‘Teatro Para Todos’ começa dia 14 no Teatro Municipal
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio do Departamento de Artes e Cultura, lança no dia 14 de setembro, o Projeto Teatro para Todos. O projeto vai trazer para o Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” espetáculos de teatro e de dança apresentados por grupos profissionais da cidade, com entrada gratuita.A ação visa valorizar e fortalecer os grupos de artes cênicas locais, democratizar o acesso à arte e à cultura e promover a formação de público para essa linguagem artística.
A classificação indicativa é livre. A entrada é gratuita e será por ordem de chegada. Os espetáculos vão começar sempre a partir das 20h no palco do Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, localizado na rua localizado na rua 7 de Setembro, 1735, no Centro.
Confira a programação do Projeto Teatro para Todos:
Dia 14/9 – Peça teatral “Melodrama da Meia Noite” com o grupo Retalho Coletivo;
Dia 15/9 – Peça “Auto da paixão e da alegria” com a Cia. Espelunca de Teatro;
Dia 29/9 – Peça teatral “Três pratos de trigo para três palhaces tristes”, com a Trupe Tópatu;
E para fechar a temporada, no dia 13/10, a Urze Companhia de Dança apresenta o espetáculo “Campo de trigo com corvos”.
07/09/2022
Cine São Carlos realiza pré-estreia de “Ingresso para o Paraíso
O Cine São Carlos realiza, nesta quarta-feira (7), a pré-estreia do filme “Ingresso para o Paraíso”, às 19 h. No longa-metragem, George Clooney e Julia Roberts se reúnem nas telonas como ex-parceiros na missão de impedir que sua filha, perdidamente apaixonada por um rapaz, repita o mesmo erro que eles cometeram antigamente. É uma comédia romântica sobre a doce surpresa de segundas chances. Classificação indicativa 12 anos, contém violência, drogas lícitas e linguagem imprópria.SERVIÇO
CINE SÃO CARLOS
INGRESSO PARA O PARAÍSO
COMÉDIA | ROMANCE | LEGENDADO
1H44 MIN. | CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS
QUA: 19H
Ingressos e outras informações: http://www.cinesaocarlos.com.br/
05/09/2022
Paróquia São Miguel completa 15 anos e 5 anos de dedicação nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 02 de setembro a paróquia São Miguel Arcanjo que fica na Rua Antônio Gigliote nº 285 no jardim Tangará, estará completando 15 anos de história de criação de paróquia e também completará na mesma data 05 anos de dedicação do altar e do templo.Para comemorar haverá solene santa missa nesta noite de sexta-feira 02 de setembro as 19h30 na Igreja matriz São Miguel Arcanjo dentro do contexto da quaresma de São Miguel. O Pároco Padre Éverson Cristiano Andrade do Prado convida a todos os paroquianos e aos devotos de São Miguel para fazer parte desta celebração solene. A celebração será transmitida ao vivo pelo canal Youtube da Paróquia São Miguel Arcanjo São Carlos bem como pela fan page do facebook da Paróquia São Miguel Arcanjo São Carlos.
CONTEXTO HISTÓRICO ANTES DA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA:
Quando estava começando a criar o bairro Jardim Tangará na década de 1980 o saudoso Conego Antônio Tombolato já estava com olhar para essa região para construção de uma capela da Igreja católica. Ele já planejava compras de diversos terrenos. Junto com algumas famílias católicas que moravam na época no bairro foi possível começar a construir uma igreja católica no bairro.
Em 08 de janeiro de 1984 após alguns anos de preparação ele inaugura a primeira capela do Bairro, que leva o nome de São Miguel Arcanjo. Houve uma festa solene saindo de carreata da Paróquia Santa Izabel e vindo até o Jardim Tangará com corpo de Bombeiro trazendo a imagem de São Miguel. Neste dia também foi celebrada a primeira missa oficial com a presença de Dom Constantino Amistald que presidiu solenemente a santa missa.
E a partir desta data o povo do jardim Tangará tinha sempre missa nesta capela de São Miguel sob os cuidados do cônego Antônio Tombolato. Na ocasião a capela São Miguel era comunidade da Paróquia Santa Izabel.
No ano de 2001 já com Dom Joviano de Lima Júnior houve o desejo de criar aqui uma paróquia mas para isso a ideia foi dar título inicialmente de quase paróquia e deixar um padre administrando para formar a paroquia. E assim em 02 de janeiro de 2001 Dom Joviano de Lima Junior faz um decreto e cria a quase paróquia com nome de Santos Anjos fazendo menção aos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Nesta mesma data Dom Joviano nomeia e da posse ao administrador desta quase paróquia ao Padre Antônio Alves Pinto. Durante 6 anos e 7 meses padre Antônio Pinto ficou como administrador da quase paróquia Santos Anjos e ele ao mesmo tempo neste período foi vigário paroquial da Paróquia Santa Izabel.
Com a chegada de Dom Paulo Sérgio Machado houve diversas mudanças na diocese com criação de diversas paróquias entre elas as que tinham nome de quase paróquia para paróquia e desta forma vem a criação da paróquia Santos Anjos hoje com nome Paróquia São Miguel.
OS 15 ANOS DE HISTÓRIA DA PARÓQUIA:
Em 02 de setembro de 2007 o então bispo diocesano na época Dom Paulo Sérgio Machado (hoje nosso bispo emérito), criava a paróquia Santos Anjos dando posse ao primeiro pároco o Padre Walter Delmar dos Santos que ficou responsável ate março de 2010. Na bula de instalação de criação da paróquia estava como comunidades a Capela São Rafael do Jardim São Rafael, a capela Santa Terezinha do Jardim Novo Horizonte e a Capela Santo Antônio do Bairro Monte Alto.
No dia 07 de abril de 2010 toma posso da paróquia Santos Anjos o segundo pároco o cônego Luiz Gonzaga Fechio que ficou por pouco meses devido sua nomeação como bispo auxiliar de Belo Horizonte em MG. Atualmente Dom Luiz Gonzaga é bispo da diocese de Amparo no interior de SP.
No dia 10 de fevereiro de de 2011 assume a paróquia o Padre Renato Gonçalves sendo assim empossado como 3º pároco desta paróquia. Foi Padre Renato que mudou o nome da Paróquia passando assim de Santos Anjos para Paróquia São Miguel Arcanjo. Mas sua passagem foi bem rápida pouco meses.
Já no mesmo ano de 2011 de 22 de novembro assume como administrador paroquial o Padre José Edmilson Santos ficando interino até janeiro de 2012. Em 03 de fevereiro de 2012 assume como 4º pároco da paróquia o Padre Fernando Varella Neto. Padre Fernando ficou até janeiro de 2016 quando chega o seu sucessor.
Padre Éverson Cristiano Andrade do Prado é nomeado o 5º pároco da paroquia São Miguel em 24 de novembro de 2015 mas só assume oficialmente a paróquia em 25 de janeiro de 2016 e é o atual pároco.
DEDICAÇÃO DO TEMPLO E DO ALTAR:
No dia 02 de setembro de 2017 na festa dos 10 anos de criação da paróquia São Miguel, foi celebrado solene santa missa de dedicação do templo e do altar da Igreja matriz São Miguel. Na ocasião Dom Paulo Cesar Costa (hoje cardeal do Brasil), presidiu solenemente a solene liturgia e dedicou a igreja e o altar. Teve na ocasião a presença de diversos padres inclusive de Dom Luiz Gonzaga Fechio. Padre Éverson Prado foi o responsável junto a comunidade de já com um ano de pároco de se preocupar em dar beleza e vida no templo e dando dignidade e zelo com essa dedicação do altar e do templo.
01/09/2022
Árvore condenada pode cair, e Prefeitura não realiza a ‘derrubada’ solicitada com ‘urgência’ no Jardim Munique
A falta de providências por parte do Departamento de Manutenção e Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de São Carlos (SP), quanto à derrubada de uma árvore de grande porte que se encontra ‘seca’ – morta – e já foi ‘condenada’, em uma avaliação técnica assinada pelo Engenheiro Ambiental, Daniel Salvaia Camilo, recomendando a supressão imediata em caráter de ‘urgência’, a fim de evitar acidentes na Avenida Aurélio Cattani, uma vez que o exemplar arbóreo de espécie não identificada se encontra em um canteiro central, em frente à CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professor Paulo Freire, vem despertando tensão e causando revolta aos moradores do bairro Jardim Munique.
A reportagem do Jornal Primeira Página, foi procurada por Sebastião Corradine Oliveira, 70 anos, que em 31 de março de 2022, realizou uma reclamação do fato junto à Seção de Ouvidoria do Departamento de Governança Corporativa da Prefeitura, destinando o assunto para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo a solicitação protocolada, porém segundo o denunciante, em 18 de maio, novamente através de e-mail manteve contato com o órgão público, uma vez que nenhuma providência havia sido tomada, e relatou em outra ocasião, em 26 de junho, que esperava que nenhuma tragédia viesse a acontecer, pois se caso isso ocorresse, toda documentação seria encaminhada para as autoridades policiais e também ao Ministério Público, a fim de que fossem apuradas as responsabilidades criminais e cíveis sobre tal ‘descaso’, enfrentado até os dias de hoje.
Segundo Sebastião, em 27 de maio, diante da solicitação em ofício nº 239/2022-DGC-SO-dgl da Seção de Ouvidoria, foi realizada uma vistoria in loco pelo engenheiro ambiental do Departamento de Gestão Ambiental da Prefeitura Municipal de São Carlos (SP), que resultou na Avaliação Técnica nº 105/2022, que também foi encaminhada à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, para verificar a possibilidade de execução das recomendações técnicas em caráter de ‘urgência’, sendo então encaminhada resposta ao fato em 30 de maio, sendo autorizada a supressão da árvore, afirmando o encaminhamento do Laudo ao Departamento de Manutenção de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através de ofício nº 200/2022 – SMMACTI, solicitando então a execução dos trabalhos necessários.
O Laudo Técnico emitido diz que se trata de um exemplar arbóreo de espécie não identificada (DAP>45cm) localizado em canteiro central, que conforme verificado se encontrava com comprometimento integral dos tecidos vegetais, se encontrando seca (morta). Devido ao grande porte de árvore e sua condição, a presença de rachaduras no tronco e sua localização frente à CEMEI, recomenda-se a supressão imediata em caráter de ‘urgência’, evitando-se acidentes.
De acordo com Sebastião Corradine Oliveira, o descaso é total e o risco à população persiste diante da falta de providência dos órgãos competentes para a solução do caso.
“Além da escolinha, onde diversas crianças frequentam diariamente, a via onde se encontra a árvore é de acesso para o bairro, rota de ônibus e bastante movimentada, e se nada for feito, o quanto antes, uma tragédia irá acontecer a qualquer momento”, destacou o denunciante.
31/08/2022
Região de São Carlos tem superávit comercial de US$ 63,6 milhões de janeiro a julho
As exportações da região de São Carlos registraram US$ 423,4 milhões de janeiro a julho de 2022, um decréscimo de 5,5% na comparação interanual. As importações somaram US$ 359,8 milhões, o que significa crescimento de 8,6% frente ao mesmo período do ano passado. O superávit comercial foi de US$ 63,6 milhões.
Os principais itens exportados foram máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (35%), açúcares e produtos de confeitaria (24,5%) e obras diversas (14,4%). Por outro lado, as importações da microrregião concentraram-se em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (38,3%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (11,5%) e adubos ou fertilizantes (7,5%).
No período analisado, os destinos mais importantes das exportações de São Carlos foram Estados Unidos (19,6%), Argentina (11,7%) e Chile (6,8%). Por sua vez, as compras da regional tiveram como principais origens Estados Unidos (18,6%), China (18,5%) e Alemanha (9,6%).
Rafael Cervone, presidente do Ciesp, salienta que “a indústria pode contribuir de modo cada vez mais significativo para ampliação das vendas internacionais, tanto em volume quanto pelo fato de incluir produtos de maior alto valor agregado na pauta de exportações. Além disso, a desestabilização das cadeias globais de valor chamou a atenção para o Brasil, como um parceiro comercial favorável e de longo prazo.”
O dirigente lembra que a entidade presta assessoria na área do comércio exterior às empresas associadas. Para isso, basta entrar em contato com a Diretoria Regional ou com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3549-3232 ou e-mail: atendimento@ciesp.com.br.
Saldo negativo da balança comercial paulista diminui
As exportações do Estado de São Paulo, de janeiro a julho de 2022, foram de US$ 42,07 bilhões, com crescimento de 32,3% sobre os US$ 31,79 bilhões registrados em igual período do ano anterior. Na mesma base de comparação, as importações aumentaram 19,1%, passando de US$ 38,25 bilhões para US$ 45,57 bilhões. O saldo da balança comercial paulista ficou negativo em US$ 3,50 bilhões, mas apresentou redução de 45,82% ante o déficit de US$ 6,46 bilhões nos primeiros sete meses de 2021.
24/08/2022
Confira a programação do III Festival do Livro
O III Festival do livro , idealizado pelo Grupo de Literatura da UATI, Coletivo Librum, com realização do SIBISC, Fundação Educacional São Carlos, Prefeitura de São Carlos e apoio da Diâmetro Webrádio, acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de setembro, na Fundação Educacional São Carlos (Campus 2), Vila Prado
Confira a programação e horários:
Dia 02, sexta-feira- Abertura – auditório
18h00 – coquetel
19h00 – Abertura
19h30 – Sarau litero-musical com o Grupo de Literatura da UATI e distribuição do livro Ação Cultural na Terceira Idade, com poemas produzidos pelos alunos
Dia 03, sábado – Lançamento de livros, palestras e mesa redonda
Lançamentos de livros
09h00 – À espera daquela dança – Mariana Marchesini
09h30 – O prosaico e o insólito – um romance sobre o amor e o medo – Silvia Aparecida Pereira
10h00 – “Um conto de bruxa” e “De volta à floresta encantada “ – Giovana Gaeta
10h30 – Duologia Universo – Livro 1 Universo Obscuro e Livro 2 – Um Outro Universo – Vina Ferreira
11h00 – Operação Mauthausen e A Missão(HQ) – Adilson Marques e João Marcos Akicekria
11h30 – Um neorromântico pós-moderno – Edimilson Eufrásio
14h00 – A história de Ayira – Patricia Volpe
14h30 – A menina das cores – Rita de Cássia Candido Carneiro
15h00 – Transcendente – Pamela Martiniano Dias
15h30 – Espectro – O Amargo Paladar da Existência – Alexandre Stanquini
16h00 – O que faria Jesus? – José Paulo Alves Fusco
16h30 – Do orgulho nasce a guerra – Max Wagner
17h00 – O último livro – Antonio Fais
Mesa redonda
18h00 – A importância das academias de letras, com moderação de Antonio Fais e participação de representantes de academias de letras da região.
