sexta-feira, 29 de julho de 2022

“Querem me derrubar no tapetão”, diz Airton Garcia

 


O Prefeito Airton Garcia (União Brasil) concedeu entrevista à Rádio CBN São Carlos, na qual falou sobre os últimos acontecimentos políticos. Airton disse que estão tentando derrubá-lo do cargo. “Política é assim mesmo. Os caras perdem da gente nas urnas e depois querem derrubar no tapetão. Isso é normal”. A Câmara já abriu uma Comissão Processante contra o prefeito na última terça-feira (26).

Em relação às 27 exonerações trazidas no Diário Oficial desta quinta-feira (28), Airton confirmou que elas se deram devido à ligação política que os cargos exonerados tinham com vereadores que votaram a favor da abertura da Comissão Processante. “Política é um conglomerado, é interligado. Tem relação política, sim”.

Para o prefeito, em relação à Câmara, faltou um pouco de diálogo por parte da Prefeitura para evitar a abertura da Comissão. “Na política, o melhor caminho é sempre o diálogo. Os votos contrários são momentâneos. Amanhã podem ser favoráveis. Isso é normal. Estou tranquilo”.

Sobre a denúncia que ensejou a abertura da Comissão Processante, Airton minimizou e atrelou a ação à “falta de serviço”. “O pessoal não tem serviço, então fica procurando pelo em ovo. Isso é normal na política. O Ministério Público só faz isso [denunciar], está lá para isso. É normal”.

Airton também falou sobre as suas condições de saúde. “Tenho sérios problemas renais, mas me trato muito bem. Minha mulher é médica, me ajuda muito. E eu consigo tocar as coisas tranquilamente. Sobre as condições mentais, é palavra da oposição. Eu estou tranquilo”.

Questionado sobre a participação da primeira-dama, Dra. Rosária Mazzili Cunha no cotidiano do governo, Airton destacou que ela não tem participação. “Ela é bem discreta nas suas atitudes. Não participa de ações de governo, nem de reuniões com o secretariado”. Por fim, Airton também disse que não tem nada contra o vice-prefeito Edson Ferraz (MDB).

Azuaite assina “Carta pela Democracia” e destaca reação da sociedade contra golpismo e retrocesso


 “Um marco da reação da sociedade brasileira contra o golpismo e um alerta contra aqueles que buscam o retrocesso a um período nefasto e obscurantista que o país já sepultou”. Assim o vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Carlos, qualificou a carta em defesa da democracia, lançada nesta semana pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), da qual foi um dos signatários iniciais. 

O manifesto está mobilizando a sociedade civil num movimento que Azuaite compara às articulações das Diretas-Já nos anos 80, que contribuíram para o fim do regime militar e a redemocratização do país.

Entre as personalidades que primeiro assinaram o documento estiveram ex-ministros como Pedro Malan e Armínio Fraga e ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal (STF) como Ayres Britto, Carlos Velloso, Celso de Mello, Ellen Gracie, Eros Grau, Marco Aurélio Mello e Sepúlveda Pertence e também o padre Júlio Lancelotti e artistas como Chico Buarque e Arnaldo Antunes, além de banqueiros, empresários e cidadãos da sociedade civil.

O documento da USP é uma reação aos ataques sem provas do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro — pelo qual ele foi eleito nas últimas três décadas, sem contestações. 

Azuaite observou que “o Brasil não ficará refém das ameaças de um governante incompetente, porque o Brasil é maior do que aqueles que tentam usurpar nossa democracia e o Estado de Direito”.  Já em setembro do ano passado, num alerta contra as declarações golpistas do presidente da República, o vereador reuniu em São Carlos partidos políticos, sindicatos, associações e parlamentares na articulação de uma Frente em Defesa da Democracia, em oposição à “escalada do nazifascismo no país”.

Com relação à Carta da Faculdade de Direito da USP, Azuaite ratificou seu teor, assinalando que as eleições brasileiras com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplo no mundo. “Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral”, ressaltou o texto.

Azuaite também concorda com a afirmação do manifesto de que  é preciso que os brasileiros fiquem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições. “O Brasil será um pária no contexto internacional caso se sujeite aos arroubos autoritários e não caminhe na normalidade democrática”, declarou.

Uma versão em inglês da carta foi lançada nesta quinta-feira (28), já que os Estados Unidos, depois do Brasil, são o segundo país com o maior número de acessos, seguido por Portugal, Reino Unido e Alemanha. 

Polícia Militar prende homem suspeito de tráfico internacional


 Um homem procurado por todo o Brasil, foi preso pela PM na noite  do dia 28-07-2022, em Araraquara-SP.

Segundo  informações, o sujeito preso é líder de uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas  “Setor dos Países”, ligada ao PCC (Primeiro Comando da Capital).

Felipe .M. da Costa, de 36 anos, conhecido como São Paulo, foi detido no Jd. América, ele  era considerado foragido, após a Operação Solis, deflagradas pela Policia Federal em dezembro de 2021.

Nesta época sete integrantes da quadrilha foram presos em Vila Velha (ES), e com eles policiais civis e federais apreenderam um total de 900 kg de cocaína. A suspeita da Polícia Federal é a de que, um espanhol, especializado em mergulhos e embarcações, iria acoplar a droga em cascos de navios e  mandar para fora do país.

Ainda de acordo com a polícia,  ele também é investigado por comandar um “tribunal do crime” da facção criminosa que deixou vários mortos em Araraquara e municípios vizinhos.  Na época que estaria ocorrendo os tribunais do crime, a polícia conseguiu  libertar algumas pessoas que seriam julgadas e mortas.  Outras foram amarradas, colocadas em veículos, levadas para cativeiros e assassinadas. Segundo o Gaeco, as vítimas foram mortas porque desagradaram os interesses da facção. Felipe conseguiu fugir ao cerco da força tarefa policial do Espírito Santo. Desta vez, em São Paulo não deu sorte, após uma abordagem de rotina, os policias militares chegaram até a casa no Jardim América onde Felipe estava escondido. Outros dois envolvidos foram detidos e conduzidos para o Plantão Policial. Uma pistola calibre 380, municiada e mais de R$ 9.000,00 foram apreendidos.

Todos os envolvidos foram presos e recolhidos a um presídio da região.

Alvejado por todos os lados, Fermiano está numa encruzilhada.


 Edson Fermiano entrou na política pelas mãos do então prefeito Dagnone de Melo em 1997. Depois disso elegeu-se vereador por vários mandatos, ocupando a presidência da Câmara Municipal por várias vezes. Advogado experiente, ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fermiano se mostrou um parlamentar atuante e sempre afeito ao diálogo.

