No dia 20 de agosto passado, aconteceu na Paróquia de São Cristóvão em São Carlos, Diocese de São Carlos, a Santa Missa com o rito da Confirmação.
Nosso bispo Diocesano, Dom Luiz Carlos Dias presidiu a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e o pároco da Paróquia de São Cristóvão, pe Dionísio Santos concelebrou a Santa Eucaristia.
Foi a primeira vez que Dom Luiz Carlos esteve na Paróquia, onde crismou vinte cristãos, entre jovens e adultos da comunidade. A formação da preparação da Confirmação teve inicio em Agosto de 2021 sob a coordenação de Mari Roman.
Dom Luiz Carlos na ocasião convidou os crismandos e toda a comunidade a olharem para Nossa Senhora assunta ao céu, como modelo dos seguidores de Jesus e disse: “Espelhem-se em Maria! Levem Maria para vossa casa. Levem Maria em seu coração. Nós temos, na Igreja, a graça de termos uma Mãe que cuida de cada um de nós como cuidou de seu filho”.
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que a Crisma pertence juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã.
É no Sacramento da Crisma, que o Espirito Santo desce sobre cada batizado que pede a Igreja esse dom, o Dom do Espirito Santo. Esse Sacramento encoraja e fortalece o cristão para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
Esse Sacramento recebe esse nome por causa do rito essencial, que é a unção, chama-se Confirmação, pois confirma e reforça a graça batismal.
O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta Feira Santa, o Bispo o consagra para ser utilizado no Batismo, na Confirmação, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na Consagração dos altares e dos sinos.
O óleo representa a alegria, a força e a saúde, quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II cor 2,15).
O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espirito Santo, como em Pentecostes. A efusão imprime na alma um caráter indelével e trás consigo um crescimento da graça batismal.
Poderá receber esse Sacramento, qualquer cristão que tenha sido batizado (Cân. 889 parágrafo 1) e esteja em estado de graça, ter no mínimo 14 anos e estar devidamente preparado (Cân. 889, parágrafo 2).
O Sacramento da Crisma é normalmente presidido pelo Bispo, mas por razões pastorais, ele poderá incumbir determinado sacerdote de celebra-lo.
No rito litúrgico da Santa Missa do Crisma, o Bispo dá ao crismando um suave sopro para que se lembre de que está se tornando um soldado de Cristo.
Por meio desse Sacramento o crismando recebe o dom do Espirito Santo e faz um acordo com Deus e cheio dos dons do Espirito é chamado a testemunhar o amor do Senhor.
Deus abençoe você!
Missão Consagra-te
Artigo Gisele Botêga
Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico
Revisão Pe. Dr. José Edmilson Santos
Dr. em Direito Canônico e Vigário Judicial – Tribunal Eclesiástico de São Carlos

Nenhum comentário:
Postar um comentário