Palestras
14h00 – Construção da carreira do autor independente no Brasil – Mariana Marchesini
15h00 – Proposta de Paz pro Dr. Daisaku Ikeda – Athais Goulart Furtado
16h00 – As aventuras de Adva – Maria Silvia Cintra Martins
17h00 – Enxergando possibilidades – Giovani Carneiro de Macedo
Dia 04 – domingo (contação de histórias, palestras e homenagem à Getulio Alho e Angelo Bonicelli
Contação de história
9h00 – Pequena Curadoria de Utensílios e a Fábula do Fura-cocos – Bianca Habibi
10h00 – A menina das cores – Rita de Cássia Candido Carneiro
11h00 – Rede da esperança e outras histórias – Sonia Pinheiro
roda de conversa/palestra
09h00 – A realidade da atividade de escritor no Brasil – José Paulo Alves Fusco
10h00 – Visitantes alados estrangeiros e o livro da Teca – Silvia Nassif Del Lama
11h00 – Escrever é uma ato solitário? Sobre autores na pandemia – Silvia Aparecida Pereira
À tarde acontecerão simultaneamente, em duas salas:
14h00 -Da violência sexual infantil por meio de atividades lúdicas – Rita de Kássia Candido Carneiro
15h00 – Literatura infanto-juvenil negra antirracista – Ayodele Floriano Silva
16h00 – Eduardo Kebbe: lembranças do cotidiano e a convivência com o cronista mais famoso de São Carlos – Raissa Kebbe
14h00 – A arte e sua linguagem – Elias Fernando Gonzales
15h00 – Como construir um livro – Vina Ferreira
16h00 – Por acaso coração – Arthur Gregório Valério
encerramento
18h00 – Sereníssima República: homenagem a Getúlio Alho e Angelo Bonicelli –
Bruno Garbuio
22/08/2022
Prefeitura fecha acessos a Jardim Dallas e revolta moradores
Os moradores do Jardim Dallas, na Região Sudeste de Itirapina, estão revoltados com o fechamento dos dois acessos do bairro. Há cerca de 10 dias, a Prefeitura de Itirapina fechou com estacas e buracos das duas entradas asfaltadas por onde os moradores podiam se locomover. Com tal postura, o governo municipal está obrigando os cerca de 200 moradores daquela região a trafegar pela estrada de terra, hoje a única que dá acesso ao local.
O bairro foi criado em 2015 e possui cerca de 230 lotes. Segundo informações dos moradores, os responsáveis pelo loteamento teriam ingressado na Justiça com um mandado de segurança contra a Prefeitura para liberar o acesso que foi interrompido.
Um dos moradores do local, que se identificou como Rodriguinho e que é dono de um lava-rápido, afirma que está tendo um enorme prejuízo com a situação. “Eu tinha vários clientes que agendaram a lavagem dos carros e estão todos cancelando. Afinal, quem vai querer lavar o carro para depois passar por uma estrada de terra cheia de poeira? Assim, apesar de pagar todos os meus impostos, estou sendo lesado por esta medida”, ressalta ele.
A situação atinge muitas pessoas. Para acessar a avenida que existe ao lado do bairro para pegar o transporte escolar, as crianças estão tendo que pular as valetas abertas pela Prefeitura, correndo risco de sofrer acidentes. Além disso, um cadeirante morador no local, informou que agora não tem como deixar o bairro. “Como vou andar de cadeira de rodas no meio da terra”, questiona ele.
Um cidadão do bairro que não quis se identificar por medo de retaliações, afirmou que não consegue entender a lógica da prefeita Dona Graça Zucchi de Moraes (PSDB). “Com tantos problemas que a cidade enfrenta, será que ela acha que não tem o que fazer? Por que mexer nisso? Será que ala quer atrapalhar a vida da população? Simplesmente, o fechamento dos acesos ao Dallas é algo inexplicável”, comentou ele.
Segundo um outro morador do local, o pior é que fizeram tudo sem consultar os moradores do bairro. “Eu não entendo como podem tomar medidas como esta sem falar nada com ninguém ou ouvir a opinião de quem será afetado. É simplesmente inexplicável fazer isso desta forma”, destaca ele.
Nos últimos dias o tema também ferveu nas redes sociais. Moradores do Dallas não aceitam o provável argumento da prefeita, que seria o de revitalizar o calçadão da avenida ao lado do bairro. Eles, moradores, alegam que o calçadão pode conter os acessos ao bairro com faixas de pedestre e rebaixamento de guias para cadeirantes.
OUTRO LADO
A reportagem tentou contato com a prefeita Dona Graça Zucchi de Moraes, mas até o fechamento desta matéria ela não respondeu à pergunta enviada por whatsapp enviada para que ela oferecesse a versão do governo municipal sobre o assunto.
No dia 12 de agosto, a Prefeitura de Itirapina divulgou na sua página do Facebook, o seguinte texto. “Na próxima semana, a Prefeitura de Itirapina iniciará a obra de revitalização do calçadão localizado na Avenida Vereador Evaldo José Nalin. Por este motivo foi necessário interditar o acesso ao bairro Jardim Dallas, que foi feito pelos responsáveis do loteamento sem a devida autorização da Prefeitura de Itirapina para transpor o calçadão, destruindo uma obra pública que é muito utilizada pela população. O calçadão do Vale Verde, como é conhecido, é o único acesso seguro para pedestres que desejam ir até os bairros Jardim Europa, Vale Verde e Jardim do Sol. É dever da Prefeitura de Itirapina zelar pela segurança da coletividade. Dessa forma não é possível revitalizar o calçadão permitindo que a vida do pedestre continue em risco. Salientamos que a partir deste momento, o acesso ao Jardim Dallas ocorrerá pela estrada de terra ao lado do calçadão. A Prefeitura de Itirapina lamenta pelo transtorno porém, destaca que todo loteamento é responsável por viabilizar o acesso à via pública de forma segura.”
21/08/2022
Iguatemi São Carlos realiza feira de adoção animal neste sábado (20)
São Carlos, 19 de agosto de 2022 – O Iguatemi São Carlos realizará neste sábado (20), das 14h às 17h, em frente à loja Cobasi, uma feira de adoção de animais. O evento acontecerá uma vez por mês e contará com cachorros de diversas idades, que já estão aptos para conquistarem novos lares.A iniciativa é uma parceria entre o shopping, a Cobasi e a Ong Santuário Luz dos Bichos – instituição criada em 2020 por veganos, vegetarianos e simpatizantes da causa –, e tem como objetivo estimular a adoção, colaborando para a transformação do cenário dos animais em São Carlos.
“Nossa ideia é promover o encontro desses animais e das famílias que buscam por um pet para trazer ainda mais amor às suas casas”, diz Taciana Melo, gerente de marketing do Iguatemi São Carlos.
Para conferir a feira e, quem sabe, adotar mais um novo membro para sua família, basta comparecer ao shopping. Mais informações estão no site www.iguatemisaocarlos.com.br e nas redes sociais @iguatemisaocarlos.
Serviço:
Feira de adoção | Ong Santuário Luz dos Bichos
Data: sábado, 20 de agosto
Horário: das 14h às 17h
Local: Shopping Iguatemi São Carlos – em frente à loja Samsung
Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos/SP
Informações: www.iguatemisaocarlos.com.br
São Carlos, 19 de agosto de 2022 – O Iguatemi São Carlos realizará neste sábado (20), das 14h às 17h, em frente à loja Cobasi, uma feira de adoção de animais. O evento acontecerá uma vez por mês e contará com cachorros de diversas idades, que já estão aptos para conquistarem novos lares.
A iniciativa é uma parceria entre o shopping, a Cobasi e a Ong Santuário Luz dos Bichos – instituição criada em 2020 por veganos, vegetarianos e simpatizantes da causa –, e tem como objetivo estimular a adoção, colaborando para a transformação do cenário dos animais em São Carlos.
“Nossa ideia é promover o encontro desses animais e das famílias que buscam por um pet para trazer ainda mais amor às suas casas”, diz Taciana Melo, gerente de marketing do Iguatemi São Carlos.
Para conferir a feira e, quem sabe, adotar mais um novo membro para sua família, basta comparecer ao shopping. Mais informações estão no site www.iguatemisaocarlos.com.br e nas redes sociais @iguatemisaocarlos.
Serviço:
Feira de adoção | Ong Santuário Luz dos Bichos
Data: sábado, 20 de agosto
Horário: das 14h às 17h
Local: Shopping Iguatemi São Carlos – em frente à loja Samsung
Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos/SP
Informações: www.iguatemisaocarlos.com.br
19/08/2022
1º Abeia Braba Hard Enduro arrecada mais de 270 litros de óleo para Santa Casa
Ao todo, 273 litros de óleo de soja, foram arrecadados em prol da Santa Casa, durante o 1º Abeia Braba Hard Enduro, realizado em 31 de julho, nos bairros Salto do Monjolinho e também a Água Fria, em São Carlos (SP).
De acordo com um dos organizadores, Rafael Marino, todos os participantes doou um litro de óleo em prol do hospital.
“Foi um evento legal e acho que atingimos a nossa meta. O mais importante é sempre estar ajudando alguma instituição, e a Santa Casa é um lugar que nós temos um carinho especial”, afirmou Marino.
Segundo o piloto são-carlense e vice-campeão brasileiro de Hard Enduro de 2020, Kauan Arioli, que também esteve no grupo de organização do evento, alguns participantes abriram mão da premiação em dinheiro, e reverteram a verba em compra de mais litros de óleo de soja, em benefício ao hospital.
“Deixo meus agradecimentos a alguns participantes premiados, que pediram para nós revertermos esse dinheiro para a Santa Casa”, mencionou Kauan.
Em um balanço total da quantidade arrecadada, 108 litros do produto foram doados pela equipe do Abeia Braba Hard Enduro, ganhador de um prêmio de R$ 300,00, Ayron de Araújo Sá Nunes, 3º Colocado Gold, reverteu o prêmio na compra de 43 litros de óleo de soja. Paulo José Daher Junior, 3º Colocado Bronze, ganhou a quantia de R$ 100,00, que foi utilizado para a aquisição de 14 litros do material. Já os pilotos Wagner Aparecido de Almeida e Lucas Dal Poz, os mais rápidos do prólogo, destinaram juntos um total de R$ 300,00, sendo metade de cada um em suas premiações, sendo possível a compra de mais 43 litros.
A Gerente de Captação de Recursos da Santa Casa de São Carlos (SP), Angela Oioli, explica ter recebido essa doação com muita alegria.
“Óleo é essencial uma vez que o hospital fornece 1.500 refeições por dia. Então é uma alegria muito grande ver os jovens, todos os motoqueiros, inseridos nesse projeto. Isso é muito gratificante para a Santa Casa. Esperamos por outras parcerias”, finalizou.
Encontro discute combate ao trabalho infantil
Evento no Nacional Inn reunirá secretária estadual Laura Muller Machado, prefeito Airton Garcia e outras autoridades
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social realiza nesta quarta-feira, 17 de agosto, às 15h, no auditório do Hotel Nacional Inn, em São Carlos, o I Encontro Estadual de Enfrentamento Infantil. O Comitê do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) planejou a realização de um segundo encontro no mês de dezembro.A secretária Laura Muller Machado fará a abertura do evento em São Carlos acompanhada do prefeito, Airton Garcia (União Brasil), as secretaria municipal de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Barbutto, do juiz da comarca de São Carlos, Claudio do Prado Amaral, do diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), Paulo Albano e do coordenador do Comitê PETI e da Coordenadora de Assistência Social da Pasta, Edson Gonçalves Pelagalo Oliveira Silva.
O encontro deve reunir representantes dos comitês municipais dos 76 municípios que integram as “Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil l- AEPETI” e possuem saldo de recursos federais para as ações estabelecidas nos eixos. O Comitê Estadual conta ainda com representantes dos ministérios públicos da União, do Estado e do Trabalho e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e das comarcas, além de representantes de organizações patronais e de trabalhadores.
Na ocasião deste primeiro encontro, os municípios de Franca, Santos, São Carlos, São Paulo e Sorocaba também apresentarão as boas práticas de ações estratégicas aos participantes. Ao final do encontro, o Comitê aprovará um plano de ação a curto e médio prazo para ações estratégicas, considerando os eixos estruturantes do PETI. O plano de ação terá como prazo agosto de 2022 até agosto de 2023.
Para denunciar o trabalho infantil basta ligar no Disque 100. Em São Carlos as denúncias também poder ser feitas pelos telefones (16) 3307-4795 no Serviço Especializado em Abordagem Social, pelo 3307-7799 no CREAS ou no 3371-3930 no Conselho Tutelar.
Programação:
Dia 17/08 – quarta-feira:
14h – Credenciamento (Coordenação DRADS Araraquara e Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos);
15h – Abertura oficial com a secretária de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo, Laura Muller Machado e com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano.
16h30 – Mesa Trabalho Infantil no Estado de São Paulo – Ações Estratégicas de Defesa e a Responsabilização – Dr. Claudio do Prado Amaral, Juiz da Vara da Infância e Juventude;
– Ações Estratégicas de Informação e Mobilização – Fórum Estadual PETI;
17h30 – Plenária;
18h – Encerramento;
Dia 18/08 – quinta-feira:
8h30 – Abertura Comissão Estadual PETI:
– CONDECA;
– CONSEAS;
– Desenvolvimento Econômico;
– Desenvolvimento Social;
– Educação;
– Justiça;
– Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente do Estado de São Paulo:
9h30 – Mesa Ações Estratégicas Identificação, Proteção e Monitoramento;
– Proteção Social Básica – Tatiane Sousa Magalhães PSB/CAS;
– Proteção Social Especial – Thiago Bezerra PSE/CAS;
– Diagnóstico do PETI no Estado de São Paulo – Luciana Bolognini GESUAS/CAS;
11h – Plenária;
12h30 – Intervalo;
14h – Mesa Ações Estratégicas Boas Prática: Franca, Santos, São Carlos e São Paulo;
16h – Plenária;
17h – Encaminhamentos e conclusão;
Dia 19/08 – sexta-feira:
8h30 – Reunião do Comitê Estadual, Coordenadoria de Ação Social e DRADS;
– Elaboração do Plano de Ação 2022-2023;
12h – Encerramento.
17/08/2022
Evento no Nacional Inn reunirá secretária estadual Laura Muller Machado, prefeito Airton Garcia e outras autoridades
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social realiza nesta quarta-feira, 17 de agosto, às 15h, no auditório do Hotel Nacional Inn, em São Carlos, o I Encontro Estadual de Enfrentamento Infantil. O Comitê do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) planejou a realização de um segundo encontro no mês de dezembro.
A secretária Laura Muller Machado fará a abertura do evento em São Carlos acompanhada do prefeito, Airton Garcia (União Brasil), as secretaria municipal de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Barbutto, do juiz da comarca de São Carlos, Claudio do Prado Amaral, do diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), Paulo Albano e do coordenador do Comitê PETI e da Coordenadora de Assistência Social da Pasta, Edson Gonçalves Pelagalo Oliveira Silva.
O encontro deve reunir representantes dos comitês municipais dos 76 municípios que integram as “Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil l- AEPETI” e possuem saldo de recursos federais para as ações estabelecidas nos eixos. O Comitê Estadual conta ainda com representantes dos ministérios públicos da União, do Estado e do Trabalho e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e das comarcas, além de representantes de organizações patronais e de trabalhadores.
Na ocasião deste primeiro encontro, os municípios de Franca, Santos, São Carlos, São Paulo e Sorocaba também apresentarão as boas práticas de ações estratégicas aos participantes. Ao final do encontro, o Comitê aprovará um plano de ação a curto e médio prazo para ações estratégicas, considerando os eixos estruturantes do PETI. O plano de ação terá como prazo agosto de 2022 até agosto de 2023.
Para denunciar o trabalho infantil basta ligar no Disque 100. Em São Carlos as denúncias também poder ser feitas pelos telefones (16) 3307-4795 no Serviço Especializado em Abordagem Social, pelo 3307-7799 no CREAS ou no 3371-3930 no Conselho Tutelar.