Tais qualidades fizeram com que ele passasse por vários governos municipais como vereador, sempre desempenhando, com capacidade, o papel de articulador, diplomata e conciliador. Em 2016 ele foi um dos artificies da candidatura de Airton Garcia à Prefeitura de São Carlos. Uma vez eleito, Airton premiou o “Dr.”, como é conhecido com o comando da Secretaria Municipal de Governo. Atuando na função da articulação política, primou pela boa relação com  os vereadores, garantindo a governabilidade durante os quatro anos e também a aprovação de projetos importantes, inclusive os empréstimos junto a instituições financeiras que garantiram dezenas de milhões de reais que resultaram no maior programa de recapeamento asfáltico da história do município.

A partir da reeleição de Airton Garcia em 2020, os ventos políticos começaram a mudar. A esquerda conseguiu voltar a ter cadeiras na Câmara com a eleição de vereadores do PSOL e do PT com boa votação. Os problemas de saúde do prefeito e o conflito direto entre Airton Garcia, juntamente com o núcleo duro do Governo e o vice-prefeito, Edson Ferraz e vários de seus aliados, começou a esgarçar a relação entre Executivo e Legislativo e a desfazer a costura política que garantia, até então, uma convivência pacífica e harmônica.

O clima de guerra chegou atualmente ao seu ápice. O Legislativo acaba de aprovar uma Comissão Processante contra o prefeito no Caso da Entulheira e uma CPI que vai investigar possível interferência do alto escalão do Governo numa licitação pública. Como resposta, o prefeito exonerou vários ocupantes de cargos de confiança, o que foi como apagar uma fogueira jogando gasolina.

Antes que a situação chegasse a tal ponto, Fermiano foi convocado pelo Governo para colocar panos quentes nas coisas, apaziguando os ânimos, o que era, àquela altura do campeonato, uma missão quase impossível.  Os vereadores reforçaram que tinham respeito pelo Dr., mas se negaram a recuar de suas decisões. Por outro lado, o núcleo duro do Governo debitou na conta de Fermiano o fracasso das negociações e a abertura tanto da CPI quanto da CP no Legislativo.

No meio de todo este imbróglio, Fermiano, que ficou fora das articulações políticas neste mandato, é alvo de amigos e inimigos. Muitos dos exonerados o culpam diretamente pelas suas demissões. Assim, amigos e inimigos o estão atacando,  afirmando  até mesmo que teria sido ele, Fermiano, o autor da famosa lista das 28 demissões. Assim, alvejado por todos os lados, Fermiano está numa encruzilhada. Praticamente sem função o que ele fará? Será que ele deve voltar pra casa? 

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Canil da GM detém jovem por tráfico de drogas


 Um jovem de 20 anos foi detido pela Guarda Municipal na tarde de 27-07-2022, por tráfico de drogas na Rua Bernardino Fernandes Nunes, Cidade Jardim, São Carlos-SP.

Segundo informações, o Canil da GM estava em patrulhamento preventivo, quando abordou  O.T.N, de 20 anos, levantando-se da beira de um alambrado com algo em sua mão.  Ao  notar a aproximação da viatura, tentou se evadir caminhando. O jovem jogou ao solo 27 pedras de crack. Ao ser abordado, com o jovem foram localizados  R$49,50 e  01 celular  LG .Diante dos fatos o suspeito foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária, autuado em flagrante e recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Força Tática prende procurado pela justiça na Av. Morumbi

 


F.A.S, de 38 anos, foi preso pela Força Tática neste dia 27-07-2022, na Rua Guará, bairro  Vila Morumbi, São Carlos-SP.

De acordo com boletim de ocorrência, havia contra o mesmo um mandado de prisão. Ele foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária, onde foi confirmado o fato, sendo assim foi recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos. Ainda de acordo com dados oficiais, o   mandado foi expedido pela 3ª Vara de São Carlos.

PM prende homens após roubo de caminhonete


 Dois indivíduos foram presos em flagrante na  noite de 27-07-2022, após  o roubo de uma caminhonete na Rua  Elias Arsênios, bairro Jd. Cruzeiro do Sul, São Carlos-SP.

De acordo com  boletim de ocorrência, o Centro de Operações da Polícia Militar  foi informado que 5 indivíduos haviam roubado uma TOYOTA HILUX CD4X4 SRV, ano 2011, placas de São Carlos e tomado sentido a rodovia Washington Luís. As viaturas passaram a patrulhar com vistas. O  cabo Rodrigues e soldado Barros  estavam  pela rodovia Washington Luís, no km  235, tiveram  a  viatura ultrapassada pela caminhonete roubada.

No km 236, três roubadores pararam o veículo no acostamento e empreenderam fuga pelas matas.  No local os policiais abordaram E.M.T.M, de  18 anos e F.R.M.B, DE 41.  Outras viaturas saíram em diligência e os policiais detiveram outros 4 suspeitos.  Todos foram encaminhados para a Central de Polícia Judiciária,  onde E.M.T.M, de  18 anos e F.R.M.B, DE 41, assumiram o roubo do veículo, porém disseram  desconhecer os quatro outros indivíduos capturados. No interior do veículo foi  localizado  uma bolsa feminina, toda revirada, com documentos da vítima,  uma pasta com doze folhas de cheques em branco,  em nome da empresa de propriedade das referidas vítimas, mas faltou a quantia de R$ 1.300,00.

E.M.T.M, de  18 anos e F.R.M.B, de  41, foram autuados em flagrante  de roubo e recolhidos ao Centro de Triagem de São Carlos. Os outros foram liberados.

As vítimas conversaram com nossa equipe de reportagem e segundo as mesmas, elas estavam na  porta de casa, com o portão da garagem aberto, quando foram rendidas pela a quadrilha. Um dos bandidos estava em poder de uma arma de fogo. Eles roubaram a caminhonete e fugiram.

Homem é preso por suspeita de zoofilia e pedofilia em São Carlos


 A Polícia Civil, em parceria com o departamento de Fiscalização, recolheu na manhã desta quinta-feira (28) quatro cachorros vítimas de maus-tratos por um homem que foi preso por suspeita de zoofilia e pedofilia em São Carlos. 

A prisão preventiva do suspeito aconteceu na quarta-feira (27), feita pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Ele foi detido em sua residência no Centro. 

Nesta quinta-feira, a delegada Beatriz Mendes Pereira Lopes e policiais civis retornaram a casa e recolheram quatro cachorros com apoio da prefeitura. O local, segundo fiscais, estava muito sujo e com fezes no chão, categorizando os sinais de maus tratos.  

Os animais serão levados ao canil municipal, onde passarão por exames e ficarão aos cuidados dos profissionais do departamento de Defesa Animal. A prefeitura abrirá um processo administrativo pela Lei Municipal 1.859/2016. 

