estimada em aproximadamente um por milhão de habitantes por ano, sendo mais frequente em mulheres (2 a 3 vezes mais que homens). Apesar de tradicionalmente considerada como neoplasia "benigna", a doença se manifesta em um amplo espectro, variando de um comportamento com crescimento lento até tumores agressivos e podem se espalhar para outras regiões do corpo.



São Carlos realiza evento Saúde Mental na Praça

 

Em celebração ao Dia da Luta Antimanicomial, nesta quarta-feira (18), São Carlos realiza até às 12h, na praça do Mercado Municipal, o evento gratuito e aberto ao público Saúde Mental na Praça.

Estão sendo ofertados serviços de auriculoterapia (uso de agulhas para alívio de dores do corpo e da alma), cantinho da escuta, além de jogos, exposições e apresentações artísticas.

A programação é uma organização das unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, através da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Entenda o dia
Em 18 de maio é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades.

A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.


Suspeito de assassinar estudante com 28 facadas é preso

 

Foi detido nesta quarta-feira (18) o suspeito de assassinar a estudante Mayara Roquetto Valentim com 28 facadas há três dias. A informação é do 10º BAEP da Polícia Civil de Piracicaba. Os agentes realizavam buscas há dois dias.

Michael Douglas da Silva também é suspeito de tentar matar outra mulher, no sábado (14), e já há um mandado de prisão temporária contra ele. O homem também tinha tentado matar o padrasto. Familiares apontaram que ele é esquizofrênico.

Mayara, que era estudante do curso de Ciências Biológicas da Unicamp e tinha o sonho de ser professora, foi assassinada em 15 de maio, após sair para uma caminhada na Serra da Paulista. Ela foi dada como desaparecida pelos familiares no mesmo dia. 

Investigações
A polícia informou que no sábado o suspeito teria apontado uma arma para a vizinha em uma pensão, mas os disparos falharam. Silva atraiu a vítima até o quarto e pediu para ela ajudar a puxar um armário.

"Assim que ela entrou, ele deu uma coronhada na cabeça dessa moça e efetuou dois disparos, mas a arma falhou. Eles entraram em luta corporal, ela pediu socorro e ele fugiu", contou o delegado.

Após a tentativa de homicídio, o suspeito fugiu para uma área de mata, na Serra da Paulista, onde teria encontrado Mayara e a matado.

Cães farejadores e 45 policiais trabalham nas buscas pelo suspeito que, segundo o delegado, tem passagens por crime de violência doméstica e porte ilegal de arma. 

Desaparecimento e morte
De acordo com informações da Polícia Militar, a jovem tinha saído por volta das 11h, do domingo (15), para fazer uma caminhada na Serra da Paulista e não retornou para casa.

O corpo de Mayara foi encontrado durante a noite, no 'Vale dos Gnomos', por uma pessoa que ajudava nas buscas. Ela tinha ferimentos de faca no braço, mão, tórax e cabeça. O cadáver estava a cerca de 3,9 km de onde ela morava. A área tem uma trilha usada por moradores e turistas. O caminho para o local tem cerca de 5 quilômetros e é de fácil acesso.


São Carlos tem sensação térmica de 0ºC em madrugada mais fria do ano

 

São Carlos chegou a atingir os 4ºC previstos para esta quarta-feira (18) e os termômetros ainda foram além, marcando sensação térmica de 1ºC. De acordo com os registros anteriores, essa foi a noite mais fria do ano. 

Hoje, todo o Estado de São Paulo está sentindo os efeitos da massa de ar polar. Desde a madrugada as estações estão registrando vários recordes de menor temperatura do ano. Essa massa de ar polar é a área de alta pressão que está bem em cima da Argentina e traz esse frio gelado para o Brasil. A partir de sábado (21), a tendência é que essa massa vá perdendo força conforme se afasta para o oceano.

Na capital do clima, por volta das 0h a região do Grande Cidade Aracy já sinalizada 6ºC, mas foi logo no início da manhã que os termômetros despencaram de vez. Às 6h, algumas regiões apontavam 4ºC e sensação quase negativa.

Na baixada do Mercado Municipal, em um registro feito pela CBN São Carlos, o grande relógio marcava 5ºC por volta das 6h30.  

Frio continua  
A previsão do tempo ainda indica pelo menos mais seis dias com temperaturas mínimas abaixo dos 10ºC, sendo que amanhã (19) será ainda mais frio, com temperaturas entre 4ºc e 18ºC.O sol deve aparecer durante o dia para tentar camuflar o vento que continua forte.

Na sexta-feira (20), os termômetros sobem um pouco e chegam a 6ºC de mínima e 19ºC de máxima. O sol continua acompanhado de nuvens e não há previsão de chuva.


terça-feira, 17 de maio de 2022

Após goleada, São Carlos Futebol Clube anuncia troca de técnicos

 

Após a goleada sofrida pelo XV de Jaú no Campeonato Paulista da 2ª Divisão, o São Carlos Futebol Clube anunciou, nesta segunda-feira (16), a demissão de Fabrício Morozetti e anunciou Petterson Martins como novo técnico do time. 