Programação:
Dia 17/08 – quarta-feira:
14h – Credenciamento (Coordenação DRADS Araraquara e Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos);
15h – Abertura oficial com a secretária de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo, Laura Muller Machado e com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano.
16h30 – Mesa Trabalho Infantil no Estado de São Paulo – Ações Estratégicas de Defesa e a Responsabilização – Dr. Claudio do Prado Amaral, Juiz da Vara da Infância e Juventude;
– Ações Estratégicas de Informação e Mobilização – Fórum Estadual PETI;
17h30 – Plenária;
18h – Encerramento;
Dia 18/08 – quinta-feira:
8h30 – Abertura Comissão Estadual PETI:
– CONDECA;
– CONSEAS;
– Desenvolvimento Econômico;
– Desenvolvimento Social;
– Educação;
– Justiça;
– Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente do Estado de São Paulo:
9h30 – Mesa Ações Estratégicas Identificação, Proteção e Monitoramento;
– Proteção Social Básica – Tatiane Sousa Magalhães PSB/CAS;
– Proteção Social Especial – Thiago Bezerra PSE/CAS;
– Diagnóstico do PETI no Estado de São Paulo – Luciana Bolognini GESUAS/CAS;
11h – Plenária;
12h30 – Intervalo;
14h – Mesa Ações Estratégicas Boas Prática: Franca, Santos, São Carlos e São Paulo;
16h – Plenária;
17h – Encaminhamentos e conclusão;
Dia 19/08 – sexta-feira:
8h30 – Reunião do Comitê Estadual, Coordenadoria de Ação Social e DRADS;
– Elaboração do Plano de Ação 2022-2023;
12h – Encerramento.
17/08/2022
Santas Casas buscam sustentabilidade para vencer desafios
No mês em que se celebra o Dia Nacional das Santas Casas, a comemoração dá lugar à preocupação
No dia 15 de agosto é celebrado o Dia Nacional das Santas Casas, porém, o setor filantrópico de saúde está, há tempos, sem grandes motivos para comemorar. Isso porque as instituições vêm atuando em delicada situação financeira e lutam dia após dia em busca da sustentabilidade para não prejudicar o atendimento à população.“As entidades filantrópicas trabalham sempre no vermelho, uma vez que os valores repassados pelo SUS estão defasados há quase duas décadas e, com a pandemia, a situação piorou. Como o setor de maneira geral, os hospitais atuam na corda bamba, enfrentando dificuldades para honrarem seus compromissos com fornecedores e com os pacientes. Adotando práticas boas de gestão, as instituições paulistas seguem fazendo o trabalho, mas claro que a situação não é confortável, é no limite”, salienta o diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, Edson Rogatti.
No Brasil são 1.824 hospitais filantrópicos do Brasil, e dentre eles, 407 são unidades situadas no Estado de São Paulo. São entidades sem fins lucrativos, responsáveis por 50% do atendimento de média complexidade e mais de 70% da alta complexidade do SUS. “As Santas Casas de Misericórdia são importantes Centros de Referência Hospitalar, sendo parte fundamental do sistema de saúde público brasileiro, uma vez que, sem essas instituições, os governos municipais e estaduais, assim como o governo federal, não conseguiriam promover o acesso universal à saúde, conforme determinado pela Constituição”, fala Rogatti.
Na pandemia, esse quadro piorou, com muitas dificuldades para se conseguir analgésicos, antibióticos, insumos básicos como gases, ataduras e oxigênio. “Para agravar, os preços subiram muito, com nossos hospitais tendo que bancar também essa defasagem adicional”, lembra o diretor-presidente da Fehosp.
Mesmo com a complexa situação de ordem econômica, a rede filantrópica se mobilizou para que nenhum cidadão ficasse sem atendimento. No ano passado, de janeiro a maio, período mais crítico da pandemia da Covid-19, as Santas Casas e hospitais filantrópicos deram importante suporte e atenderam à mais da metade dos casos da doença. Há instituições do setor que foram responsáveis por 99,2% dos atendimentos, como as que integram a DRS (Departamentos Regionais de Saúde) de Franca. Outras DRS’s em que os hospitais filantrópicos se destacaram com o maior percentual de atendimento são Araçatuba (85,2%); São João da Boa Vista (71,1%); Barretos (69,9%); e Sorocaba (69,3%).
DESAFIOS
O aumento da demanda do SUS provocado pelo desemprego ou por pessoas que não conseguem mais arcar com um plano de saúde; a continuidade da Covid-19 e, agora, casos crescentes de varíola dos macacos; inflação que atinge medicamentos e insumos e a sanção de lei que fixa o piso salarial da Enfermagem, sem indicação de fonte de recursos, são alguns dos principais desafios das entidades filantrópicas para manterem as portas abertas e seguirem sendo o fundamental suporte ao SUS. “Nossas Santas Casas e hospitais filantrópicos travam uma batalha constante pelo reconhecimento do seu trabalho na sociedade, buscando sempre um relacionamento respeitoso e justo com a Gestão Pública Federal, Estadual e Municipal, para que, em conjunto, possamos encontrar ações que garantam a sustentabilidade do setor e a continuidade desse trabalho vital para o atendimento à saúde da população brasileira”, conclui Rogatti.
No mês em que se celebra o Dia Nacional das Santas Casas, a comemoração dá lugar à preocupação
No dia 15 de agosto é celebrado o Dia Nacional das Santas Casas, porém, o setor filantrópico de saúde está, há tempos, sem grandes motivos para comemorar. Isso porque as instituições vêm atuando em delicada situação financeira e lutam dia após dia em busca da sustentabilidade para não prejudicar o atendimento à população.
“As entidades filantrópicas trabalham sempre no vermelho, uma vez que os valores repassados pelo SUS estão defasados há quase duas décadas e, com a pandemia, a situação piorou. Como o setor de maneira geral, os hospitais atuam na corda bamba, enfrentando dificuldades para honrarem seus compromissos com fornecedores e com os pacientes. Adotando práticas boas de gestão, as instituições paulistas seguem fazendo o trabalho, mas claro que a situação não é confortável, é no limite”, salienta o diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, Edson Rogatti.
No Brasil são 1.824 hospitais filantrópicos do Brasil, e dentre eles, 407 são unidades situadas no Estado de São Paulo. São entidades sem fins lucrativos, responsáveis por 50% do atendimento de média complexidade e mais de 70% da alta complexidade do SUS. “As Santas Casas de Misericórdia são importantes Centros de Referência Hospitalar, sendo parte fundamental do sistema de saúde público brasileiro, uma vez que, sem essas instituições, os governos municipais e estaduais, assim como o governo federal, não conseguiriam promover o acesso universal à saúde, conforme determinado pela Constituição”, fala Rogatti.
Na pandemia, esse quadro piorou, com muitas dificuldades para se conseguir analgésicos, antibióticos, insumos básicos como gases, ataduras e oxigênio. “Para agravar, os preços subiram muito, com nossos hospitais tendo que bancar também essa defasagem adicional”, lembra o diretor-presidente da Fehosp.
Mesmo com a complexa situação de ordem econômica, a rede filantrópica se mobilizou para que nenhum cidadão ficasse sem atendimento. No ano passado, de janeiro a maio, período mais crítico da pandemia da Covid-19, as Santas Casas e hospitais filantrópicos deram importante suporte e atenderam à mais da metade dos casos da doença. Há instituições do setor que foram responsáveis por 99,2% dos atendimentos, como as que integram a DRS (Departamentos Regionais de Saúde) de Franca. Outras DRS’s em que os hospitais filantrópicos se destacaram com o maior percentual de atendimento são Araçatuba (85,2%); São João da Boa Vista (71,1%); Barretos (69,9%); e Sorocaba (69,3%).
DESAFIOS
O aumento da demanda do SUS provocado pelo desemprego ou por pessoas que não conseguem mais arcar com um plano de saúde; a continuidade da Covid-19 e, agora, casos crescentes de varíola dos macacos; inflação que atinge medicamentos e insumos e a sanção de lei que fixa o piso salarial da Enfermagem, sem indicação de fonte de recursos, são alguns dos principais desafios das entidades filantrópicas para manterem as portas abertas e seguirem sendo o fundamental suporte ao SUS. “Nossas Santas Casas e hospitais filantrópicos travam uma batalha constante pelo reconhecimento do seu trabalho na sociedade, buscando sempre um relacionamento respeitoso e justo com a Gestão Pública Federal, Estadual e Municipal, para que, em conjunto, possamos encontrar ações que garantam a sustentabilidade do setor e a continuidade desse trabalho vital para o atendimento à saúde da população brasileira”, conclui Rogatti.
15/08/2022
“Dia D” de Multivacinação será realizado em 20 de agosto
Campanha começou na segunda-feira em todo país; meta é vacinar pelo menos 95% crianças menores de 5 anos contra poliomielite
Campanha começou na segunda-feira em todo país; meta é vacinar pelo menos 95% crianças menores de 5 anos contra poliomielite
A Secretaria de Saúde de São Carlos, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, comunica que realizará no sábado (20), o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação 2022.A Campanha começou na última segunda-feira (8) em todo país e a meta é vacinar pelo menos 95% crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite. Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
Além da Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada) e da Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada), estão disponíveis para as crianças as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.
Já os adolescentes podem receber doses da Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).
O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).
“A atualização da caderneta é fundamental para aumentar a cobertura vacinal, controlar e diminuir a incidência de doenças e evitar possíveis epidemias. As vacinas contribuem para uma drástica redução da mortalidade infantil no país e para a eliminação de doenças como a varíola, rubéola, poliomielite”, frisa Denise Braga, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, lembrando que todas essas vacinas ficam disponíveis durante o ano todo nas unidades de saúde.
De segunda a sexta-feira as vacinas são aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e nas unidades de saúde da família (USF), das 8h às 16h.
No “Dia D”, sábado, dia 20 de agosto, todas as unidades de saúde também estarão abertas, porém das 8h às 17h.
10/08/2022
Em 10 anos, IPVA de São Carlos cresce R$ 23 milhões
Fazenda repassou em 2021, montante de recurso 150% maior do que o repassado em 2012
Fazenda repassou em 2021, montante de recurso 150% maior do que o repassado em 2012
Em uma década, o montante de repasse anual do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) cresceu R$ 23 milhões. De R$ 34.512.617,60 em 2012, o município recebeu, da Fazenda Estadual em 2021, um total de R$ 57.645.234,94. Isso significa que em 10 anos, os repasses do tributo avançaram em 150%.No mesmo período, Araraquara saltou de R$ 33.632.194, 88 em 2012 para R$ 56.237.730,40 em 2021, o que também revela um aumento de R$ 23 milhões em repasses. Por sua vez, o município de Rio Claro registrou um crescimento de R$ 20 milhões nos repasses recebidos da Secretaria Estadual da Fazenda. Em 2012, o volume de repasses chegaram a R$ 27.762.124,01. Já em 2021, este volume aumentou para R$ 47.753.751,55.
O IPVA é um dos principais impostos que um dono de veículo deve pagar. Ainda assim, muitos contribuintes não sabem para quê e onde todo o dinheiro arrecadado será investido.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, surgiu para substituir a antiga TRU, a Taxa Rodoviária Única. A TRU foi criada em 1969 pelo ordenamento jurídico brasileiro e sua função era financiar a expansão das rodovias brasileiras.
Sua finalidade com a arrecadação era para ajudar o governo da época nas construções e conservações da malha rodoviária federal. Inclusive com pavimentações e construções. A partir daí que surgiram as principais rodovias que o país possui hoje.
Proposta de Emenda Constitucional mais conhecida como PEC foi fundamental para a criação do IPVA, muitos já ouviram falar sobre, mas não sabem a sua função na prática.
Ela entra em pauta quando é necessário realizar uma alteração em um texto específico que está na Constituição Federal. E, foi por meio dela que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores foi criado.
O IPVA foi criado em novembro de 1985, entrando em vigor já no ano seguinte, em 1 de janeiro de 1986.
Diferentemente da Taxa Rodoviária Única, onde o valor arrecadado ia para o investimento e criação de rodovias, o IPVA não possui relação à prestação de serviços, no entanto é utilizado para despesas na administração pública, em outras palavras, para ser mais específico, ele é arrecadado como forma de impostos.
Com a PEC, a responsabilidade do IPVA passou a ficar, então, com os estados e municípios. Cada estado ficou responsável pelo percentual de recolhimento e todos apoiaram o parcelamento em até três vezes, facilitando assim para o cidadão na hora de pagar. Estes auxílios na hora de pagar continuam até hoje.
A Constituição Federal prevê que cabe aos estados instituírem o imposto sobre a propriedade de veículos. Além disso, proíbe que impostos como esse e o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), que é municipal, tenham uma destinação específica.
Ou seja, os recursos arrecadados com o IPVA em São Paulo ajudam a compor o caixa do estado, como explica Thompson Lemos, subsecretário de Receita da Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-SP):
DESTINAÇÃO
As pessoas, de uma forma geral, acreditam que o dinheiro do IPVA é utilizado somente para o conserto de ruas e rodovias, mas, na verdade, o estado usa para honrar seus compromissos: pagar salários de servidores e contratos com fornecedores, realizar investimentos, aplicar em Educação, Saúde, Segurança e outras áreas. O IPVA é mais uma importante fonte de sustentação das políticas públicas que pode ser usado, inclusive, na conservação de rodovias estaduais, mas não apenas para esta finalidade.
Os recursos arrecadados podem ser utilizados, por exemplo, para o pagamento de servidores, para a compra de material para escolas e hospitais e até para pagar dívidas estaduais.
Ao contrário dos impostos, as taxas podem ter uma destinação específica. É o caso da taxa de incêndio, que é destinada ao reequipamento do Corpo de Bombeiros.
No Brasil, pode-se criar taxas por dois motivos: pela prestação de um serviço público ou porque o ente está exercendo uma fiscalização. A taxa é diferente do imposto, e não existe uma previsão constitucional que proíba uma destinação específica nesse caso — ressalta Mota.
São Carlos – IPVA
2012 – R$ 34.512.617,70
2013 – R$ 37.346.210,17
2014 – R$ 41.512.203,44
2015 – R$ 43.918.623,14
2016 – R$ 45.758.750,58
2017 – R$ 47.258.456,97
2018 – R$ 49.824.506,83
2019 – R$ 53.665.902,67
2020 – R$ 57.096.709,73
2021 – R$ 57.645.234,94
Araraquara – IPVA
2012 – R$ 33.632.194,88
2013 – R$ 37.040.626,92
2014 – R$ 41.427.617,25
2015 – R$ 43.687.699,21
2016 – R$ 46.369.233,30
2017 – R$ 48.056.891,61
2018 – R$ 49.675.752,89
2019 – R$ 52.966.507,71
2020 – R$ 55.696.067,37
2021 – R$ 56.237.730,40
Rio Claro – IPVA
2012 – R$ 27.762.124,01
2013 – R$ 29.898.706,60
2014 – R$ 32.704.401,92
2015 – R$ 34.732.665,48
2016 – R$ 37.347.922,80
2017 – R$ 38.645.761,69
2018 – R$ 40.399.490,68
2019 – R$ 43.351.537,21
2020 –R$ 45.761.821,89
2021 – R$ 47.753.751,55
05/08/2022
Parceria viabiliza exames pré-operatórios para mais 150 cirurgias
Estão previstos 100 procedimentos de hérnia e 50 de pedra na vesícula
Estão previstos 100 procedimentos de hérnia e 50 de pedra na vesícula
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está encaminhando, neste sábado (6), mais 150 pessoas para realizar exames pré-cirúrgicos para cirurgia de hérnia e colecistectomia (pedra na vesícula) no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Américo Brasiliense, em mais uma parceria confirmada com o Governo do Estado.Os pacientes foram contatados pela Secretaria Municipal de Saúde durante a semana e farão uma triagem e os exames pré-operatórios em Américo Brasiliense, sendo posteriormente liberados conforme avaliação médica para realização das cirurgias, que acontecerão na Santa Casa de São Carlos. Todos os convocados terão direito a transporte com acompanhante no dia da viagem intermunicipal.