Ainda de acordo com os fiscais, os policiais e o departamento estão seguindo para outro local, uma chácara onde outros animais estariam sendo mantidos também sob suspeita de maus tratos. 

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Vereadores aprovam Comissão Processante contra prefeito


 Os vereadores de São Carlos aprovaram, por 18 votos a 3, no final da tarde de ontem, a abertura de uma Comissão Processante do “Escândalo da Entulheira” que poderá cassar o mandato do prefeito Airton Garcia (PSL) por improbidade administrativa e falta de decoro. A Comissão Processante será composta pelos vereadores Gustavo Pozzi (PL), que será o presidente, Paraná Filho (PSB), que será o relator e Djalma Nery (PSOL) como membro. O “Caso da Entulheira”, resultou no pagamento, de forma supostamente irregular de R$ 300 mil pela Prefeitura Municipal de São Carlos à empresa Quatroporto Consultoria Ltda-ME em 2017.

O pagamento teria sido feito anos depois da desativação da entulheira, que chegou a ser interditada pela CETESB anos antes. O escândalo também é tema de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual, através do promotor de Justiça, Sérgio Piovesan.

Apenas os vereadores Bira Teixeira (PSD) Robertinho Roda (União Brasil) e Dé Alvim (Solidariedade) votaram contra a abertura do processo contra o prefeito.   Ao final de 90 dias, o relatório da Comissão Processante será votado decidindo se cassa o mandato do prefeito ou o absolve das acusações. Se sofrer o impeachment, Airton será o segundo prefeito de São Carlos cassado em toda a história. Até agora o único cassado, isso na Ditadura Militar, foi José Bento Carlos do Amaral.

De acordo com a denunciante, Natalia Nabhan, “Airton Garcia, não se sabe se por acordo político ou por qualquer outro fato que o ligava a Júlio Cesar Pereira de Souza e à empresa de sua mulher e filhos, a Quatroporto Consultoria Ltda-ME, desviou dinheiro público e renunciou receitas em benefício daquela.”

Segundo a denunciante, a postura de Airton constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres da entidade.

De acordo com o pedido da abertura da Comissão Processante e sua autora, pela efetiva participação nos atos de improbidade chancelados pelo Prefeito Airton Garcia, o Ministério Público entende que Rosangela Catani e Souza deverá ressarcir os valores obtidos indevida e imoralmente, cabendo o mesmo a Mário Luiz Duarte Antunes, Secretário de Fazenda do Município, não só pela facilitação ao esquema, mas também por agir ilicitamente na arrecadação de tributo, renda e conservação do patrimônio público.

Além do ressarcimento ao erário, o Ministério Público pede que Airton Garcia Ferreira, Mário Luiz Duarte Antunes e Rosangela Catani e Souza sejam condenados à proibição de contratar com o poder público, à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos, pena aplicável aos ímprobos, ou seja, aos indignos da vida pública.

“Por derradeiro, vale rememorar que os atos do Ministério Público não vinculam o Poder Legislativo que, altivo, soberano e independente, deve agir e, no caso, agir de maneira exemplar e de modo que aqueles que se acham espertos e pensam ter descoberto a fórmula do crime perfeito, recebam pena pedagógica, capaz de demovê-los de outros atos contra o interesse público”, afirma Natalia.

ÚLTIMA PROCESSANTE – A última Comissão Processante aberta pela Câmara foi em 2016, para investigar o então prefeito Paulo Altomani (PSDB), por susposta ligação com o empresário Rinaldo Luiz Jordão, que era investigado no escândalo da fraude dos cheques sem fundo em que foram desviados R$ 375 mil dos cofres públicos, como apontou o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O pedido foi feito pelo advogado Luís Donizetti Luppi. Os 21 vereadores foram favoráveis à abertura do processo na época. À época a defesa de Altomani conseguiu anular o processo e salvar o tucano do impeachment.

OUTRO LADO-Procurada, a Prefeitura de São Carlos disse que ainda não foi notificada oficialmente e, portanto, neste momento não vai se manifestar.

 


Bicicleta de procedência duvidosa é apreendida pela PM


 A Polícia Militar deteve um homem de 41 anos nesta tarde de 26-07-2022, na Rua Eugênio de Andrade Egas, bairro Costa do Sol, São Carlos-SP.

Segundo boletim de ocorrência, policiais militares abordaram um  indivíduo, o qual pedalava uma bicicleta. O sujeito não soube dizer a procedência da bicicleta. O mesmo foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária, onde a bicicleta foi apreendida e ele foi liberado.

Programa Bolsa Trabalho recepciona 249 bolsistas


 A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda recebeu na última semana, no auditório do Paço Municipal, 249 bolsistas do Programa Bolsa Trabalho para atuarem no suporte em diversos órgãos públicos como Polícia Civil, Polícia Militar, Tiro de Guerra, além dos departamentos municipais.

No local, os bolsistas foram orientados sobre pagamento, folha de frequência, horário e locais de trabalho e o ingresso ao mercado de trabalho após encerramento do programa,

“O potencial de um programa de transferência de renda como este é enorme, além de oferecer uma bolsa, que traz uma grande quantia de recursos para a economia do município, o programa também conta com um curso profissionalizante para ajudar os participantes na qualificação, para assim conseguirem um diferencial em sua recolocação no mercado de trabalho. Temos diversos casos de sucesso de bolsistas que através da rede de relação gerada durante seu vínculo com o programa, conseguiram um novo emprego antes mesmo do término dos cinco meses do bolsa trabalho”, afirmou a secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Valenti.

O Bolsa Trabalho, convênio entre Prefeitura Municipal de São Carlos e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, projeta convocar pelo menos mais 50 bolsistas do município até o final de 2022.

terça-feira, 26 de julho de 2022

Motociclista fica inconsciente após atropelamento

 


Um homem de 51 anos foi atropelado na noite de domingo, 24-07-2022, na Rua Antônio Vigna, bairro Cidade Aracy, São Carlos-SP.

De acordo com boletim de ocorrência, D.F.J, de 51 anos, tentava estacionar uma Honda 150, teria caído na via pública e acabou sendo atropelado por uma van conduzida por um homem de 41 anos. A vítima teria ficado inconsciente. O SAMU foi acionado e encaminhou a vítima para a Santa Casa. A PM acionou a Polícia Científica e depois apresentou a ocorrência na Central de Polícia Judiciária. A médica que atendeu a vítima, relatou para os policiais que o estado da mesma  é muito grave. O fato foi registrado em boletim de ocorrência na Central de Polícia Judiciária. O homem que atropelou a vítima estava trabalhando e segundo informações, não apresentava estado de embriaguez.

São Carlos amplia locais de testagem para Covid

 


A Secretaria de Saúde de São Carlos informou, nesta segunda-feira (25), que ampliará os locais de testagem para diagnóstico da Covid-19 e atendimento de pessoas com síndrome gripal (veja abaixo os endereços).