Segundo o time, o desligamento de Morozetti foi acertado durante a manhã e comunicado aos torcedores pelas redes sociais. No clube desde outubro de 2021, o treinador agradeceu por ter comandado o Sub-20 na Copa São Paulo e o profissional no Paulista Sub-23. 

"Desejo tudo de bom para os que ficam no clube e que consigam o acesso. Sendo assim, emocionadamente me despeço da águia. Um abraço no coração de todos", escreveu. 

Mudança anunciada
Cinco horas depois, a Águia da Central anunciou o novo treinador, que vem de Campinas para comandar o time com apenas uma vitória nas quatro rodadas do campeonato e na quinta colocação do grupo 3. 

Petterson atuou como zagueiro até 2019 e passou por diversos clubes como Ponte Preta, Botafogo, Guaratinguetá e Mirassol. Fora de campo, atuou como auxiliar-técnico da equipe Sub-20 do Independente e América-RJ, e em 2021 levou a Independente de Limeira às quartas de final da bezinha. 

A estreia do novo comandante será neste domingo (22), contra o Batatais, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista Sub-23 - Segunda Divisão.

Rugby São Carlos perde do São José pelo Paulista XV

 No último sábado (14) o Rugby São Carlos foi até São José dos Campos enfrentar a equipe do São José, líder do grupo, em partida válida pela segunda rodada da fase de classificação do Paulista XV 2022. 

Em uma partida bastante dura, a equipe são-carlense marcou seus pontos em dois penais convertidos por Luis Cameirão ainda no primeiro tempo. Contudo, o São José fez valer o seu bom momento e venceu por 65 a 6. 

Na próxima e última rodada dessa primeira fase, o São Carlos recebe o Rio Preto em Água Vermelha. A partida acontecerá no dia 11 de julho, às 15h, e será decisiva: quem vencer se classifica para a segunda fase do Paulista; quem perder, irá para a Copa São Paulo.

SÃO JOSÉ 65 X 6 SÃO CARLOS
Escalação: 1 Elton Tanis, 2 Pedro Dibo, 3 Leonardo Carniato, 4 Mateus Temporim, 5 Rafael Milani, 6 Octávio Gorla, 7 Esteban Alvarez (C), 8 Aron Pagani, 9 Igor de Mello, 10 Luis Cameirão, 11 David Talhati, 12 Alexandre Bertuga, 13 Italo Inforzato, 14 Vinicius Imato, 15 Flavio Batisttete, 16 Bruno Turci, 17 Ezequiel Alvarez, 18 Fabio Calis, 19 Gustavo Moura, 20 Wiliam Bonadio, 21 Caio Valverde, 22 Matheus Brigante.


Série B: Grêmio São-carlense quebra sequência e vence o Taquaritinga

 

Após duas derrotas, o Grêmio São-carlense quebrou o jejum e venceu a equipe do Taquaritinga, agora vice-líder do grupo, pela Série B do Campeonato Paulista, no domingo (15). 

O jogo terminou 2 a 0 para a equipe do Lobão, com gols de Inácio e Ryan. A equipe chegou aos seis pontos e agora ocupa a terceira colocação do grupo 3. 

Até o jogo, a equipe adversária era a única equipe que estava 100% na competição, com três vitórias. Agora, com a vitória do XV de Jaú sob a Águia da Central, o Taquaritinga passa para vice-líder com nove pontos. 

O próximo compromisso do time é no domingo (22), às 10h, contra o Francana, fora de casa. 

Sub-15
Pela sexta rodada da primeira fase do Paulista Sub-15, o Grêmio perdeu de uma goleada de quatro gols da Ferroviária no sábado (14), às 9h. Com isso, a equipe soma sua quarta derrota seguida e fica na quinta colocação do grupo, com três pontos. 

O próximo jogo está marcado para dia 21 de maio, às 9h. A equipe enfrenta a Inter de Bebedouro, última colocada do grupo sem nenhum ponto. 

O próximo compromisso do time é no domingo (22), às 10h, contra o Francana, fora de casa. 

Sub-15
Pela sexta rodada da primeira fase do Paulista Sub-15, o Grêmio perdeu de uma goleada de quatro gols da Ferroviária no sábado (14), às 9h. Com isso, a equipe soma sua quarta derrota seguida e fica na quinta colocação do grupo, com três pontos. 

O próximo jogo está marcado para dia 21 de maio, às 9h. A equipe enfrenta a Inter de Bebedouro, última colocada do grupo sem nenhum ponto. 

Em menos de uma semana, São Carlos tem 221 novos casos de dengue

 

Em seis dias, São Carlos registrou 221 novos casos de dengue e agora contabiliza 763 positivos. O número corresponde a um aumento de 40,7% em relação ao último balanço e a 53,6% do total de notificações registradas.

Segundo a prefeitura, dos novos casos, 216 são autóctones e cinco são importados. Com a atualização, a cidade contabiliza 763 casos positivos, sendo 723 autóctones e 40 importados com 1 morte registrada.

Para Chikungunya foram registradas 6 notificações, com 6 casos descartados. Para Febre Amarela foi registrada 1 notificação com 1 resultado negativo. Para Zika nenhuma notificação foi registrada até agora.