Ao todo, 150 pessoas serão contempladas nesta etapa do mutirão com os exames pré-operatórios para, respectivamente, 100 procedimentos de hérnia e 50 de pedra na vesícula. Sendo assim, o número de cirurgias e exames pré-cirúrgicos ofertados fora da cidade praticamente dobra em pouco mais de um mês, já que, em junho, a Prefeitura de São Carlos já havia viabilizado 200 cirurgias de catarata na mesma Américo Brasiliense.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Jôra Porfírio, iniciativas que agregam à qualidade de vida da população serão sempre bem-vindas na saúde de São Carlos, ainda mais no âmbito das cirurgias eletivas, que foram gravemente prejudicadas em todo o país durante o período agudo da pandemia da COVID-19.
“Aos poucos, a retomada das cirurgias eletivas tem se tornado realidade em São Carlos e pretendemos ir além para reduzir a demanda reprimida o quanto antes. O prefeito Airton Garcia não mede esforços neste sentido e a prova disso é que, em um intervalo de pouco mais de um mês, encaminhamos mais de 500 pessoas para realizar cirurgias e exames pré-operatórios na Santa Casa, no Hospital Universitário e no AME Américo Brasiliense em diversas especialidades, além de outras iniciativas como esta que estamos estudando para contemplar ainda mais pessoas em um futuro próximo”, comentou Jôra.
04/08/2022
Seis empresas participam de processo licitatório para operacionalização de radares
Valor máximo da contratação é de R$ 22.356.847,00 por período de contrato de 60 meses e 10 radares fixos com monitoramento de 30 faixas
Valor máximo da contratação é de R$ 22.356.847,00 por período de contrato de 60 meses e 10 radares fixos com monitoramento de 30 faixas
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio do Departamento de Procedimentos Licitatórios, realizou nesta terça-feira (2) a abertura dos envelopes de habilitação e preço da licitação referente ao Pregão Presencial Nº 13/2022, Processo Nº 18290/2021, do tipo menor preço global, que dispõe sobre a contratação de empresa para locação e implantação, operacional e manutenção de equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito no município. Seis empresas participaram do certame.Aberto os envelopes de propostas, foi disponibilizado para que todos rubricassem o conteúdo. Considerando que as licitantes devem apresentar manuais, catálogos e demais documentos exigidos no Termo de Referência, a equipe da Comissão de Licitação verificou a necessidade de avaliação por parte da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito das condições apresentadas nas propostas. Somente após essa manifestação da SMTT será dado prosseguimento ao processo já com a fase de lances.
Foram obtidos os seguintes valores propostos para este certame: SPLICE de Votorantim/SP (R$ 11.625.564,60); ARC de São Paulo/SP (R$ 21.949.217,04); TALENTECH de São Paulo/SP (R$ 22.000.002,00); CLD de São Bernardo do Campo (R$ 22.133.282,89); SERGET de São Paulo/SP (R$ 22.255.851,00) e DATACITY de Suzano/SP (R$ 22.125.157,20).
O valor máximo da contratação é de R$ 22.356.847,00 referente ao período do contrato de 60 meses (5 anos) e para 10 radares fixos com monitoramento de 30 faixas. O valor anual é de R$ 4.471.369,40.
Na análise dos atestados apresentados pelas licitantes, a equipe levará em conta os produtos ou serviços fornecidos, devidamente registrados na entidade competente, acompanhados das respectivas Certidões de Acervo Técnico-CAT.
As empresas participantes também devem comprovar aptidão para desempenho das seguintes atividades: instalação e manutenção de equipamentos de fiscalização de velocidade do tipo discreto com OCR; instalação de equipamentos de fiscalização de infrações de avanço, parada sobre a faixa de pedestres e velocidade e instalação e manutenção de sistema de gestão de trânsito.
A empresa vencedora do processo licitatório vai ter que cumprir a Resolução Nº 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina que os dispositivos de fiscalização devem dispor de novas funcionalidades, como registro de latitude e longitude, bem como de reconhecimento de placas de veículos.
03/08/2022
Melhorias na sinalização atende pedido de Bruno Zancheta
Vereador protocolou requerimentos na Câmara Municipal
Vereador protocolou requerimentos na Câmara Municipal
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou nesta última semana melhorias na sinalização no bairro Jardim dos Coqueiros. As benfeitorias foram implantadas na entrada do bairro (instalação de uma rotatória) e nas proximidades da Escola Estadual “Professor Aduar Kemell Dibo”, atendendo ao pedido do vereador Bruno Zancheta (PL).O parlamentar esteve recentemente in loco e constatou naquele momento que as sinalizações verticais e horizontais estavam apagadas, necessitando de uma intervenção do poder público. Ele protocolou requerimentos na Câmara Municipal e levou a demanda ao conhecimento do Poder Executivo, que acatou e executou sua demanda.
“Quero agradecer ao secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano e ao diretor do Departamento de Trânsito, Sebastião Santos, por atender um pedido da população encaminhado através do nosso mandato. Quem ganha com isso são os munícipes, que tem um trânsito mais seguro para pedestres e veículos”, declarou o vereador.
02/08/2022
Secretaria atende vereadora Cidinha e instala lombada
Munícipes da região apresentaram reclamações sobre motoristas que transitam em alta velocidade, pondo pedestres em risco
Munícipes da região apresentaram reclamações sobre motoristas que transitam em alta velocidade, pondo pedestres em risco
Segundo a parlamentar, os munícipes da região apresentaram reclamações sobre os motoristas que transitam em alta velocidade pela via, causando preocupação e pondo em risco os pedestres e moradores locais. Diante disso, a vereadora protocolou requerimentos à Prefeitura, nos quais apontou a necessidade de uma lombada no local.
Cidinha ressaltou que “a realização de serviços como este são de extrema importância para a melhora no tráfego de veículos e também para garantir a segurança dos munícipes”, e completou: “quero deixar meus sinceros agradecimentos ao secretário municipal de Transporte e Trânsito, Paulo Sérgio Luciano, e a todos os prestadores de serviço dessa Secretaria, que na medida do possível, tem nos atendido e colaborado com a melhora do trânsito da cidade”.
29/07/2022
São Carlos terá mudança de tempo a partir de amanhã; entenda
Previsão indica chegada de chuva à capital do clima, mas o frio deve durar apenas um dia
Embora a curta frente fria passe pela capital do clima no final de semana, São Carlos já vai sentir a mudança de tempo a partir de sexta-feira (29), quando o dia deve ser mais nublado e há previsão de chuva. A temperatura, no entanto, continua a mesma. Segundo a Climatempo, o dia deve ser de sol com aumento de nuvens durante a manhã e pancadas de chuva nos períodos da tarde e da noite. A temperatura deve ficar entre 14ºC e 29ºC.
No sábado (30) a previsão indica uma mudança brusca de tempo, com o sol permanecendo na companhia de algumas nuvens, mas temperaturas entre 11ºC e 24ºC e ventos de até 30 km/h.
No domingo (31) a temperatura mínima cai para 8ºC, mas a máxima sobe para 27ºC, e o dia deve ser de sol e tempo aberto desde o dia até a noite. A intensidade do vento deve ser mais moderada e a umidade do ar cai para 22%.
Um dia de mudança
Segundo a Climatempo, a aproximação da frente fria deve trazer rajadas de vento para todo o estado de São Paulo. No entanto, a chuva e o frio devem durar apenas um dia e o ar volta a secar logo.
O grande destaque por agora será a influência da massa de ar polar, mas apesar da mudança, a região deve continuar com dias de bastante sol e calor e umidade relativa do ar abaixo dos 30%, podendo chegar a ficar até abaixo dos 20% no norte, noroeste e oeste paulista.
Segundo a Climatempo, a aproximação da frente fria deve trazer rajadas de vento para todo o estado de São Paulo. No entanto, a chuva e o frio devem durar apenas um dia e o ar volta a secar logo.
28/07/2022
Rede Municipal de Ensino inicia 2º semestre nas 61 unidades escolares
Após recesso do meio do ano para professores e alunos, as 61 escolas da rede retornaram às atividades pedagógicas
Após recesso do meio do ano para professores e alunos, as 61 escolas da rede retornaram às atividades pedagógicas
A rede municipal de ensino iniciou o segundo semestre letivo de 2022 no último dia 21 de julho. A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou no dia 20 de julho a reunião de planejamento para as Unidades Escolares. Segundo dados da SME retornaram às aulas mais de 18 mil estudantes.Após o recesso do meio do ano para professores e alunos, as 61 escolas da rede retornaram para as atividades pedagógicas. No período de recesso, apenas o expediente essencial das Unidades Escolares foi mantido.
A rede municipal de ensino está formada por 50 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), dez Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e a EMEJA “Austero Manjerona” e seus polos.
O ano letivo de 2022 foi o primeiro totalmente em modo presencial após a pandemia da COVID-19. Diante dos desafios que foram superados no auge da doença em 2020 e 2021, o objetivo da Educação Infantil continua a ser um acompanhamento mais próximo às crianças com relação ao seu desenvolvimento. No Ensino Fundamental, três eixos seguem para o aprendizado dos estudantes: a questão da alfabetização, a questão da produção textual e a questão do raciocínio lógico.
A Secretaria Municipal de Educação também iniciou neste segundo semestre as tratativas administrativas para instituir o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal (PDDE-M), que foi criado pela Lei nº 19.924/2020, e regulamentado pela Prefeitura de São Carlos por meio do Decreto nº 219/2022.
O PDDE-M irá transferir recursos suplementares para as escolas municipais por meio da Associação de Pais e Mestres (APM) de cada Unidade Escolar. Os diretores das escolas poderão utilizar junto com a APM o recurso para melhorar pequenas demandas de infraestrutura física e pedagógica. Para receber o recurso, a escola terá que solicitar à SME a adesão ao PDDE-M, sendo que muitas já deram andamento às documentações.
27/07/2022
Todas Unidades de Saúde vão atender casos de síndrome gripal e fazer testagem
Horário de atendimento será das 9h às 15h
Horário de atendimento será das 9h às 15h
Portanto o posto do SAAE localizado na rua Francisco Possa, Nº 1.450, próximo à sede da Guarda Municipal, no bairro Santa Felícia, local onde está sendo realizado o atendimento e testagem da COVID-19 das 7h30 às 16h30, somente funcionará nesta terça-feira (26/07), sendo desativado na sequência.
A vacinação contra a COVID-19 também continua sendo realizada de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades da Família da Saúde (USF). O horário da vacinação é das 8h às 16h.
“A vacinação contra a COVID-19 em crianças e adolescentes é fundamental porque com as diversas mutações, todos estão suscetíveis a infecção. É de extrema importância a vacinação desse público, a fim de protegê-lo das formas graves e também proteger as famílias, amigos e comunidade escolar, principalmente agora com o retorno das aulas”, defende Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.
FALTOSOS
O Departamento de Vigilância em Saúde informa que de acordo com o relatório analítico de faltosos do Vacivida, a cidade contabilizava nesta segunda-feira (25), 9.776 pessoas sem a segunda dose da vacina contra a COVID-19, sendo 3.321 (5 a 11 anos), 1.254 (12 a 17 anos), 1.707 (20 a 29 anos) e 1.250 (30 a 39 anos). 47.367 pessoas deixaram de tomar a dose adicional (terceira dose), sendo 13.494 (20 a 29 anos), 11.629 (30 a 39 anos) e 8.962 (40 a 49 anos). 71% (34.085) dos faltosos de dose adicional estão na faixa etária de 20 a 49 anos.
São Carlos terá semana com virada brusca no tempo
Ao longo da semana município vai experimentar ventos gelados
Segundo a Climatempo, a umidade relativa do ar se mantém baixa ao longo do dia. Os níveis permanecem confortáveis durante o período da manhã, com declínio após o almoço. A mínima de 23% deve ser atingida por volta das 16h.
Prazo de incentivo fiscal para indústrias de São Carlos termina em 31 de julho
As empresas do ramo ou que contribuam com o ICMS devem realizar a solicitação da redução da alíquota do IPTU de 2023, até a data limite
O prazo de solicitação de incentivo fiscal para empresas do ramo da indústria se encerra no próximo dia 31 de julho, em São Carlos. Dessa forma, as empresas que são contribuintes do ICMS ou que atuam na área industrial podem solicitar a redução de até 100% sobre a alíquota do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023.
O prazo de solicitação de incentivo fiscal para empresas do ramo da indústria se encerra no próximo dia 31 de julho, em São Carlos.
Os beneficiários deverão cumprir os seguintes pré-requisitos para obter a redução do imposto:
- Ser declarante do valor adicionado
- Ter apresentado valor adicionado positivo nos dois exercícios anteriores ao exercício do requerimento de aplicação do incentivo
- Ter encaminhado à Secretaria Municipal de Fazenda as Guias de Informação de Arrecadação (GIAS) mensais e as Declarações para o Índice de Participação dos Municípios (DIPAM), bem como os respectivos protocolos de entrega
Já as empresas do ramo industrial terão direito à equiparação do valor cobrado por metro quadrado das empresas localizadas no Distrito Industrial Miguel Abdelnur, de modo a conferir mais competitividade às empresas que não estão instaladas no distrito.
Para obter mais informações sobre o benefício ou para sanar possíveis dúvidas sobre o processo de solicitação, basta entrar em contato com a administração municipal por meio do endereço transferencias@saocarlos.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3362-2986.
Eventos fecham ruas no Centro de São Carlos no domingo
Interdições devem durar o dia todo, segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito; confira as vias alternativas
Dois eventos interditam o trânsito de São Carlos em dois pontos no domingo (24). Os fechamentos de rua atingem locais na região central.
Segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a rua Episcopal deve fechar das 8h às 17h para a realização do 1º Campeonato Paulista de Rolimã. A interdição afeta trecho da rua entre a 7 de Setembro e Geminiano Costa. Não será possível a travessia da Episcopal durante o evento.
A SMTT solicita que os moradores ou comerciantes das vias que estarão interditadas entrem em contato com os controladores de acesso para entrada e saída de seus veículos e pede a compreensão dos motoristas para que neste domingo procurem rotas alternativas no horário dos eventos.