A partir da próxima quarta-feira (27), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (UFSs) da cidade realizarão a testagem para Covid e farão o atendimento de pessoas com sintomas de gripe.  
O horário de atendimento ao público para realização de testes de Covid e consultas para síndrome gripal será das 9h às 15h, de segunda à sexta-feira.  
 
Locais 
 
UBS Aracy - Rua Sebastião Lemos, 426

UBS Redenção - Rua Desembargador Julio de Faria, 1.700

UBS Botafogo - Avenida José Pereira Lopes, 1.650

UBS Santa Felícia - Rua Joaquim Augusto Ribeiro de Souza, 40

UBS Santa Paula - Rua Luis Saia, 44

UBS Parque Delta - Rua Pedro Cavarette, 151

UBS Cruzeiro do Sul - Rua Basilio Dibbo

UBS Vila Isabel - Rua Vicente de Carvalho, 566

UBS Azulville - Rua Madre Marie Blanche, 1.021

UBS São José - Avenida Araraquara, 1.199

UBS Vila Nery - Rua da Imprensa, 410

UBS Fagá - Rua João Lourenço, 44

Com isso, o posto do Saae, que era o único onde a testagem e o atendimento de pessoas com síndrome gripal estavam sendo feitas, será desativado. 

O posto do Saae, localizado na Rua Francisco Possa, nº 1.450 - Santa Felícia, funcionará somente até esta terça-feira (26), das 7h30 às 16h30.

Vacinação

A Secretaria de Saúde reforça que a imunização contra a Covid de crianças, jovens, adultos e idosos segue sendo realizada em todas as UBSs e USFs, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. 

Com drones, Latam inova na inspeção de aviões em fábrica de São Carlos

 


A companhia aérea Latam modernizou o processo de inspeção externa dos aviões por meio da implantação de drones, em sua fábrica localizada em São Carlos. 

A tecnologia dos drones permite que a inspeção das aeronaves seja 12 vezes mais rápida, visto que a revisão de um avião de médio porte leva, atualmente, cerca de 40 minutos, contra 8 horas empregadas no antigo método. 

A modernização é um avanço no ramo da aviação comercial, pois o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos é o primeiro da América Latina a adotar o sistema de drones na manutenção das aeronaves.  
A tecnologia empregada no centro da Latam é de uma empresa francesa e será adotada por empresas do Chile em breve, embora ainda não tenha data definida.

Sobre a tecnologia

Segundo a Latam, a inspeção externa de aviões por meio de drones é feita em aeronaves do modelo Airbus A320. Os drones permitem registrar entre 1,6 mil e 2 mil fotos da estrutura. 

As fotos têm a função de mostrar aos mecânicos se a pintura, a carenagem, as asas, turbinas e outras estruturas se encontram em bom estado ou se há a necessidade de realizar reparos. 

Embora o método seja autônomo, a implantação de drones no procedimento não substitui a mão de obra humana, visto que os profissionais permanecem desempenhando suas funções na realização dos reparos. 

O Centro de Manutenção da Latam conta com 1.242 mecânicos distribuídos entre os diversos setores das oficinas onde as aeronaves são constantemente avaliadas.

Barateando custos

Além de otimizar o processo de inspeção, tornando-o muito mais rápido e eficiente, a implantação de drones permite que as imagens registradas sejam armazenadas em nuvem, eliminando a necessidade de impressão das fotos. 

Assim, a empresa passou a economizar papel ao passo que contribuiu positivamente para o meio ambiente, além de conferir maior confiabilidade no processo, visto que padroniza o registro das imagens. 

Com habilitação, UPAs de São Carlos receberão R$ 370 mil do MS

 


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cidade Aracy foi habilitada pelo Ministério da Saúde, e com aprovação do Governo Federal, a unidade deve receber R$ 100 mil mensalmente do Sistema Único de Saúde (SUS) para auxiliar nos gastos. 

Segundo a prefeitura, atualmente o custeio total das três unidades de pronto atendimento é de aproximadamente R$ 2,7 milhões, uma média de R$ 900 mil cada. As duas outras já são habilitadas, sendo que a da Vila Prado recebe R$ 170 mil e a do Santa Felícia recebe R$ 100 mil. 

De acordo com a secretária de Saúde Jôra Porfírio, o dinheiro para custear a unidade vinha do investimento das outras, e por isso a habilitação é um motivo de satisfação para a saúde pública municipal. A pasta agora vai buscar o credenciamento. 

"É muito importante essa habilitação, e além do recurso financeiro, também qualifica a capacidade e a estrutura da nossa unidade para atendimento, cumprindo todos os requisitos que foram exigidos pelo MS. Trata-se de uma conquista merecida, foi uma luta antiga para adequar a unidade aos protocolos, e agora com essa documentação em ordem passamos a contar com três unidades totalmente habilitadas, faltando somente o credenciamento, que é o nosso próximo passo", contou. 

A unidade do Cidade Aracy, que também é referência para a população dos bairros Presidente Collor, Antenor Garcia, Zavaglia e Eduardo Abdelnur, atende cerca de 300 usuários por dia, uma média de 9 mil por mês. 

A UPA da Vila Prado é a que atende mais pessoas, uma média de 10.500 usuários, uma média de 350 por dia, e a do Santa Felícia chega a atender em torno de 9 mil pessoas todos os meses.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Encontro reúne veículos de todos os gostos em São Carlos

 


Karmann-Ghia, BMWs, Chevette e picapes dividiram espaço na Avenida Trabalhador São-Carlense neste domingo (24) para o All Down, encontro de carros rebaixados e antigos. O queridinho do país, o Volkswagen Gol, apareceu em diversas propostas e preparações. 

Havia veículos para todos os gostos. Após dois anos de pandemia, o encontro volta para São Carlos e expõe os tunados que ficaram guardados ao longo do tempo.
Para Giovane Semifoque Boiani, todas as tribos se encontraram no evento. 

"Tem de todos os tipos, todos bem-vindos. A intenção é reunir a galera, bater papo e aproveitar o domingão com a família", afirma.  

No público, havia de crianças e idosos. Entre os menores, havia os mais habituados com as preparações, inclusive que sabem dos motores usados e reconhecem as peças usadas. Entre os que não aprenderam ainda a oportunidade é de formar público para a próxima geração de amantes de carros. "Vamos manter essa cultura, trazer para cá para as crianças gostarem de carro, curtir o evento". 

Na última edição do All Down foram reunidos cerca de 350 veículos. A exposição é rotativa, com os carros entrando e saindo conforme o dia vai passando. Entre os clássicos vistos no local estavam um Volkswagen Sedan originalíssimo amarelo. Outro, de cor abóbora, ostentava os cromados que nos anos 1960 faziam sucesso. 

