quarta-feira, 2 de março de 2022

São Carlos abre cinco novos leitos de UTI nesta quarta-feira

 


De janeiro de 2022 para cá, a UTI Covid vinha se mantendo com 100% de ocupação. Nos últimos dez dias, o número de internações caiu. E a ocupação oscilou entre 80% e 90%.

"Acreditamos que isso está associado a dois fatores: ao aumento da cobertura vacinal, com a inclusão das crianças e, também, ao fato de que, toda vez que uma nova cepa aparece, as pessoas entram em contato com ela e, depois, começam a apresentar uma imunidade maior. Foi exatamente isso que aconteceu em 2021. Mas, da mesma forma que houve queda em 2021 e voltou a subir agora, não sabemos se uma nova variante vai surgir e se o número de casos, internações e mortes vai voltar a aumentar. Por isso, é importante, que mantenhamos os protocolos sanitários, que sigamos com a vacinação e que tenhamos mais leitos à disposição da população", explica a Infectologista e Diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Carolina Toniolo Zenatti.A Santa Casa vai colocar mais cinco leitos de UTI Covid em operação a partir desta quarta-feira (2). O Ministério da Saúde habilitou os leitos de terapia intensiva para pacientes com Covid em janeiro e, na semana passada, a Prefeitura Municipal de São Carlos assinou a nova contratualização e autorizou a reabertura das vagas.


Com isso, o hospital passa a contar com 15 leitos de UTI Covid. Importante ressaltar que a Santa Casa está em processo de credenciamento definitivo desses leitos, o que quer dizer que, mesmo depois da pandemia da Covid-19, a população vai contar com mais 15 leitos de terapia intensiva para o tratamento de outras enfermidades.

De janeiro de 2022 para cá, a UTI Covid vinha se mantendo com 100% de ocupação. Nos últimos dez dias, o número de internações caiu. E a ocupação oscilou entre 80% e 90%.

"Acreditamos que isso está associado a dois fatores: ao aumento da cobertura vacinal, com a inclusão das crianças e, também, ao fato de que, toda vez que uma nova cepa aparece, as pessoas entram em contato com ela e, depois, começam a apresentar uma imunidade maior. Foi exatamente isso que aconteceu em 2021. Mas, da mesma forma que houve queda em 2021 e voltou a subir agora, não sabemos se uma nova variante vai surgir e se o número de casos, internações e mortes vai voltar a aumentar. Por isso, é importante, que mantenhamos os protocolos sanitários, que sigamos com a vacinação e que tenhamos mais leitos à disposição da população", explica a Infectologista e Diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Carolina Toniolo Zenatti.

Fonte: Secretária  Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elton Carvalho está confiante que São Carlos terá um deputado estadual eleito após 20 anos

  O vereador Elton Carvalho (Republicanos) que é presidente municipal do partido Republicanos e candidato a deputado estadual por São Carlos...