sexta-feira, 22 de julho de 2022

UFSCar busca voluntárias para estudo sobre depressão pós-parto


 Uma pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está em busca de mulheres voluntárias para um estudo sobre depressão pós-parto. 

Para participar, é necessário ter passado pela experiência do parto há, no máximo,10 meses. A contribuição com o estudo consiste em responder a um questionário online, disponível no site da universidade.

O tempo estimado de resposta ao questionário é de 20 minutos e é garantido o sigilo das informações fornecidas, bem como dos dados pessoais das voluntárias.  

Com base nos dados coletados, o estudo busca mapear o índice de mulheres que apresentam depressão pós-parto, que pode ser comum devido à pressão social por elas sofrida em relação à obrigação da mãe de estar sempre feliz após o nascimento do filho. 

A pesquisadora responsável pelo estudo afirma que possui foco maior na constatação do índice de depressão pós-parto entre mulheres autodeclaradas pretas e pardas, visto que, do ponto de vista da marginalização social histórica, essa população tende a estar mais vulnerável ao abandono parental, à ausência de assistência financeira e outras violências. 

Os resultados da pesquisa serão de suma importância para a construção de uma base de dados capaz de auxiliar agências e redes de saúde a diagnosticar a doença e ampliar os serviços de assistência a mulheres que enfrentam tal situação. 

Para obter mais informações sobre o estudo e como participar, as interessadas podem entrar em contato com a pesquisadora responsável por meio do endereço helenafrs@estudante.ufscar.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elton Carvalho está confiante que São Carlos terá um deputado estadual eleito após 20 anos

  O vereador Elton Carvalho (Republicanos) que é presidente municipal do partido Republicanos e candidato a deputado estadual por São Carlos...