Outro Volkswagen, porém, formou rodinha de curiosos, pela rara aparição e também preparação. Um Karmann-Ghia azul metálico roubou as atenções. O charmoso design italiano com coração alemão recebeu tempero brasileiro. 

O motor boxer feito em São Paulo tem 2.100 cilindradas e é bem maior do que o original. Deu para o carrinho o fôlego esportivo que nunca teve no original.  

Ao lado dele, uma Chevrolet Silverado, que fez sucesso entre os mais abonados nos anos 1990. O motor 4.1 tem duas turbinas e recebeu uma injeção eletrônica especial. A julgar pelo tamanho das turbinas, um verdadeiro plantel está disponível ao toque do acelerador. 

"Hoje na cidade está faltando um pouco disso. Tem muitos carros em São Carlos, muitos que o pessoal nem conhece", afirma Gabriel Melo, o Cabeça, dono de uma auto elétrica. "Então essa reunião com todo mundo é legal, bacana e traz movimento para a cidade". 

Pesquisa em São Carlos analisa ação da vitamina C contra o Alzheimer


 Pesquisadores do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia e do Grupo de Biotecnologia Molecular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, descobriram que a vitamina C pode ter potencial de dificultar a formação da proteína apontada como causadora do Mal de Alzheimer.

Os testes foram feitos em escala laboratorial em pesquisa teórico-experimental que investiga como o ácido ascórbico afeta a formação das placas de beta-amilóide, pequena proteína existente no sistema nervoso central.

Os pesquisadores descobriram que, em escala laboratorial, o ácido ascórbico é capaz de impedir a agregação dessas proteínas e formação das placas, se mostrando promissor para ser usado no tratamento da doença. 
 
Como explica Valtencir Zucolotto, coordenador do Grupo de Nanomedicina da USP (GNano), o trabalho combina estudos experimentais e teóricos, "além de utilizar técnicas avançadas de microscopia, como a microscopia de força atômica (AFM), mostrando o efeito do ácido ascórbico sobre o processo de agregação da beta-amilóide".

Para Isabella Sampaio, autora do trabalho, "os resultados são muito interessantes porque mostram que o ácido ascórbico, uma molécula comum na dieta humana e de baixo custo, atua como um possível inibidor do processo de agregação da beta-amilóide", o que pode ter impacto não só na prevenção da doença como impedir o avanço dela e as perdas cognitivas do paciente.

Segundo Alessandro Nascimento, co-autor do trabalho, "estes achados avançam no conhecimento de fatores que podem estar diretamente ligados ao desenvolvimento da doença". Estudos passados já indicavam que a vitamina E, que também é um antioxidante, tem um papel interessante reduzindo a velocidade de progressão da doença.

Para uma maior compreensão, o ácido ascórbico é uma molécula antioxidante extremamente importante no nosso organismo. Ele promove uma série de respostas de âmbito imunológico, além de manter a integridade endotelial, ou seja, a preservação do endotélio, que é a camada fina de tecido epitelial que reveste a parede interna de todos os vasos sanguíneos, sendo reconhecido por desempenhar múltiplas funções, entre as quais a regulação da pressão arterial e protegendo, inclusive, as células neuronais de danos oxidativos, como os provocados pelas placas na beta-amilóide.

Com esse estudo, os pesquisadores abrem uma porta para investigar o potencial terapêutico do ácido ascórbico no combate à doença de Alzheimer. 

USP e UFSCar lançam Projeto “Formação de Profissionais em Tecnologia da Informação”


 A Universidade de São Paulo, por meio do Polo de Ações Sociais – USP campus São Carlos (PAS-USP SC), e o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão ITI, vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lançaram em 4 de junho o projeto Formação de Profissionais em Tecnologia da Informação (FPTI). O projeto tem a parceria da empresa Tapetes São Carlos e da Escola Técnica Estadual Paulino Botelho (ETEC) de São Carlos do Centro Paula Souza (CPS).

O PAS foi criado em novembro de 2020 após aprovação do Conselho Gestor do campus USP São Carlos. O Conselho Deliberativo do PAS criou, na mesma época, o Grupo de Estudos de Ações Sociais (GEAS) vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da USP – Polo São Carlos. “O GEAS tem como objetivos interagir com escolas públicas de São Carlos para melhoria do ensino e divulgação dos seus projetos e do PAS no mundo corporativo, visando parcerias e desenvolvimento de projetos educacionais com empresas. O projeto FPTI é o primeiro projeto do GEAS que envolve o mundo corporativo”, explica José Marcos Alves, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, e coordenador do PAS, do GEAS e do Centro de Inclusão Social (CIS-USP SC) da USP campus São Carlos.
Alves diz que o projeto FPTI nasceu da interação do Conselho Deliberativo do PAS com Rodrigo Novaes, um dos diretores da Tapetes São Carlos: “Ao ter sido informado da existência do PAS, ele relatou que a empresa tem uma tradição em promover ações sociais e que decidiu estender essas ações para a área educacional”.
Alves aponta que uma demanda importante da Tapetes São Carlos, e de várias empresas de São Carlos, é a formação de profissionais em Tecnologia da Informação (TI). “A demanda por profissionais em TI é uma realidade mundial no mundo corporativo. Em função disso, participa do projeto a Etec Paulino Botelho, do Centro Paula Souza, que é uma escola profissionalizante, onde se ministram, entre outros, cursos nas áreas de informação e tecnologia, com alunos do ensino médio e dos cursos Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática para Internet, interessados neste mercado de trabalho. São também alunos do projeto FPTI funcionários da Tapetes São Carlos com interesse em aprimorar os seus conhecimentos na área de TI”, detalha Alves.
O conteúdo do curso ministrado no projeto está sob responsabilidade da professora Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC – USP) e dos professores Marilde Prado Santos e Rogério Sá Ramalho, ambos professores da UFSCar e do ITI UFSCar. As instrutoras do curso são MULHERES formadas e/ou alunas em formação na área de TI, pertencentes aos grupos Pyladies ou GRACE. “Os primeiros módulos do curso estão sendo ministrados em 2022 e os novos módulos em 2023. A direção da Tapetes São Carlos utilizará os resultados do curso para atrair mais empresas sediadas no município de São Carlos para serem parceiras do projeto FPTI”, complementa Alves.
O primeiro curso do projeto FPTI teve início em 4 de junho de 2022, com carga horário de 42 horas e 14 semanas de duração, com o objetivo de introduzir conceitos teóricos e práticos sobre “Programação em Python” e “Ciência de Dados” aos alunos e iniciar a preparação deles para o mercado de trabalho em TI.
Alves menciona a importância em “prover autoestima e ‘pré-profissionalização’ dos participantes, além de garantir que eles vivenciem outras realidades, como ambientes empresariais na Tapetes São Carlos e ambientes acadêmicos na USP e na UFSCar, e tenham mais oportunidades de aprendizagem e crescimento pessoal”.
Em relação à motivação do curso, Alves destaca o depoimento de Alfredo Colenci Neto, assessor de inovação do Centro Paula Souza, sobre um dos alunos selecionados: “O aluno trabalha atualmente na parte operacional de uma indústria da cidade e está migrando para a área de Tecnologia da Informação, sendo essa iniciativa primordial para que o mesmo atinja esse objetivo”.
Rogério Sá Ramalho e Marilde Prado Santos, coordenadores do Programa ITI, ressaltam que “desde a sua concepção, o ITI UFSCar tem a missão de tornar realidade uma educação inovadora e inclusiva, a partir de uma maior aproximação entre universidades e o mercado corporativo, por isso é uma grata satisfação poder colaborar em um projeto tão importante como o FPTI, que favorece a integração entre universidades e empresas com o objetivo comum de gerar impacto social positivo para a sociedade”.
Rodrigo Novaes, diretor da Tapetes São Carlos, menciona que segundo dados de 2019 da Universidade de Brasília (UnB), até 2026 mais de 50% dos empregos formais do país poderão ser ocupados por tecnologias existentes. Segundo o dirigente da empresa, ao mesmo tempo, as empresas não encontram profissionais qualificados para suas vagas nas áreas de tecnologia segundo a Brasscom – a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais. Essas vagas correspondiam a 160 mil posições não preenchidas em 2019 e serão 420 mil até 2024.
“Participar de um programa de promoção social auxiliando jovens que tiveram suas oportunidades limitadas por sua condição individual é de um imenso orgulho como empresa e como membros da comunidade são-carlense”, aponta Novaes.
Sandra Marial Leandro, professora e coordenadora de informática da ETEC Paulino Botelho, considera que a integração entre as instituições do projeto permite uma formação diferenciada e complementar aos alunos, além de aproximar os conhecimentos teóricos ao desenvolvimento de habilidades práticas. “As trocas de experiências contribuem para inovar as metodologias de ensino e aprendizagem da sua instituição, tornando os alunos mais motivados e preparados para atuarem no mercado de trabalho”, relata a professora.
Ana Dulce Padovan e Fabiana Toon de Araújo, representantes do grupo PyLadies São Carlos, indicam a importância que esse projeto tem para a democratização do acesso ao conhecimento, principalmente em áreas como tecnologia e inovação: “A participação do grupo PyLadies foi motivada pelo alinhamento entre a visão do grupo, de promover a participação e o interesse de pessoas na computação, bem como divulgar conhecimento da linguagem Python, e da missão de todos os envolvidos no projeto.