Caminhos alternativos
Santa Casa de São Carlos arrecada R$ 30 mil com 1º Arraiá
Dinheiro arrecadado será utilizado na reforma das duas salas de pré-parto da Maternidade
Dinheiro arrecadado será utilizado na reforma das duas salas de pré-parto da Maternidade
A Santa Casa de São Carlos arrecadou R$ 30.257,69 (trinta mil duzentos e cinquenta e sete reais e sessenta e nove centavos) com a realização do seu 1º Arraiá. O evento ocorreu no dia 10 de julho e encerrou o Arraiá da Igreja de São Nicolau, que contou com festividades julinas na sexta (8) e sábado (9).Quem compareceu ao Arraiá da Santa Casa pôde acompanhar os shows de Beloti e Viana e da banda Cleber Harrison Trio, formada pelo músico Cleber no vocal e guitarra, e pelos médicos da Santa Casa, Dr. Rafael Izar, no baixo, e Dr. Roberto Muniz Júnior na bateria.
Além disso, o evento teve bingo beneficente, rifa de prêmios, brincadeiras para as crianças e comidas típicas.
De acordo com a Gerente de Captação de Recursos, Ângela Oioli, o valor arrecadado será de extrema importância para a reforma da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva. “Esse valor já está no fundo de reforma e será usado para a reforma das duas salas de pré-parto, conforme anunciamos antes do Arraiá”, afirmou.
O Provedor Antônio Valério Morillas Júnior ressaltou que o evento foi um sucesso e agradeceu pela ajuda de todos. “Nosso muito obrigado ao padre Robson e toda sua equipe da igreja São Nicolau, à população que compareceu e a todos os nossos colaboradores, que se empenharam para que essa festa fosse um sucesso”, disse.
SAIBA COMO AJUDAR COM A REFORMA DA MATERNIDADE:
CENTRAL DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
(16) 3509-1270 / (16) 99230-9294 (WhatsApp).
Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h.
Aos sábados, das 9h às 15h.
21/07/2022
São Carlos registra 32 interrupções na rede elétrica por pipas
Levantamento da Cpfl aponta que de janeiro a maio de 2022 foram observadas 173 ocorrências em dez cidades da região
A Companhia Paulista de Força e Luz (Cpfl), que administra a rede elétrica da região, informou que São Carlos teve 32 interrupções de energia devido a acidentes com pipas nas fiações.
O levantamento, que levou em consideração as ocorrências registradas entre janeiro e maio deste ano, informou que foram observadas 173 ocorrências de interrupção da energia por pipas enroscadas nos fios em dez cidades da região.
A Companhia Paulista de Força e Luz (Cpfl), que administra a rede elétrica da região, informou que São Carlos teve 32 interrupções de energia devido a acidentes com pipas nas fiações.
Manutenção em adutora pode deixar bairro de São Carlos sem água
O Saae comunicou nesta segunda-feira (18) que uma manutenção de emergência poderá provocar um desabastecimento na região da Vila Prado
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que fará uma manutenção emergencial na adutora da bomba de abastecimento da Vila Prado, nesta segunda-feira (18).
Com a manutenção, a autarquia alerta para um possível desabastecimento de água no bairro e na região.
Final de semana promete calor e tempo muito seco em São Carlos
Umidade do ar pode ficar abaixo dos 20%, segundo a previsão do tempo; cuidados devem ser redobrados em períodos mais secos
O final de semana promete ser de muito calor e tempo extremamente seco, com o índice da umidade do ar ficando abaixo dos 20% em São Carlos. Nesta sexta-feira (15), o dia amanheceu mais quente e o sol nasceu mais cedo, com menos nuvens.
A sexta-feira começou atingindo os 17ºC, com a umidade do ar já abaixo dos 60%. Segundo o Climatempo, a temperatura deve ficar entre 15ºC e 29ºC, com o pico de temperatura previsto para 14h. Hoje, a umidade do ar deve ficar entre 19% e 54%, situação de emergência.
Aberto processo licitatório para operacionalização de radares
Envelopes referentes a esta Licitação serão recebidos e protocolados impreterivelmente até às 9h do dia 27 de julho de 2022
A Prefeitura de São Carlos publica nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial do Município, o Pregão Presencial Nº 13/2022, do tipo menor preço global, Processo Nº 18290/2021, que dispõe sobre a contratação de empresa para locação e implantação, operacional e manutenção de equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito no município.Os envelopes referentes a esta Licitação serão recebidos e protocolados impreterivelmente até às 9h do dia 27 de julho de 2022, no Departamento de Procedimentos Licitatórios, Seção de Licitações, localizado na rua Episcopal, nº 1.575 (3º andar), no Centro. A sessão pública de abertura dos envelopes ocorre no mesmo dia e local a partir das 9h30.
O valor máximo da contratação é de R$ 22.356.847,00 referente ao período do contrato de 60 meses (5 anos) e para 10 radares fixos com monitoramento de 30 faixas. O valor anual é de R$ 4.471.369,40.
Na análise dos atestados apresentados pelas licitantes, o pregoeiro juntamente com a equipe, levará em conta os produtos ou serviços fornecidos, devidamente registrados na entidade competente, acompanhados das respectivas Certidões de Acervo Técnico-CAT.
A empresa participante deve comprovar aptidão para desempenho das seguintes atividades: instalação e manutenção de equipamentos de fiscalização de velocidade do tipo discreto com OCR; instalação de equipamentos de fiscalização de infrações de avanço, parada sobre a faixa de pedestres e velocidade e instalação e manutenção de sistema de gestão de trânsito.
De acordo com o secretário de Transpor e Trânsito, Paulo Luciano, a empresa vencedora do processo licitatório vai ter que cumprir a Resolução Nº 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “A resolução determina que os dispositivos de fiscalização devem dispor de novas funcionalidades, como registro de latitude e longitude, bem como de reconhecimento de placas de veículos”, ressalta o secretário.
Até outubro de 2021, São Carlos operava com três radares móveis e seis fixos.
NÚMEROS
Em 2020 foram lavradas pelos radares fixos e móveis 30.451 infrações de trânsito, período referente de janeiro a dezembro, uma média 3.045 por mês. Outras 2.885 infrações foram lavradas pelos agentes de trânsito, Polícia Militar e Guarda Municipal. Já em 2021, de janeiro a setembro, período em que os radares funcionaram, foram lavradas 12.759 infrações, uma média de 1.063 mensalmente. Os agentes lavraram outras 1.272 infrações. De janeiro desse ano até o último mês de julho foram lavradas pelos agentes 14.390 infrações de trânsito.
Secretaria de Trabalho oferece curso de informática em São Carlos
A iniciativa é gratuita e os interessados em participar da capacitação devem efetuar a inscrição a partir desta quarta-feira (13)
A Secretaria Municipal de Trabalho está oferecendo um curso gratuito de informática para moradores de São Carlos e região que tenham interesse na área.
Os interessados em participar da capacitação devem efetuar a inscrição a partir desta quarta-feira (13), diretamente na sede da secretaria, localizada na Avenida São Carlos, 1.839 - Centro.
Bolsa Empreendedor oferece 1,9 mil vagas na região de São Carlos
Os interessados em participar do programa devem efetuar as inscrições até 21 de julho e as aulas estão previstas para começar em agosto
O Programa Bolsa Empreendedor abriu inscrições para a quarta turma de 2022, oferecendo 1.973 vagas para a região central do Estado, em diversas cidades próximas a São Carlos.
Os interessados em participar do programa devem realizar as inscrições até o dia 21 de julho, por meio do site da iniciativa Bolsa do Povo.
O objetivo da iniciativa é proporcionar especialização profissional à população, a fim de que esta se capacite para ingressar no mercado de trabalho formal, saindo da situação de vulnerabilidade.
Para obter mais informações, basta entrar em contato na central de atendimento por meio do número 0800 7979 800 ou (11) 98714-2645.
1º Arraiá da Santa Casa reúne centenas de pessoas em prol da Maternidade
Fundos arrecadados com festa julina serão destinados para reforma de duas salas de pré-parto da Maternidade
O primeiro Arraiá da Santa Casa foi realizado no último domingo (10), na Igreja de São Nicolau, das 10h às 18h, e reuniu centenas de pessoas. A festa julina encerrou o Arraiá de São Nicolau, que teve eventos na sexta-feira (8) e sábado (9).
O objetivo deste último dia foi arrecadar recursos para a reforma das duas salas de pré-parto da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva. “A Santa Casa e a Maternidade são instituições da cidade de São Carlos. 99,9 por cento dos são-carlenses passaram por esses dois locais. Então essa aproximação e a transparência de mostrar os projetos, de dizer o que estamos fazendo com o dinheiro arrecadado, isso é de fundamental importância”, afirmou a Gerente de Captação de Recursos, Angela Oioli.
Quem compareceu neste domingo pôde acompanhar os shows de Beloti e Viana e da banda Cleber Harrison Trio, formada pelo músico Cleber no vocal e guitarra, e pelos médicos da Santa Casa, Dr. Rafael Izar, no baixo, e Dr. Roberto Muniz Júnior na bateria. Além disso, o evento teve bingo beneficente, rifa de prêmios, brincadeiras para as crianças e todas as comidas típicas julinas.
O funcionário público Elder Leopoldo Junior, de 34 anos, frequenta a igreja e levou os filhos e a esposa para participar da festa da Santa Casa. “Para nós é um prazer estar aqui prestigiando a Santa Casa, que faz tão bem para a nossa cidade”, afirmou.
O Provedor Antônio Valério Morillas Júnior disse que esse primeiro Arraiá foi um sucesso e agradeceu ao padre Robson e a população. “Nosso muito obrigado a toda comunidade da Igreja São Nicolau, ao padre Robson e a toda sociedade são-carlense pelo apoio que tem dado à Santa Casa”, concluiu.
Prefeitura inicia reconstrução da Dona Alexandrina em São Carlos
Trecho será interditado e haverá mudanças nos itinerários dos ônibus; obras devem durar 60 dias
Começa nesta segunda-feira (11) a reconstrução do pavimento em mais um trecho da Rua Dona Alexandrina, no Centro de São Carlos. A obra deve ser realizada em 60 dias e será necessário interdição do trecho e mudanças nos itinerários das linhas de ônibus.
O serviço será realizado inicialmente no corredor de ônibus localizado na rua Dona Alexandrina, entre Major José Inácio e Conde do Pinhal. A obra é necessária em virtude do grande desgaste do solo, que dificulta a passagem dos ônibus, causando transtornos para os pedestres, principalmente quando a água da chuva fica empossada no desnivelamento do pavimento.
Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC – USP chegam a 4.118 atendimentos nas sessões de tratamentos das sequelas provocadas pela COVID-19
Em específico na área da fisioterapia, foram tratadas dores musculares e articulares diversasA parceria do Centro de Pesquisa em Óptica e Fo
A parceria do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC – USP com a Secretaria de Saúde de São Carlos, a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, e o Instituto INOVA/CITESC – Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde, atendeu no Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19 (Parque Eco Tecnológico Damha – Ecotec Damha) a marca de 4.118 atendimentos nas sessões de tratamentos das sequelas provocadas pela COVID-19, nas áreas de fisioterapia e odontologia.Em específico na área da fisioterapia, foram tratadas dores musculares e articulares diversas, sequelas relacionadas a fadiga moderada e grave, alterações respiratórias e limitantes, formigamento de membros, tonturas de natureza geral e inclusive alterações de equilíbrio. Na odontológica, os atendimentos se concentraram nos casos envolvendo a ausência parcial ou total de olfato e paladar, os relacionados com zumbidos nos ouvidos, paralisia facial e seus efeitos.
A equipe de pesquisadores do CEPOF – INCT – IFSC – USP, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, teve dedicação contínua e diferenciada nos casos estudados e tratados, com resultados positivos acima da média para proposta desta natureza, ou seja, os tratamentos das sequelas provocadas pela COVID-19.
Com técnicas contidas em resultados das pesquisas aplicadas, e publicações científicas na área, somadas a alta tecnologia nos equipamentos usados nos tratamentos, a exemplo dos equipamentos da empresa são-carlense parceira: MMOptcs, os pacientes tratados multiplicam-se ao agradecer os resultados positivos, e a poderem voltar a ter qualidade de vida.
Fontes: Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP; Kleber Chicrala – Jornalismo Científico – CEPOF – INCT – IFSC – USP; Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador CEPOF – INCT – IFSC – USP; e Portal USP São Carlos – USP.
São Carlos gastou quase o dobro de Araraquara com testes de Covid-19
Município vizinho fez parceria com a UNESP e pagava R$ 70 por exame, enquanto São Carlos gastou R$ 7 milhões, sem licitação, com DNA Consult
Enquanto São Carlos gastou cerca de R$ 7 milhões, sem licitação, para comprar testes RT-PCR para detecção da Covid-19 da empresa DNA Consult, a um custo médio de R$ 112,80 cada teste, a cidade vizinha de Araraquara, fez parceria com a UNESP e pagou, em média, R$ 70 pelo mesmo tipo de teste. Ou seja, os números mostram que São Carlos pagou quase o dobro que Araraquara por um teste de Covid-19. A cidade poderia ter economizado cerca de R$ 3 milhões, caso tivesse feito parceria semelhante.Durante a pandemia de Covid-19, Araraquara contou com parceria com a Unesp (Fundunesp – Fundação para o Desenvolvimento da Unesp) para a realização de RT-PCR, com um custo médio de R$ 70 por exame. Também foram aplicados testes antígenos pelo município, com custo em torno de R$ 6, o kit. O município não comprou exames de laboratórios da rede particular.
“Essa parceria com a Unesp e a aplicação de testes antígenos garantem, desde o início da pandemia, o atendimento de 100% da demanda em Araraquara, com a realização, até o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, de mais de 127 mil exames RT-PCR e quase 290 mil testes antígenos”, destacou a Prefeitura de Araraquara, em nota.
Além de Araraquara, várias outras cidades da região fizeram parceria com a UNESP para a realização dos testes de Covid-19. Entre eles, estão Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema, Descalvado, Dourado, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Tabatinga e Trabiju.
Já em São Carlos, o contrato assinado entre a Prefeitura e a DNA Consult, ainda em abril de 2020, não especificava a quantidade de testes que a empresa realizaria no município ao longo da vigência do contrato. Apenas especificava o valor, de R$ 1,8 milhão, válido por 12 meses. Além disso, previa que após esse período, o valor poderia ser reajustado seguindo a variação do IPCA no período.
Porém, na prática, não foi bem isso que aconteceu. Em 2020, ano em que a empresa assinou contrato com a Prefeitura em abril, a Administração Municipal pagou R$ 1.540.260,00. Já em 2021, o valor pago deu um salto e quase triplicou, atingindo R$ 5.402.640,34. As informações foram encaminhadas pela Prefeitura. Os pagamentos eram efetuados com o aval do então Secretário de Saúde, Marcos Palermo, responsável pela gestão do contrato.
A Prefeitura disse que fechou contrato com a empresa pois, em abril de 2020, ela seria a única do município habilitada a fazer o exame RT-PCR pelo Instituto Adolfo Lutz. No entanto, não houve explicação a respeito dos motivos de laboratórios de outros municípios não terem sido cogitados, nem consultados para a realização dos exames.
Além disso, cabe ressaltar que a DNA Consult obteve a habilitação no dia 22 de abril de 2020, de acordo com o Comunicado Nº 14, publicado pelo Instituto Adolfo Lutz no Diário Oficial do Estado. No entanto, o contrato entre a Prefeitura e a DNA Consult foi assinado no dia 03 de abril daquele ano. Ou seja, 20 dias antes da empresa conseguir a habilitação.