Anos anteriores
Em 2021 foram registradas 670 notificações, com 136 casos positivos para a dengue, sendo 102 autóctones e 34 importados. Para Chikungunya foram registradas 30 notificações, com 30 resultados negativos para a doença. Para Febre Amarela foi registrada 1 notificação, com 1 caso descartado. Para Zika foram registradas 12 notificações, com 12 casos descartados.

Já em 2020, foram registradas 1.638 notificações para dengue com 640 casos positivos, 582 autóctones, 58 importados e 1 óbito confirmado. Para Febre Amarela foram registradas 6 notificações, com 6 resultados negativos para a doença. Para Zika foram registradas 7 notificações com 7 resultados negativos. Para Chikungunya não foi registrada nenhuma notificação.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Transporte público: Somente uma empresa é habilitada

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Comissão Permanente de Licitações, publicou na edição desta terça-feira (17/05), do Diário Oficial do Município, a avaliação dos atestados de capacidade técnica apresentados na primeira sessão pública em 7 de abril, quando foi realizada a abertura dos envelopes de documentação das duas empresas que protocolaram as propostas para a Concorrência Pública Nº 01/2022, Processo Nº 8479/2020, do tipo menor valor de custo por quilômetro percorrido, objetivando a outorga, em caráter de exclusividade, da concessão para a exploração do sistema de transporte coletivo no município.

As empresas MJM Transportes e Serviços (Ribeirão Preto/SP) e Rigras Transportes Coletivos e Turismo (Ribeirão Pires/SP) apresentaram os envelopes de acordo com o previsto no edital, estando presentes os representantes credenciados. Diante da necessidade de avaliação da capacidade técnica dos licitantes, confrontando os atestados apresentados por eles com as exigências do Edital, a Comissão Permanente de Licitações decidiu suspender a primeira etapa do processo para análise, encaminhando a documentação para avaliação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

 

Nesta segunda-feira (16/05) a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito finalizou as análises da capacidade técnica apresentada por cada empresa, sendo publicada a habilitação no Diário Oficial.

 

De acordo com a avaliação da Secretaria de Transporte e Trânsito a empresa MJM Transportes e Serviços não atende ao previsto em edital, no que se refere a capacitação técnica. Os atestados apresentados pela empresa não são considerados válidos por não estar em nome da MJM Transportes e Serviços Eireli. A empresa em nenhum momento também atendeu ao quesito de quantitativo de passageiros transportados mensalmente.

 

Já a empresa Rigras Transportes Coletivos e Turismo (Ribeirão Pires/SP) apresentou atestados válidos e comprovou a quantidade de veículos que atendem à exigência do certame e conforme declarado no atestado a média mensal de passageiros chega a 543.033, portanto foi considerada habilitada e apta a prosseguir no procedimento.

 

A Comissão Permanente de Licitações agora aguarda prazo recursal de 5 dias úteis para depois marcar a sessão para abertura dos envelopes contendo as propostas.

 

As informações completas estão disponibilizadas no Diário Oficial no site da Prefeitura Municipal de São Carlos, no link:

https://www.saocarlos.sp.gov.br/images/stories/diario_oficial_2022/DO_17052022_1954.pdf.

 

Concorrência Pública Nº 01/2022O – O valor estimado desta licitação é de R$ 493.448.590,50, tendo em vista que o prazo de vigência da concessão é de 10 anos, podendo ser prorrogável por mais 10, e a receita anual estimada na operação do sistema de transporte coletivo do município é da ordem de R$ 49.344.859,05.

 

A frota operacional deve ter 91 veículos, sendo 59 veículos tipo ônibus básico, 22 veículos do tipo midiônibus (ônibus maior que o micro-ônibus), 3 veículos tipo miniônibus (adaptados) para atendimento do serviço porta a porta. A frota ainda deve ser formada por 7 veículos reserva, sendo 5 veículos tipo ônibus básico e 2 midiônibus. A vida útil dos veículos deve respeitar o limite máximo de 10 anos de idade por veículo. Já a idade média da frota deverá ser de 5 anos.  A empresa vencedora do certame deve investir no sistema de bilhetagem eletrônica, GPS e aplicativo, monitoramento por câmeras e wi-fi.

 

Em 2019 eram transportados 692.426 passageiros por mês, porém nos 3 anos anteriores (2016 a 2018) a média de usuários foi de 901.658/mês. Nos anos de 2020 e 2021, devido aos impactos da pandemia da COVID-19, principalmente devido as medidas de restrição de circulação, ocorreu uma queda na média de passageiros/mês transportados de aproximadamente 50% do quantitativo de 2019. Com a redução das medidas restritivas o número de passageiros aumentou, passando em novembro de 2021 para 507.998 passageiros mensalmente.


Fonte: Prefeitura Municipal de São Carlos

Elton Carvalho está confiante que São Carlos terá um deputado estadual eleito após 20 anos

  O vereador Elton Carvalho (Republicanos) que é presidente municipal do partido Republicanos e candidato a deputado estadual por São Carlos...