São Carlos recebe quase R$ 600 milhões de ICMS em 4 anos

 


O município de São Carlos, que tem como uma de suas marcas uma indústria metalmecânica moderna, além de ser um grande centro de produção de material escolar e produtos de alta tecnologia em geral, recebeu, entre os anos de 2018 e 2021 um total de aproximadamente R$ 600 milhões de repasses de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. No total foram exatamente R$ 593.278.630,57 à Capital da Tecnologia.

A receita é muito próxima do montante que foi repassado ao município de Araraquara, município movido principalmente pela indústria ligada ao agronegócio e grande polo têxtil e de produtos metalúrgicos.  Na “Morada do Sol”, o repasse chegou a R$ 589.767.632,76 no mesmo período.

Porém, o mais repasse de ICMS na região central entre os três maiores municípios da Região Central ficou com Rio Claro. Entre 2018 e 2022, o município, que concentra um setor fabril bastante diversificado, marcado pela presença de indústrias dos setores cerâmico, eletroeletrônico, metalmecânico e de produtos da cadeia automotiva, recebeu, da Fazenda Estadual, quase R$ 700 milhões, praticamente R$ 100 milhões a mais que Araraquara e São Carlos.

O ICMS é um imposto gerado toda vez que existe a circulação de mercadorias, incluindo as importadas. A incidência do ICMS ocorre durante todas as etapas de produção, podendo variar nos diferentes estados brasileiros. Toda vez que uma mercadoria é vendida, o fato gerador do ICMS é concretizado, gerando obrigação para quem vende e direito para quem compra, desde que seja outra empresa e não o consumidor final.

O cálculo do ICMS é bastante simples. Ele é feito multiplicando o valor da mercadoria pela alíquota vigente. Porém, é necessário observar que devido às diferentes alíquotas, o ICMS poderá variar da origem para o destinatário. Além disso, existe a questão da substituição tributária que deverá ser levada em conta na hora do cálculo do imposto devido.

SÃO CARLOS

O município de São Carlos tem 256 mil habitantes, PIB de R$ 10,4 bilhões (2017) e PIB per capita de R$ 46.832,89. Em 2018, a Fazenda Municipal recebeu, do Estado, um montante de R$ 129.955.538,20 de ICMS. No ano seguinte, este valor saltou para R$ 140.990.243,05. Em 2020, ano marcado pela Pandemia da Covid-19, o valor repassado foi de R$ 137.518.901,40. No ano seguinte, um total de R$ 185.146.948,96 foram repassados como ICMS a que o município tem direito.

ARARAQUARA

O município de Araraquara tem 240 mil habitantes, PIB de 9 bilhões e PIB per capita de R$ 42.474,25. Em 2018 a Fazenda Estadual depositou R$ 124.889.313,00 para Araraquara. Em 2019 este valor saltou para R$ 135.740.986,94. Em 2020, ano em que surgiu a Pandemia, chegou a R$ 146.634.380,10. Em 2021, este valor saltou para R$ 188.502.952,72.

RIO CLARO

O município de Rio Claro é o menor entre os três maiores da região, com população de 209 mil habitantes. O PIB é de R$ 9,4 milhões e o PIB per capita chega a R$ 50.923,39. Em 2018, o município recebeu R$ 151.263.148,53 de ICMS. Em 2019, o tributo rendeu R$ 166.840.184,93 ao município. Em 2020, ano em que surgiu a Pandemia de Covid-19, os repasses somaram R$ 166.637.657,03 e em 2021 saltaram para R$ 213.971.179,51.

2022

Até os repasses passados nas primeiras de julho, São Carlos recebeu R$ 114.074.813,05 de ICMS. Araraquara recebeu, no mesmo período, um total de R$ 115.582.775,41.  Em Rio Claro o repasse foi maior e chegou a R$ 130.457.141,88.

Em jogo apertado, Grêmio vence e garante vaga nas quartas

 


Uma vitória em Araras na manhã deste domingo (24) classificou o Grêmio São-Carlense para a próxima fase do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão. 