LICITAÇÃO-No final de junho, a Prefeitura revogou uma licitação que estava em andamento para contratar uma empresa visando a realização dos testes RT-PCR para detecção da Covid-19. De acordo com a gestão municipal, no ano de 2022 foram realizados um total de 740 exames de RT-PCR sendo 600 em janeiro, 78 em fevereiro, 42 em março, 05 em abril, 06 em maio e até o presente momento 9 em junho.
Além disso, após aquisição e recebimento de testes de antígenos para COVID-19 pelo Governo do Estado, as Unidades de Saúde têm realizado os exames para diagnóstico dos pacientes que apresentam quadro de Síndrome Gripal e de Síndrome Respiratória Aguda Grave através do teste de antígeno.
Sendo assim, São Carlos usará os testes de antígenos, tendo em vista a vantagem de serem mais simples de usar, não requererem uma estrutura laboratorial, o resultado fica pronto em média em 15 minutos, oferecem resultados rápidos o que permitem alcançar alta cobertura de testagem e agilidade para a realizações das ações e manejo clínico. Atualmente, a cidade conta com 45.210 testes disponíveis e já solicitou mais 16.800 unidades junto ao governo paulista.
Município vizinho fez parceria com a UNESP e pagava R$ 70 por exame, enquanto São Carlos gastou R$ 7 milhões, sem licitação, com DNA Consult
Enquanto São Carlos gastou cerca de R$ 7 milhões, sem licitação, para comprar testes RT-PCR para detecção da Covid-19 da empresa DNA Consult, a um custo médio de R$ 112,80 cada teste, a cidade vizinha de Araraquara, fez parceria com a UNESP e pagou, em média, R$ 70 pelo mesmo tipo de teste. Ou seja, os números mostram que São Carlos pagou quase o dobro que Araraquara por um teste de Covid-19. A cidade poderia ter economizado cerca de R$ 3 milhões, caso tivesse feito parceria semelhante.
Durante a pandemia de Covid-19, Araraquara contou com parceria com a Unesp (Fundunesp – Fundação para o Desenvolvimento da Unesp) para a realização de RT-PCR, com um custo médio de R$ 70 por exame. Também foram aplicados testes antígenos pelo município, com custo em torno de R$ 6, o kit. O município não comprou exames de laboratórios da rede particular.
“Essa parceria com a Unesp e a aplicação de testes antígenos garantem, desde o início da pandemia, o atendimento de 100% da demanda em Araraquara, com a realização, até o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, de mais de 127 mil exames RT-PCR e quase 290 mil testes antígenos”, destacou a Prefeitura de Araraquara, em nota.
Além de Araraquara, várias outras cidades da região fizeram parceria com a UNESP para a realização dos testes de Covid-19. Entre eles, estão Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema, Descalvado, Dourado, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Tabatinga e Trabiju.
Já em São Carlos, o contrato assinado entre a Prefeitura e a DNA Consult, ainda em abril de 2020, não especificava a quantidade de testes que a empresa realizaria no município ao longo da vigência do contrato. Apenas especificava o valor, de R$ 1,8 milhão, válido por 12 meses. Além disso, previa que após esse período, o valor poderia ser reajustado seguindo a variação do IPCA no período.
Porém, na prática, não foi bem isso que aconteceu. Em 2020, ano em que a empresa assinou contrato com a Prefeitura em abril, a Administração Municipal pagou R$ 1.540.260,00. Já em 2021, o valor pago deu um salto e quase triplicou, atingindo R$ 5.402.640,34. As informações foram encaminhadas pela Prefeitura. Os pagamentos eram efetuados com o aval do então Secretário de Saúde, Marcos Palermo, responsável pela gestão do contrato.
A Prefeitura disse que fechou contrato com a empresa pois, em abril de 2020, ela seria a única do município habilitada a fazer o exame RT-PCR pelo Instituto Adolfo Lutz. No entanto, não houve explicação a respeito dos motivos de laboratórios de outros municípios não terem sido cogitados, nem consultados para a realização dos exames.
Além disso, cabe ressaltar que a DNA Consult obteve a habilitação no dia 22 de abril de 2020, de acordo com o Comunicado Nº 14, publicado pelo Instituto Adolfo Lutz no Diário Oficial do Estado. No entanto, o contrato entre a Prefeitura e a DNA Consult foi assinado no dia 03 de abril daquele ano. Ou seja, 20 dias antes da empresa conseguir a habilitação.
LICITAÇÃO-No final de junho, a Prefeitura revogou uma licitação que estava em andamento para contratar uma empresa visando a realização dos testes RT-PCR para detecção da Covid-19. De acordo com a gestão municipal, no ano de 2022 foram realizados um total de 740 exames de RT-PCR sendo 600 em janeiro, 78 em fevereiro, 42 em março, 05 em abril, 06 em maio e até o presente momento 9 em junho.
Além disso, após aquisição e recebimento de testes de antígenos para COVID-19 pelo Governo do Estado, as Unidades de Saúde têm realizado os exames para diagnóstico dos pacientes que apresentam quadro de Síndrome Gripal e de Síndrome Respiratória Aguda Grave através do teste de antígeno.
Sendo assim, São Carlos usará os testes de antígenos, tendo em vista a vantagem de serem mais simples de usar, não requererem uma estrutura laboratorial, o resultado fica pronto em média em 15 minutos, oferecem resultados rápidos o que permitem alcançar alta cobertura de testagem e agilidade para a realizações das ações e manejo clínico. Atualmente, a cidade conta com 45.210 testes disponíveis e já solicitou mais 16.800 unidades junto ao governo paulista.
Pesquisa da UFSCar busca voluntários com dor no ombro
Interessados devem ter entre 18 e 60 anos e sofrer com incômodos no local há, pelo menos, três meses
Uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está em busca de voluntários que sofrem com dor no ombro para aplicação de exercícios fisioterapêuticos.
Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com o pesquisador responsável por meio do telefone (16) 99734-8105 ou pelo endereço vandergava@estudante.ufscar.br.
Os voluntários receberão uma avaliação presencial e serão orientados quanto à realização dos exercícios fisioterapêuticos por meio de videoconferências.
Para isso, os participantes serão orientados à realização das atividades duas vezes por semana ao longo de 12 meses, além da disponibilidade para responder aos questionários de evolução dos pacientes.
O objetivo é comparar os resultados apresentados antes e após a aplicação dos exercícios de reabilitação, a fim de identificar se houve melhora no quadro dos pacientes.
São Carlos na agenda nacional comemorativa do Centenário da Semana de 22
Em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, IMA e Projeto Contribuinte da Cultura propõem um programa
A programação em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, realizada pelo Instituto Mário de Andrade (IMA) e pelo Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos, inclui eventos presenciais e digitais e teve início no dia 23 de junho, através da parceria Sesc São Carlos, com o lançamento do livro “Mário de Andrade, epicentro” e bate-papo presencial com seu autor, o sociólogo Maurício Trindade da Silva e com o pesquisador e professor da UFSCar, Pedro Varoni.A partir dessa data, os novos eventos da programação “A Semana de 100 Anos” serão divulgados por meio das mídias do IMA e pela agenda oficial do Estado de São Paulo, a Agenda Tarsila (https://agendatarsila.com.br/programacao).
A programação inclui: exposições, exibições audiovisuais, apresentações artísticas e encontros formativos em diversos locais da cidade, como teatros, espaços públicos, escolas públicas, entre outros, e é direcionada a públicos de perfis variados. Inclui atividades que contemplam todas as idades e parte da programação é construída com a participação de alunos de escolas públicas. Todas as atividades são livres e gratuitas.
Chef Mara Salles vem a São Carlos para participar do evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional
O programa “A Semana de 100 Anos” realizará no próximo dia 12 de julho, às 19h, no Restaurante Nanmi, o evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional, constituído por três atividades.
A primeira delas será a Roda de Conversa “Os Sabores e Saberes da Floresta”, com a presença da Chef Mara Salles, referência nacional em cozinha brasileira, chef e proprietária do Restaurante Tordesilhas, em São Paulo e membro do grupo internacional Cumari: From Rainforest to Table; de Michele Bunemer, formada em gastronomia e hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, professora do Senac São Carlos e consultora em gastronomia em diversos restaurantes e empresas do Brasil e com a presença de Ricardo Lobo, formado em gastronomia e hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, chef e pesquisador da culinária brasileira em São Carlos.
Dentre os convidados presenciais, o evento conta com a participação de representantes do Centro de Cultura indígena da UFSCar (CCI) e da Pró Reitoria de Extensão (ProEx), representados pela Coordenadora de Cultura da ProEx UFSCar, a Dr.ª Carla Regina Silva, coordenadora da Coordenadoria de Cultura do – Programa de Cultura e Extensão da UFSCar e pelo Centro de Cultura Indígena (CCI) da UFSCar.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é, atualmente, uma das Universidades brasileiras com alunos da maior diversidade de povos indígenas. Desde o ano de 2008, com a realização de seu primeiro Vestibular Indígena, estudantes indígenas de mais de 45 povos diferentes estão ou estiveram vivendo na cidade de São Carlos para estudar. O Campus São Carlos conta com mais de 200 estudantes indígenas matriculados e, em muitos casos, outros membros da família também os acompanham. A UFSCar desenvolve alguns projetos e organizações específicas, como o Programa de Educação Tutorial PET ‘Saberes Indígenas’ e o PET ‘Saúde Indígena’, o Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), que nasceu na UFSCar em 2013, a Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar que ocorre anualmente e os Centros de Cultura Indígenas (CCI) que possuem organizações nos campi de São Carlos, Sorocaba e Araras.
As outras duas atividades do evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional ocorrerão no dia 16 de agosto, às 19h, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) em São Carlos, com uma nova Roda de Conversa denominada “Na mesa com os Andrades”, encontro que contará com a presença do escritor, cineasta e artista gráfico Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade e de Patrícia Galvão, a Pagú; e de Carlos Augusto de Andrade Camargo, sobrinho e responsável pelos direitos autorais da obra de Mário de Andrade. No mesmo dia e local acontece o lançamento do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, de Rudá K. de Andrade.
O evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional tem curadoria geral de Ruy Sardinha Lopes, professor doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Restaurante Nanmi e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos e faz parte de um ciclo de atividades que propõe mostrar a importância da culinária como ingrediente fundamental da cultura, segundo o pensamento modernista, expressado através de diferentes ângulos por Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Fátima Camargo, presidente do IMA, explica que “A Semana de 100 Anos” menciona temas diretamente relacionados a aquele momento da realização da Semana de 22, no Teatro Municipal de São Paulo e outros relativos a transformações inspiradas no Movimento Modernista, no que diz respeito à apreciação estética, ao comportamento e à visão de mundo. “Fazem parte do conteúdo dessa programação, temas e nomes, em certos casos, separados por grandes distâncias de tempo e de espaço, alguns mais brilhantes e outros menos conhecidos, mas igualmente potentes e afinados com a estética e com o pensamento modernista, tão aclamados e tão vaiados na Semana de 22”.
Com atividades livres e gratuitas, a programação dos eventos de “A Semana de 100 anos” foi pensada para públicos de diferentes perfis, idades e conta com uma Curadoria Coletiva. “A curadoria coletiva é composta por especialistas de diferentes áreas, que atuam como consultores, curadores, como parceiros, cada um trazendo seu conhecimento, suas opiniões e ideias para preparar a programação”, explica Fátima Camargo.
SERVIÇO
Roda de conversa: “A Semana de 100 Anos” apresenta “Os Sabores e Saberes da Floresta”
Local: Restaurante Nanmi (Rua São Sebastião, 1555, São Carlos)
Data: 12 de julho 2022, às 19h
Convidados(as): Mara Salles, Restaurante Tordesilhas, São Paulo;
Michele Bunemer, professora do SENAC, São Carlos, chefe e pesquisadora da culinária brasileira; Ricardo Lobo, chefe e pesquisador da culinária brasileira em São Carlos e representantes do Centro Cultural Indígena da UFSCar e da Profª Dr.ª Carla Regina Silva, coordenadora do Programa de Cultura e Extensão da UFSCar e pelo Centro de Cultura Indígena (CCI) da UFSCar.
Curadoria geral: Ruy Sardinha Lopes, Prof. Dr. do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP)
Realização: Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos
Apoio: Restaurante Nanmi e Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão da USP Campus São Carlos
Motociclistas com escapamentos barulhentos atormentam são-carlenses
Quando autuado em flagrante, proprietário do veículo deve pagar multa, pela infração de natureza grave, no valor de R$ 195,23
Alguns efeitos da pandemia, da crise econômica e do aumento do preço dos combustíveis, como o grande aumento de motociclistas pelas ruas, inclusive entregadores – motoboys, aumentaram também o barulho de motos, o que por si só já amplia a poluição sonora urbana. Para piorar a situação, o barulho causado por motociclistas com motos que têm seus escapamentos adulterados, vem atormentando a vida dos são-carlenses. Além do barulho, outra reclamação é a velocidade praticada por alguns motociclistas nas principais vias da cidade. A falta de punição dos infratores que causam os ruídos acima do previsto e a falta fiscalização, são as principais broncas da população.A situação mistura dois problemas – o proprietário da moto que não substitui o escapamento danificado e o exibicionista, que retira propositalmente o filtro do escapamento para fazer o barulho infernal.
A servidora pública Andréia Jordão afirma que é moradora do Parque Faber, nas imediações do Shopping Iguatemi. Segundo ela, a partir das 18h, vários motociclistas com o escapamento sem filtro, passam a atormentar aquela região. “Eles causam um barulho ensurdecedor. É um barulho infernal, muito desagradável. Eu suponho que estes motociclistas estejam retirando os filtros de propósito para fazer barulho e mostrar que a moto é potente para se exibirem. O fato é que atrapalham a vida de toda a vizinhança. A bagunça só cessa lá pelas 22h, às vezes 23h. Eu tenho um bebê que sofre muito com esta poluição sonora. O porteiro do prédio afirma que quando faz seu plantão aqui não suporta tanta barulhada. Nós não queremos que a polícia deixe seus afazeres de combater bandidos para correr atrás de motociclistas. Desejamos que a fiscalização de trânsito fiscalize isso e impeça que estas pessoas continua perturbando a nossa vida e atrapalhando nosso descanso”, desabafa ela.
O sub-comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar da Região de São Carlos, Paulo Roberto Nucci Júnior, afirma que apesar de ter várias prioridades, a corporação tem se empenhado bastante em coibir a poluição sonora causada pelas motocicletas com problemas nos escapamentos.
“Tivemos um total de 399 motos vistoriadas somente em junho durante operações para combater a poluição sonora. Destas, 50 motos foram apreendidas. Em junho já houve 361 operações com minibloqueios, e também operações em desmanches para coibir várias irregularidades. Além disso estamos fazendo uma campanha educativa e de orientação em parceria com a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos). “Grande parte dos motociclistas são entregadores. Aumentou muito o número de entregadores, principalmente depois da pandemia da Covid-19 e a grande maioria usa motos”.
O secretário municipal de Segurança Pública, coronel Samir Gardini, explica que escapamento de motocicleta deve ser fiscalizado pela Polícia Militar. “Realizamos operações conjuntas em apoio à Polícia Militar. Quando a gente programa as operações em conjunto dentro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, fazemos alguma coisa, mas a autuação é exclusiva da PM, Amarelinho e Guarda Municipal não podem fazer este tipo de punição.
A Prefeitura de São Carlos também está realizando operações educativas para orientar motociclistas e tentar inibir a poluição sonora causada por veículos. O secretário Paulo Luciano ressalta que várias atividades neste sentido vem sendo realizadas.
