segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Dom Luiz Carlos Dias presidiu Sacramento da Crisma na Paróquia de São Cristóvão


 No dia 20 de agosto passado, aconteceu na Paróquia de São Cristóvão em São Carlos, Diocese de São Carlos, a Santa Missa com o rito da Confirmação.

Nosso bispo Diocesano, Dom Luiz Carlos Dias presidiu a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e o pároco da Paróquia de São Cristóvão, pe Dionísio Santos concelebrou a Santa Eucaristia.

Foi a primeira vez que Dom Luiz Carlos esteve na Paróquia, onde crismou vinte cristãos, entre jovens e adultos da comunidade. A formação da preparação da Confirmação teve inicio em Agosto de 2021 sob a coordenação de Mari Roman.

Dom Luiz Carlos na ocasião convidou os crismandos e toda a comunidade a olharem para Nossa Senhora assunta ao céu, como modelo dos seguidores de Jesus e disse: “Espelhem-se em Maria! Levem Maria para vossa casa. Levem Maria em seu coração. Nós temos, na Igreja, a graça de termos uma Mãe que cuida de cada um de nós como cuidou de seu filho”.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que a Crisma pertence juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã.

É no Sacramento da Crisma, que o Espirito Santo desce sobre cada batizado que pede a Igreja esse dom, o Dom do Espirito Santo. Esse Sacramento encoraja e fortalece o cristão para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

Esse Sacramento recebe esse nome por causa do rito essencial, que é a unção, chama-se Confirmação, pois confirma e reforça a graça batismal.

O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta Feira Santa, o Bispo o consagra para ser utilizado no Batismo, na Confirmação, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na Consagração dos altares e dos sinos.

O óleo representa a alegria, a força e a saúde, quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II cor 2,15).

O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espirito Santo, como em Pentecostes. A efusão imprime na alma um caráter indelével e trás consigo um crescimento da graça batismal.

Poderá receber esse Sacramento, qualquer cristão que tenha sido batizado (Cân. 889 parágrafo 1) e esteja em estado de graça, ter no mínimo 14 anos e estar devidamente preparado (Cân. 889, parágrafo 2).

O Sacramento da Crisma é normalmente presidido pelo Bispo, mas por razões pastorais, ele poderá incumbir determinado sacerdote de celebra-lo.

No rito litúrgico da Santa Missa do Crisma, o Bispo dá ao crismando um suave sopro para que se lembre de que está se tornando um soldado de Cristo.

Por meio desse Sacramento o crismando recebe o dom do Espirito Santo e faz um acordo com Deus e cheio dos dons do Espirito é chamado a testemunhar o amor do Senhor.

 

Deus abençoe você!

 

Missão Consagra-te

Artigo Gisele Botêga

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico

Revisão Pe. Dr. José Edmilson Santos

Dr. em Direito Canônico e Vigário Judicial – Tribunal Eclesiástico de São Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elton Carvalho está confiante que São Carlos terá um deputado estadual eleito após 20 anos

  O vereador Elton Carvalho (Republicanos) que é presidente municipal do partido Republicanos e candidato a deputado estadual por São Carlos...