Em jogo disputado no Estádio "Dr. Hermínio Ometto", o time de São Carlos venceu o Paulista de Jundiaí por 1 a 0, com gol de Ryan. 

Com a vitória, o Grêmio São-Carlense garante vaga para as quartas-de-finais do campeonato, com 10 pontos. O time é líder do Grupo 7 e tem a terceira melhor campanha geral.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

PM aborda carro e apreende arma de fogo


 A Polícia Militar deteve 3 homens neste dia 21/07/2022,  Rua Lázaro Rivaldo Orlandi,  bairro  Eduardo Abdelnur,  São Carlos-SP e apreendeu um revólver calibre 22.

De acordo informações, policiais estavam em patrulhamento pelo local, quando se depararam  com um veículo Gol da cor prata, placas de São Carlos, ocupado por três indivíduos. Foi realizada a abordagem e dentro do carro foi encontrada a arma calibre 22. O condutor do carro de 50 anos assumiu que a arma seria dele e disse que na sua casa no mesmo bairro teria munições. A PM foi até a residência do sujeito e encontrou dois cartuchos de calibre 12 e um estojo de calibre 38 deflagrado. O trio foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária, onde está sendo apresentado neste momento.

Bandidos espancam mulher e roubam moto na porta de escola

 


Uma mulher de 30 anos foi  socorrida pelo SAMU no final da tarde deste dia 21-07-2022, após ter sido  violentamente espancada por dois bandidos em roubo de moto na porta da  escola   E.M.E.B. Angelina Dagnone De Melo, situada na Rua  João Ferreira, Parque Sisi,  São Carlos-SP.

Câmeras de segurança flagraram toda a ação dos violentos marginais. A mulher está sentada na moto, quando dois bandidos chegam e anunciam o roubo.  Um arranca a mulher de cima da Honda 150 da cor cinza, placa BYV-3096, joga no chão e desfere várias coronhadas na cabeça da vítima. O segundo bandido monta na moto e sai andando. Após agredir a vítima, o malaco monta na garupa da moto e  fogem. A mulher sai desorientada e pede ajuda na escola. Uma ambulância do SAMU é acionada e socorre a vítima. A Polícia Militar e Guarda Municipal são acionadas e diversas viaturas foram para o bairro. Até o fechamento desta matéria, os bandidos não haviam sido presos e  a moto não havia sido localizada. As imagens de câmeras de segurança já estão nas mãos dos policiais.

Pão de Açúcar inaugura sua primeira loja em São Carlos

 


O Pão de Açúcar, rede do GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar da América do Sul, inaugura nesta sexta-feira (22) sua primeira unidade em São Carlos, no interior de São Paulo, dentro do Shopping Iguatemi. A loja integra o plano de expansão da rede e passou por reformas após encerramento da operação de hipermercados pelo GPA, em 2021, para trazer o mais moderno modelo de operação da rede de supermercado (G7), que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo de clientes. Localizado na Rua Passeio Dos Flamboyants, nº 200, e com mais de 2.100 m² de área de vendas, o Pão de Açúcar de São Carlos conta com o setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados para melhor aproveitamento do espaço. A nova unidade conta com 125 colaboradores entre diretos e terceirizados, sendo que os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja.

O Pão de Açúcar é uma rede de supermercados brasileira focada no segmento premium de varejo alimentar, oferecendo uma experiência de compra mais prazerosa, fácil e prática para os clientes, além de contar com sortimento e atendimento diferenciados e exclusivos. No ano passado, o Pão de Açúcar e o Pão de Açúcar Mais venceram o Prêmio iBest 2021, que reconhece as melhores iniciativas do universo digital brasileiro, respectivamente nas categorias Supermercados, eleito pelo júri da academia, e Programas de fidelidade, pelo voto popular. A edição deste ano teve um recorde de 18 milhões de votos certificados.

Com quase 63 anos de história, o Pão de Açúcar é pioneiro em inciativas sustentáveis dentro do segmento supermercadista brasileiro e no lançamento de um programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, hoje com mais de 8 milhões de cadastrados. Ainda, foi pioneiro no Brasil na venda de orgânicos no grande varejo, trazendo os primeiros itens para as gôndolas há mais de 20 anos e sendo reconhecido até hoje pelos alimentos frescos e com foco nos itens naturais, orgânicos e saudáveis.

“A parceria com a cidade de São Carlos irá proporcionar ótimos frutos para todos os envolvidos e para os clientes. O interior de São Paulo tem grande importância para o Pão de Açúcar, e São Carlos, especialmente, é uma cidade bastante estratégica pela sua localidade e perfil de clientes, além de ser uma grande felicidade podermos fazer parte da história de um município tão importante para a sua região. Preparamos esta loja com muito carinho, trazendo o melhor que o Pão de Açúcar tem a oferecer e contando com espaços ampliados, sortimento diferenciado e atendimento especializado que nossos clientes já conhecem”, afirma João Simões, diretor de Expansão, Reforma e Conceito do Pão de Açúcar. Com mais de 180 lojas no Brasil, atualmente, a rede tem 28 unidades no interior de São Paulo.

Taciana Melo, gerente de marketing do Iguatemi São Carlos, comenta que a abertura do Pão de Açúcar vai ao encontro do propósito do shopping, que é proporcionar aos clientes um mix de possibilidades com qualidade. “A chegada do Pão de Açúcar reforça nossa missão em oferecer aos clientes operações diversas com segurança e conforto”, pontua.

Referência na categoria de bebidas alcoólicas, o Pão de Açúcar possui rótulos selecionados a partir da curadoria de especialistas, trazendo destilados, cervejas especiais e uma grande variedade de rótulos e marcas de vinhos do mundo inteiro, que conta com curadoria do sommelier e consultor de vinhos do Pão de Açúcar, Carlos Cabral. Outro ponto forte da nova loja são os espaços com produtos frescos e produzidos na hora, como o Espaço Café, que foi pensado para harmonizar com a experiência de compras do cliente, incorporando pratos rápidos, como tapioca, sopas e omeletes para consumir no próprio local, além dos salgados, doces e cafés do menu.

A rede tem o compromisso de ser cada vez mais multicanal, dando ao cliente a escolha de comprar onde e como preferir, seja nas lojas, no site (www.paodeacucar.com)  ou no aplicativo Pão de Açúcar Mais, que oferece descontos exclusivos e personalizados, que podem ser ativados no momento da compra. O aplicativo conta ainda com a plataforma de recompensas Meus Prêmios, com a coalização Stix, que permite trocas dos pontos stix por produtos exclusivos por meio da funcionalidade do aplicativo. Para se cadastrar no Pão de Açúcar Mais, basta realizar o download do app nas lojas Google Play ou Apple Store de maneira prática e rápida. Depois de logar no aplicativo, o cliente pode ativar as ofertas que tiver interesse e os descontos são aplicados automaticamente após a identificação pelo CPF nos caixas de atendimento em lojas físicas e também no e-commerce.

“Queremos atender os nossos clientes como, quando e onde eles quiserem. Por isso, a loja também estará integrada ao nosso e-commerce, pelo qual os consumidores podem fazer a compra e ter a comodidade de receber em casa com a mesma qualidade da loja ou retirar na unidade. E, no atendimento físico, queremos receber os clientes como quem é de casa, por isso focamos na oferta de serviços de qualidade e ambiente aconchegante”, complementa Simões.

O Pão de Açúcar ainda tem um cartão de crédito próprio, o Pão de Açúcar Mais Itaucard, que oferece opções diferenciadas de pagamento e parcelamento, descontos exclusivos e permite ao cliente acumular pontos no programa de incentivo e trocar por milhas das principais companhias aéreas. Na loja, ainda serão aceitos pagamentos via Pix, cartões de crédito e débito das principais bandeiras, dinheiro e vale-alimentação.

CONCEITO G7

A primeira loja do Pão de Açúcar em São Carlos contempla o conceito G7 (Geração 7), que é baseado em quatro pilares que redesenham completamente a experiência de consumo: Experimental, Exclusivo, Social e Fluído. A aplicação do novo conceito traz um layout que revitaliza o fluxo, reforça a integração de transformação digital ao processo de compra, valoriza espaços verdes e as seções de produtos sustentáveis, além de ampliar o sortimento de produtos premium e trazer a criação de espaços de convivência com produtos prontos para o consumo.

Dentro do pilar Experimental, estarão abarcadas todas as iniciativas executadas sob o conceito “Test and Learn”, dando continuidade aos lançamentos de novos produtos, serviços e conceitos inovadores para avaliação de viabilidade comercial e operacional. Com o vértice Exclusivo, o Pão de Açúcar reforça o seu pioneirismo no app e programa de fidelidade da rede, e em produtos que são vendidos somente nas lojas da rede e continua trazendo tendências mundiais de consumo, seja por meio de grandes marcas nacionais e internacionais, ou foodtechs que desenvolvam produtos diferenciados e inovadores. O pilar também reforça os produtos de Marcas Exclusivas, como Taeq, Qualitá, Casino e Club des Sommeliers, trazendo cada vez mais novidades e agregando qualidade a preço compet0itivo.

Já o conceito Social está diretamente ligado a novas experiências de convivência para o momento de compras, como o Espaço Café, que conta com um cardápio repleto de soluções prontas para o consumo imediato ou para viagem, espaço disponível para consumo no local e muito mais. Por fim, o pilar Fluído agrupa todas as tecnologias que permitem otimizar a experiência de compras, a exemplo do modelo de Self Checkout (ou “autoatendimento”), em que o próprio cliente pode realizar a finalização de suas compras de maneira rápida e prática e a multicanalidade protagonista na rede, oferecendo as melhores soluções de compra e entrega, onde o cliente preferir: na loja, no site, no app e até via whatsapp da rede.

PÃO DE AÇÚCAR

Com lojas distribuídas em 13 estados do Brasil, o Pão de Açúcar oferece soluções eficientes e inovadoras para deixar a compra de seus consumidores mais fácil, prática e gostosa. Focada no segmento premium de varejo alimentar, a marca é parte do GPA, uma das maiores companhias do varejo nacional. O Pão de Açúcar é pioneiro em inciativas sustentáveis dentro do segmento supermercadista brasileiro e no lançamento de um programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, hoje com mais de 8 milhões de cadastrados. A marca está presente em supermercados (180 lojas), lojas de bairro (Minuto Pão de Açúcar, com 100 unidades), e-commerce (www.paodeacucar.com) e por meio de seu aplicativo – gratuito e disponível nas lojas App Store e Google Play.

CONFIRA AS PRINCIPAIS NOVIDADES DA NOVA LOJA PÃO DE AÇÚCAR MARACAJU:

– Espaço Café: Um espaço pensado para harmonizar com a experiência de compras do cliente, incorporando pratos rápidos, como tapioca sopas e omeletes para comer no próprio local, além dos salgados, doces e cafés do menu.

– Omnicanalidade e Multisserviços: As novidades estão todas integradas com a proposta de omnicanalidade de multisserviços do Pão de Açúcar, como os serviços de e-commerce da bandeira, com as opções Clique & Retire, em que o cliente compra pela internet e retira suas compras diretamente na loja; e Express, com entregas das compras online feitas em até quatro horas.

– Aplicativo Pão de Açúcar Mais: O aplicativo da rede, Pão de Açúcar Mais, é gratuito e fácil de baixar também tem a sua utilização reforçada como um hub de serviços, com atalhos para as compras no e-commerce, funcionalidades exclusivas, além de contemplar todas as ativações e ofertas exclusivas para os clientes.

– Adega ampliada: O espaço de adega tem uma grande variedade de rótulos e marcas do mundo inteiro e conta com curadoria do sommelier e consultor de vinhos do Pão de Açúcar, Carlos Cabral e a nova unidade terá esse espaço ampliado para melhor aproveitamento do espaço.

– Padaria Rústica: A padaria terá produtos exclusivos, como os pães rústicos, opções produzidas sob o processo de fermentação natural diretamente pelas lojas, além das demais opções fresquinhas e saborosas de pães, salgados e doces.

– Espaço pet e utensílios ampliados: Também para aproveitar melhor o novo espaço, a loja terá mais opções de produtos para pet e utensílios, como panelas e itens de bazar.

– FLV e Produtos Sustentáveis: O novo layout agrupa os produtos da seção de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) em gôndolas mais baixas para ampliar o campo de visão do cliente.

– Self-checkout: Os clientes terão a opção de pagar suas compras nos terminais de autoatendimento, de forma fácil e rápida.

– “Pra Já” ou “Pra Levar”: frutas cortadas, sucos naturais e lanches feitos na própria loja para uma refeição rápida e pronta para consumir, tanto na loja quanto em casa.

– Espaço Sushi: oferece opções feitas na própria unidade, além de descontos de 20% de sexta a domingo.

Serviço:

Inauguração Pão de Açúcar São Carlos

Data: 22 de julho de 2022

Horário: a partir das 8 horas

Endereço: Rua Passeio Dos Flamboyants, nº 200, dentro do Shopping Iguatemi

Horário de funcionamento da unidade a partir de 23/7: das 8 às 22h, incluindo domingos e feriados.

Elton Carvalho está confiante que São Carlos terá um deputado estadual eleito após 20 anos

  O vereador Elton Carvalho (Republicanos) que é presidente municipal do partido Republicanos e candidato a deputado estadual por São Carlos...