MULTAS E PUNIÇÕES
O trânsito é realmente “barulhento”, mas existem limites para os ruídos emitidos por veículos automotores. No caso das motocicletas, estes sons estrondosos, muitas vezes, são ocasionados por alterações no escapamento e têm gerado muito desconforto às pessoas.
Existem duas legislações distintas sobre esses exageros do barulho produzido pelas motocicletas. Uma é diretamente relacionada às modificações feitas nos veículos sem alterar o documento. A outra é sobre a falta de manutenção no veículo.
De acordo com o artigo 230, parágrafo VII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com alguma característica alterada, seja ela cor ou até mesmo o escapamento, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$195,23 e medida administrativa, ficando o veículo retido para regularização.
No mesmo artigo, porém no parágrafo XI, existe outra infração: a condução de veículos com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A descarga livre ocorre quando o escape está apenas com um cano, sem nenhuma espécie de abafador ou silenciador, aumentando ainda mais o ruído do escapamento. Caso o condutor não resolva o problema no momento da autuação, poderá pagar multa de R$127,96, referente à infração média.
Etec libera gabarito das provas do vestibulinho do segundo semestre
Os exames para os cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo foram aplicados no domingo (3) em todo o Estado
O Centro Paula Souza divulgou os gabaritos oficiais das provas do vestibulinho Etec do segundo semestre. Os exames para os cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo foram aplicados no domingo (3) em todo o Estado.
Os gabaritos oficiais e as provas do processo seletivo estão disponíveis para consulta no site. Ao conferir o gabarito, os candidatos ao curso de especialização técnica em Gestão de Projetos EaD, devem desconsiderar a questão 14, que foi anulada.
Vagas na cidade
Parque ecológico está com inscrições abertas pára a programação das férias de inverno
O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, depois de 2 anos, retoma a programação especial das férias de inverno de 9 e 24 de julho. As atividades foram divididas em três ações: Quarta com Bicho, Passeio Noturno Educativo e o Curso de Férias com Acampamento.
A Quarta com Bicho será realizada nos dias 6 e 20 de julho em dois horários, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. São 25 vagas por turma. A atividade tem como proposta a interação do participante com algumas espécies de animais silvestres, aprender sobre seus hábitos, alimentação e habitat, além de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Parque Ecológico nas áreas de educação ambiental, preservação e conservação de espécies e pesquisa. Podem participar crianças a partir de 5 anos. As inscrições devem ser feitas diretamente na administração do Parque. Para se inscrever é necessário fazer uma doação de acordo com a idade do participante: maiores de 12 anos, jovens e adultos, devem doar um pacote de fralda geriátrica, tamanho G por pessoa; crianças com idade entre 6 e 11 anos, um frasco de desinfetante de 2 litros e até 5 anos, um sabonete líquido para pele sensível. As doações serão repassadas para um abrigo de idosos Dona Helena Dornfeld.
O Passeio Noturno Educativo será realizado nos dias 8 e 22 de julho. O objetivo é proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer o comportamento dos animais de hábitos noturnos e curiosidades sobre o meio ambiente. Durante o percurso é possível ver onças, raposas, corujas entre outros animais difíceis de serem visualizados durante o dia. Assim como para as outras atividades, os interessados devem se inscrever com antecedência. As inscrições custam R$ 50,00 (inteira), R$ 25,00 (meia) e R$ 10,00 para menores de 4 anos. Pagam meia-entrada estudantes, idosos e pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto também inscrito. Todos os recursos são gerenciados pela Sociedade de Amigos do Parque Ecológico de São Carlos.
Já o Curso de Férias de Inverno com Acampamento acontece de 12 a 15 de julho. Podem participar crianças dos 8 aos 13 anos. Durante os quatro dias a programação acontecerá das 8h às 17h com atividades específicas para cada dia. O objetivo é despertar nas crianças o interesse e o espírito de proteção e preservação da natureza, através de aulas interativas sobre preservação e manejo de animais silvestres, meio ambiente e tudo que nele existe, de uma forma divertida e descontraída, fazendo com que os participantes entendam a importância e a necessidade de se preservar o meio ambiente, não poluindo o ar, rios, parques e principalmente respeitar as outras formas de vida. As inscrições (R$ 150,00 por pessoa) também devem ser feitas com antecedência na administração do Parque. Mais de uma criança da mesma família e/ou amigos (inscrições juntas) tem desconto de 10%.
O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O horário de atendimento é de terça a domingo das 8h às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.
Núcleo Luz de Figueira apresenta projeto para construção de hospice em São Carlos
Por meio do Projeto Fraterno Servir, Núcleo oferece cursos de capacitação como o de culinária
O prefeito Airton Garcia, juntamente com os secretários de Planejamento e Gestão, Bill Moreira e de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, recebeu na manhã desta quarta-feira (6), no Paço Municipal, a madre Maria Cleonice, monja da Ordem Graça Misericórdia, organização religiosa cristã, autônoma e ecumênica, sem vínculo formal com nenhuma religião instituída.A Ordem já desenvolve um projeto na região do Antenor Garcia por meio do Núcleo Luz de Figueira – Imaculada Casa do Alívio do Sofrimento, filiado à Federação Humanitária Internacional (FFHI) e que atende mais de 50 famílias de baixa renda. Além do apoio com doação de alimentos, o Núcleo distribuí também, mobiliário, vestuário, calçados, utensílios domésticos, além de medicamentos e outros artigos de primeira necessidade. Por meio do Projeto Fraterno Servir também oferece cursos de capacitação como de culinária que em 8 módulos forma adolescentes e jovens da comunidade.
Todo esse trabalho já é de conhecimento da Prefeitura que somente aguarda o cadastramento da entidade no Conselho Municipal de Cidadania e Assistência Social para que futuramente possa estabelecer convênio com o Núcleo.
“O prefeito Airton Garcia já conhece esse nosso trabalho, porém hoje viemos apresentar um outro projeto: Casa de São Lázaro de cuidados paliativos. Conseguimos uma área no Santa Felícia e também recebemos um imóvel em doação e vamos construir um “hospice”, local onde poderemos oferecer cuidados paliativos com assistência integral para pacientes que estejam diante de uma doença grave e avançada, próximo ao final da vida, englobando apoio aos seus familiares. Hospice também é uma filosofia do cuidado”, explicou a madre Maria Cleonice.
A monja ressaltou, ainda, que o propósito dessa Casa é o respeito à autonomia do paciente. “Atenção e disponibilidade para atender a necessidade de cada paciente, família e profissionais envolvidos nos cuidados ao sofrimento humano”, finaliza.
“É um projeto muito bonito e fico contente de São Carlos ter sido escolhida para recebê-lo. A Prefeitura vai apoiar com tudo o que estiver na lei, já solicitei ao nosso secretariado, pois é mais um importante instrumento na rede de cuidados do município”, disse o prefeito Airton Garcia.
O atendimento médico e psicológico oferecido aos pacientes será realizado por voluntários capacitados que se somarão a uma equipe multiprofissional e todos os serviços não terão custo.
A construção e o custeio do projeto serão mantidos pelo Núcleo Luz de Figueira por meio de doações para a Casa de São Lázaro que podem ser realizadas pelo PIX financeiro@casadesaolazaro.org ou pelo Banco do Brasil na agência 6509-9, conta corrente 28.182-4. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (11) 96398-8481. Inicialmente serão construídos 51 leitos.
Por meio do Projeto Fraterno Servir, Núcleo oferece cursos de capacitação como o de culinária
O prefeito Airton Garcia, juntamente com os secretários de Planejamento e Gestão, Bill Moreira e de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, recebeu na manhã desta quarta-feira (6), no Paço Municipal, a madre Maria Cleonice, monja da Ordem Graça Misericórdia, organização religiosa cristã, autônoma e ecumênica, sem vínculo formal com nenhuma religião instituída.
A Ordem já desenvolve um projeto na região do Antenor Garcia por meio do Núcleo Luz de Figueira – Imaculada Casa do Alívio do Sofrimento, filiado à Federação Humanitária Internacional (FFHI) e que atende mais de 50 famílias de baixa renda. Além do apoio com doação de alimentos, o Núcleo distribuí também, mobiliário, vestuário, calçados, utensílios domésticos, além de medicamentos e outros artigos de primeira necessidade. Por meio do Projeto Fraterno Servir também oferece cursos de capacitação como de culinária que em 8 módulos forma adolescentes e jovens da comunidade.
Todo esse trabalho já é de conhecimento da Prefeitura que somente aguarda o cadastramento da entidade no Conselho Municipal de Cidadania e Assistência Social para que futuramente possa estabelecer convênio com o Núcleo.
“O prefeito Airton Garcia já conhece esse nosso trabalho, porém hoje viemos apresentar um outro projeto: Casa de São Lázaro de cuidados paliativos. Conseguimos uma área no Santa Felícia e também recebemos um imóvel em doação e vamos construir um “hospice”, local onde poderemos oferecer cuidados paliativos com assistência integral para pacientes que estejam diante de uma doença grave e avançada, próximo ao final da vida, englobando apoio aos seus familiares. Hospice também é uma filosofia do cuidado”, explicou a madre Maria Cleonice.
A monja ressaltou, ainda, que o propósito dessa Casa é o respeito à autonomia do paciente. “Atenção e disponibilidade para atender a necessidade de cada paciente, família e profissionais envolvidos nos cuidados ao sofrimento humano”, finaliza.
“É um projeto muito bonito e fico contente de São Carlos ter sido escolhida para recebê-lo. A Prefeitura vai apoiar com tudo o que estiver na lei, já solicitei ao nosso secretariado, pois é mais um importante instrumento na rede de cuidados do município”, disse o prefeito Airton Garcia.
O atendimento médico e psicológico oferecido aos pacientes será realizado por voluntários capacitados que se somarão a uma equipe multiprofissional e todos os serviços não terão custo.
A construção e o custeio do projeto serão mantidos pelo Núcleo Luz de Figueira por meio de doações para a Casa de São Lázaro que podem ser realizadas pelo PIX financeiro@casadesaolazaro.org ou pelo Banco do Brasil na agência 6509-9, conta corrente 28.182-4. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (11) 96398-8481. Inicialmente serão construídos 51 leitos.
FESC abre inscrições para segundo semestre
Inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de julho
A Fundação Educacional São Carlos (FESC) informa que já estão abertas as matrículas para os cursos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), da Universidade Aberta do Trabalhador (UNIT), do Programa de Inclusão Digital (PID) e do Centro Esportivo e Cultural. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de julho.No Centro Esportivo Cultural (CEC), localizado na FESC 1, na Vila Nery, estão disponíveis vagas para hidroginástica, violão iniciantes e treinamento funcional. O curso de hidroginástica sai por R$ 88,00, os demais por R$ 35,00.
A Universidade Aberto do Trabalhador (UNIT) oferece vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Corte e Costura Doméstica, Colcha de Patchwork, Língua Espanhola, Costurando Ideias, Introdução ao Investimento e Planejamento Financeiro Pessoal. Para qualquer um dos cursos a parcela é de R$ 35,00 mensalmente. Todos as aulas serão ministradas na FESC 1, na Vila Nery.
Pelo Programa de Inclusão Digital (PID) estão sendo disponibilizadas vagas para as capacitações de Hardware – Montagem e Configuração de Computadores, Introdução ao Design Gráfico e Edição de Vídeos, Mídias Sociais e Internet para a Melhor Idade, Tecnologias para a Melhor Idade (Windows, Word e Internet), Office para o Trabalho (Word, Excel e Power Point), Smartphone (Android), Smartphone para a Maturidade, Tecnologias para a Melhor Idade (Windows, Word e Internet) e Office para o Trabalho (Word, Excel e Power Point). Para qualquer um dos cursos a parcela é de R$ 45,00 mensalmente. As turmas serão montadas na FESC 1, na Vila Nery e na FESC 2, na Vila Prado.
Já a Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) oferece vagas nas aulas de Artesanato, Atividade Física Moderada, Atividade Física Leve, Atividade Física Preventiva, Bocha Iniciantes, Bocha Intermediário, Caminhada e Atividades Físicas Orientadas, Quintal Cultural, Consciência Corporal, Consciência Corporal: Coluna, Corpo e Dança 1, Cérebro Ativo na Maturidade, Danças Circulares, Dança Livre, Decoupage, Desenho, Envelhecer Bem, Eis a Questão, Exercitando a Memória, Pilates, Fast Alongamento, Grupo de Percussão, Grupo de Teatro, O Poder da Mente/Meditação e Relaxamento, Treinamento Funcional, Ritmos Brasileiros: Corpo, Canto em Movimento, Atividades Físicas Preventivas. Para os cursos da UATI a mensalidade é de R$ 35,00. As turmas serão montadas na FESC 1, na Vila Nery e na FESC 2, na Vila Prado.
“Estamos oferecendo mais de 40 cursos. Podem participar de qualquer um dos cursos pessoas a partir dos 18 anos. As aulas começam em agosto”, explica Fernando Carvalho, diretor presidente da FESC.
As matrículas podem ser feitas na FESC 1, na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery, das 8h às 21h e na FESC 2, na rua Itália, 756, na Vila Prado, das 8h às 16h. Para realizar a matrícula são necessários os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço. Para fazer atividade física é necessário apresentar atestado médico. A Fundação também disponibiliza bolsas de estudo.
Os horários dos cursos podem ser vistos no site da Fundação, no www.fesc.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3362-0580 ou (16) 3375-3285.
Inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de julho
A Fundação Educacional São Carlos (FESC) informa que já estão abertas as matrículas para os cursos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), da Universidade Aberta do Trabalhador (UNIT), do Programa de Inclusão Digital (PID) e do Centro Esportivo e Cultural. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de julho.
No Centro Esportivo Cultural (CEC), localizado na FESC 1, na Vila Nery, estão disponíveis vagas para hidroginástica, violão iniciantes e treinamento funcional. O curso de hidroginástica sai por R$ 88,00, os demais por R$ 35,00.
A Universidade Aberto do Trabalhador (UNIT) oferece vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Corte e Costura Doméstica, Colcha de Patchwork, Língua Espanhola, Costurando Ideias, Introdução ao Investimento e Planejamento Financeiro Pessoal. Para qualquer um dos cursos a parcela é de R$ 35,00 mensalmente. Todos as aulas serão ministradas na FESC 1, na Vila Nery.
Pelo Programa de Inclusão Digital (PID) estão sendo disponibilizadas vagas para as capacitações de Hardware – Montagem e Configuração de Computadores, Introdução ao Design Gráfico e Edição de Vídeos, Mídias Sociais e Internet para a Melhor Idade, Tecnologias para a Melhor Idade (Windows, Word e Internet), Office para o Trabalho (Word, Excel e Power Point), Smartphone (Android), Smartphone para a Maturidade, Tecnologias para a Melhor Idade (Windows, Word e Internet) e Office para o Trabalho (Word, Excel e Power Point). Para qualquer um dos cursos a parcela é de R$ 45,00 mensalmente. As turmas serão montadas na FESC 1, na Vila Nery e na FESC 2, na Vila Prado.
Já a Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) oferece vagas nas aulas de Artesanato, Atividade Física Moderada, Atividade Física Leve, Atividade Física Preventiva, Bocha Iniciantes, Bocha Intermediário, Caminhada e Atividades Físicas Orientadas, Quintal Cultural, Consciência Corporal, Consciência Corporal: Coluna, Corpo e Dança 1, Cérebro Ativo na Maturidade, Danças Circulares, Dança Livre, Decoupage, Desenho, Envelhecer Bem, Eis a Questão, Exercitando a Memória, Pilates, Fast Alongamento, Grupo de Percussão, Grupo de Teatro, O Poder da Mente/Meditação e Relaxamento, Treinamento Funcional, Ritmos Brasileiros: Corpo, Canto em Movimento, Atividades Físicas Preventivas. Para os cursos da UATI a mensalidade é de R$ 35,00. As turmas serão montadas na FESC 1, na Vila Nery e na FESC 2, na Vila Prado.
“Estamos oferecendo mais de 40 cursos. Podem participar de qualquer um dos cursos pessoas a partir dos 18 anos. As aulas começam em agosto”, explica Fernando Carvalho, diretor presidente da FESC.
As matrículas podem ser feitas na FESC 1, na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery, das 8h às 21h e na FESC 2, na rua Itália, 756, na Vila Prado, das 8h às 16h. Para realizar a matrícula são necessários os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço. Para fazer atividade física é necessário apresentar atestado médico. A Fundação também disponibiliza bolsas de estudo.
Os horários dos cursos podem ser vistos no site da Fundação, no www.fesc.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3362-0580 ou (16) 3375-3285.
UFSCar cria Comitê de Crise para mobilização contra cortes no Orçamento
Foi aprovada também uma moção do ConsUni e do Conselho de Curadores da UFSCar – Em defesa da Educação, da Ciência e Tecnologia
A crise de financiamento das Universidades e Institutos Federais e o impacto do corte de 7,2% no orçamento 2022 da UFSCar foram o tema único da 262ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (ConsUni), nesta sexta-feira (1/7). Com o corte, a UFSCar perdeu R$ 4.638.021,02 para 2022, com o orçamento para o funcionamento das atividades de manutenção na Universidade caindo de R$ 41.303.882,00 para R$36.665.881,79.A partir do crítico cenário orçamentário apresentado, o ConsUni aprovou a criação de um Comitê de Crise institucional para organizar agenda permanente de mobilização e luta, a realização de um evento público online organizado pela gestão da UFSCar e com a participação de outras universidades e institutos federais e o apoio à manifestação do Conselho de Curadores da UFSCar sobre a situação atual para a imprensa regional (assista à gravação da reunião do Conselho).
Foi aprovada também uma moção do ConsUni e do Conselho de Curadores da UFSCar – Em defesa da Educação, da Ciência e Tecnologia, de nossas Universidades e Institutos Federais e de um outro Brasil possível.
A Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, abriu a reunião contextualizando a comunidade sobre o cenário deficitário e como o mesmo tem sido denunciado pela gestão desde a aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2022, em que o orçamento da UFSCar para este ano já estava deficitário em R$ 14 milhões. Ela destacou que a falta de normalidade na gestão das universidades e institutos federais de todo o País, a partir dos últimos cortes realizados em junho, fez urgente trazer a crise ao ConsUni, para entender, avaliar e traçar estratégias de mobilização para a recomposição orçamentária.
O Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Djalma Ribeiro Júnior, destacou a preocupação com todos os avanços já alcançados ruma à democratização do acesso ao Ensino Superior Público de qualidade e a uma universidade diversa, a partir da implementação de políticas públicas como o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), a Política de Ações Afirmativas e o programa de bolsa permanência para os estudantes indígenas e quilombolas, que representaram um cenário de avanço e conquistas.
“A universidade pública hoje é um espaço mais democrático e diverso que foi construído a partir de muita luta. Com as políticas públicas, cerca de 70% da universidade é composta por estudantes com renda familiar abaixo de 1,5 salários, negros, indígenas e pessoas com deficiência. Esta universidade que foi se transformando e se tornando mais democrática e diversa está, desde 2016, sendo ameaçada a partir dos cortes no orçamento que limitam a permanência e o crescimento dos programas de assistência e permanência estudantil”, alertou o Pró-Reitor.
Devido à gravidade do momento e à necessidade de ampla mobilização, além dos membros do ConsUni, participaram da reunião representantes do Conselho de Curadores da UFSCar e convidados externos que trouxeram informações sobre o impacto do corte orçamentário em outras IFES, na Ciência e Tecnologia, além de discussão sobre o cenário político e econômico e movimentos que estão sendo organizados pela reversão do cenário. Participaram da reunião Marcus Vinicius David, Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Presidente da Associação Nacional de Dirigentes das IFES (Andifes); Dácio Roberto Matheus, Reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC); Eduardo Raupp de Vargas, Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Tania Mara Francisco, Pró-Reitora de Administração da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Foi aprovada também uma moção do ConsUni e do Conselho de Curadores da UFSCar – Em defesa da Educação, da Ciência e Tecnologia
A crise de financiamento das Universidades e Institutos Federais e o impacto do corte de 7,2% no orçamento 2022 da UFSCar foram o tema único da 262ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (ConsUni), nesta sexta-feira (1/7). Com o corte, a UFSCar perdeu R$ 4.638.021,02 para 2022, com o orçamento para o funcionamento das atividades de manutenção na Universidade caindo de R$ 41.303.882,00 para R$36.665.881,79.
A partir do crítico cenário orçamentário apresentado, o ConsUni aprovou a criação de um Comitê de Crise institucional para organizar agenda permanente de mobilização e luta, a realização de um evento público online organizado pela gestão da UFSCar e com a participação de outras universidades e institutos federais e o apoio à manifestação do Conselho de Curadores da UFSCar sobre a situação atual para a imprensa regional (assista à gravação da reunião do Conselho).
Foi aprovada também uma moção do ConsUni e do Conselho de Curadores da UFSCar – Em defesa da Educação, da Ciência e Tecnologia, de nossas Universidades e Institutos Federais e de um outro Brasil possível.
A Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, abriu a reunião contextualizando a comunidade sobre o cenário deficitário e como o mesmo tem sido denunciado pela gestão desde a aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2022, em que o orçamento da UFSCar para este ano já estava deficitário em R$ 14 milhões. Ela destacou que a falta de normalidade na gestão das universidades e institutos federais de todo o País, a partir dos últimos cortes realizados em junho, fez urgente trazer a crise ao ConsUni, para entender, avaliar e traçar estratégias de mobilização para a recomposição orçamentária.
O Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Djalma Ribeiro Júnior, destacou a preocupação com todos os avanços já alcançados ruma à democratização do acesso ao Ensino Superior Público de qualidade e a uma universidade diversa, a partir da implementação de políticas públicas como o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), a Política de Ações Afirmativas e o programa de bolsa permanência para os estudantes indígenas e quilombolas, que representaram um cenário de avanço e conquistas.
“A universidade pública hoje é um espaço mais democrático e diverso que foi construído a partir de muita luta. Com as políticas públicas, cerca de 70% da universidade é composta por estudantes com renda familiar abaixo de 1,5 salários, negros, indígenas e pessoas com deficiência. Esta universidade que foi se transformando e se tornando mais democrática e diversa está, desde 2016, sendo ameaçada a partir dos cortes no orçamento que limitam a permanência e o crescimento dos programas de assistência e permanência estudantil”, alertou o Pró-Reitor.
Devido à gravidade do momento e à necessidade de ampla mobilização, além dos membros do ConsUni, participaram da reunião representantes do Conselho de Curadores da UFSCar e convidados externos que trouxeram informações sobre o impacto do corte orçamentário em outras IFES, na Ciência e Tecnologia, além de discussão sobre o cenário político e econômico e movimentos que estão sendo organizados pela reversão do cenário. Participaram da reunião Marcus Vinicius David, Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Presidente da Associação Nacional de Dirigentes das IFES (Andifes); Dácio Roberto Matheus, Reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC); Eduardo Raupp de Vargas, Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Tania Mara Francisco, Pró-Reitora de Administração da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Entraves dificultam obras antienchentes em rotatória de São Carlos
Prefeitura trabalha em alargamento de ponte que represa o Monjolinho, mas espera que a Rumo também altere ponte férrea; obra no Mineirinho enfrenta burocracia
Considerada uma das "obras chave" para a resolução do problema das enchentes na Rotatória do Cristo, em São Carlos, o alargamento da ponte do Jardim Bandeirantes 2 iniciou a fase de preparação das ferragens. Outras intervenções, contudo, que também são fundamentais para extinguir as cheias estão aquém do esperado a cinco meses da temporada de cheias.Segundo o secretário de Obras Públicas, João Batista Muller, o alargamento da ponte sobre o Córrego Monjolinho sofreu um atraso por causa da dependência de remoção de um poste para o início dos trabalhos. Com o serviço feito pela CPFL, os serviços começaram a ser realizados.
"[A ponte] é a jusante da linha férrea e hoje ela tem uma medida muito pequena. Vamos fazer com 11 metros de largura por 21,7 m de comprimento, que é justamente para dar a vazão necessária para o volume de água", explicou.
Todavia, mesmo com a expectativa da obra ficar pronta antes de dezembro, quando dá início a temporada de chuvas, a entrega da infraestrutura nova não garante que as cheias na Rotatória do Cristo acabem.
Além da ponte que está sob intervenção, a passagem da linha férrea sobre o Monjolinho costuma represar a água em dias de chuva forte. Este problema é motivo de contenda entre o Ministério Público Federal e a concessionária Rumo que se arrasta na Justiça Federal. Os procuradores da República pedem que a empresa seja obrigada a realizar os trabalhos, hipótese refutada pelo outro lado. A resolução do impasse é aguardada pelo município.
"A nossa expectativa é que vença essa demanda, porque é uma obra de aproximadamente R$ 15 milhões que certamente o município não tem condições de executar", comentou.
Transbordamento do Mineirinho
Uma terceira intervenção na região da rotatória corre o risco de atrasar ou até mesmo ficar sem verba do governo do Estado.
A conexão entre o córrego do Mineirinho e o Monjolinho é motivo de dor de cabeça quando chove forte na região do Grande Santa Felícia. Construída há anos, a infraestrutura não consegue dar vazão ao alto volume de água e transporta em temporais.
Como resultado, parte da rotatória é frequentemente interditada, fechando um dos principais dispositivos viários de São Carlos.
Uma obra que deveria resolver o problema depende de aval do governo do Estado para continuar. Durante os primeiros dias de intervenção, os engenheiros descobriram a necessidade de uma adaptação do projeto original. Como o contrato já está assinado e São Paulo pagará as contas a Prefeitura de São Carlos depende de autorização para dar andamento à construção da nova passagem de água, conforme Muller. A obra está orçada em pouco mais de R$ 1 milhão.
"Alteramos o projeto e encaminhamos à Secretaria de Desenvolvimento Regional e estamos aguardando para ver se é possível aproveitar o objeto daquilo que já foi licitado com pequenas alterações. Aumentou um pouco o valor da obra, mas estamos confiantes que teremos autorização do governo do Estado para fazer o convênio", conclui.
O que diz a Rumo
Em nota, a Rumo afirmou que "não se contrapõe a projetos que possam contribuir para o desenvolvimento da região, desde que, consideradas as devidas responsabilidade pelas causas das inundações, respeitem as diretrizes da resolução 2695/2008, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)".
A empresa ressaltou que o Tribunal Regional Federal "suspendeu os efeitos da sentença que havia determinado a realização de obras sem a efetiva análise das causas das inundações". "Tal análise deveria balizar eventuais obras no local".
Para a Rumo, "os problemas de alagamento na região são decorrentes do crescimento urbano, do adensamento populacional e a consequente impermeabilização do solo no município nos últimos anos".
Inauguração do"shopping popular" de São Carlos
Espaço intitulado José Ferreira Mota foi inaugurado neste sábado (2) e conta com 64 boxes; comerciantes elogiaram a nova área
Foi inaugurado na manhã deste sábado (2) o "Shopping Popular José Ferreira Mota", que substitui o camelódromo no Centro de São Carlos. O espaço conta com 64 boxes para instalação das lojas, sanitários e estacionamento e foi muito elogiado entre os comerciantes.
"Um espaço bem melhor, a proteção é melhor, gostei muito mesmo. Dá diferença porque no outro a gente tinha uma prateleira e neste não tem, mas minhas coisas deram certinho aqui. Está bem movimento, o pessoal veio conhecer e está procurando as coisas, espero que continue assim", comentou Leila.
A dupla vende produtos de fabricação própria, entre eles tapetes de crochê, produtos de feltro e lã, e agora com um espaço maior para exposição, as duas acreditam que estarão no "centro das vendas" novamente.
"A gente achava que estava muito escuro, muito escondido, e com a vinda para cá a gente percebeu uma luz, deu uma abertura maior, um espaço maior para as pessoas trafegarem. Ali foi bom, mas não tinha abertura como a gente tem como agora, então a gente acredita que aos poucos a gente vai se recolocando no mercado", disse Cintia.
O espaço deve seguir o horário do comércio e do Mercado Municipal, funcionando de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h, com atendimento facultativo até às 17h, geralmente nos dois primeiros sábados do mês.
Comércio de São Carlos abrirá no feriado de 9 de julho
Lojas podem atender das 9h às 15h; confira outros feriados com funcionamento já autorizado
O comércio de rua e dos bairros de São Carlos e Ibaté estará funcionando neste sábado (9), feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, das 9h às 15h. Em shopping e galerias, o horário de atendimento é reduzido (veja abaixo).
Região de São Carlos tem 500 vagas para vestibular das Fatecs
Inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 28 de junho, pela internet; veja cursos disponíveis por cidade
Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.
Paróquias da região de São Carlos celebram dia de São João
Santo conhecido por ser festeiro é um dos três santos juninos; confira a programação da região
Em Dourado, que tem São João Batista como padroeiro da cidade e cuja data é feriado municipal, a tradicional festa é ainda maior e terá mais de um mês de duração, com expectativa de receber 30 mil visitantes.
A programação festiva da cidade também começa hoje, às 18h, com a tradicional quermesse da barraca da festa, além de shows ao vivo com artistas locais e regionais.
Após a missa, a paróquia realiza a tradicional quermesse de São João com venda de pastel, comidas típicas e serviços de bar. No sábado (25) a festa continua com comidas, bebidas e show de prêmios.
A paróquia fica na Rua Antonio Carlos Ferraz, 1.315, no Santa Felícia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3376-2586.
Veja como fica o tempo no fim de semana em São Carlos
Previsão aponta dias de sol, mas com temperaturas mais baixas e bastante vento; veja como fica
Segundo o Climatempo, nesta sexta-feira (24) os termômetros devem marcar entre 12ºC e 29ºC. O dia continua extremamente seco, com a umidade do ar chegando a 22% e ventos mais fortes no período da tarde.
No domingo (26) há um leve sinal de queda de temperatura, isso porque a mínima permanece em 14ºC, mas a máxima cai para 25ºC. O sol sem nuvens deve ajudar a esquentar, mas é o dia que os ventos devem ficar mais fortes, chegando a 29 km/h no período da tarde.
Previsão estendida
Para a próxima semana, há previsão de mudança brusca de tempo, com temperaturas que podem voltar a ficar abaixo dos 10ºC, com máxima também abaixo dos 25ºC.















.jpg)





.jpg)




.jpg)
.jpg)

.jpg)

.jpg)


.jpg)
.jpg)







.jpg)


.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário